Próximos Workshops
Lisboa 8 de Dezembro de 2016
5a-feira:
17h00 - 18h00      Entradas e Petiscos para a Ceia de Natal na loja Maria Granel
Lisboa 10 de Dezembro de 2016
Sábado:
10h30 - 13h30      Receitas para a Mesa de Natal
 
 
14h30 - 17h30      Presentes de Natal
Inscrições: formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP
Lisboa 11 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h30 - 11h30      Pequeno-almoço no dia de Natal na loja Maria Granel

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Doce de abóbora

Ingredientes:

1 abóbora porqueira
Metade do peso da abóbora descascada de açúcar amarelo
2 paus de canela
Casca de 2 limões médios
Azeite
Sal

Descasca-se e corta-se a abóbora em pedaços pequenos e finos, com algum cuidado porque a casca deste tipo de abóbora é muito rija.

Coloca-se numa panela a abóbora e o açúcar. Costumo colocar estes dois ingredientes por camadas, primeiro uma de abóbora e depois de açúcar, até terminar os ingredientes. Junta-se os dois paus de canela, a casca de limão, uma pitada de sal e um fio de azeite. Não é preciso juntar água. Leva-se ao lume e deixa-se ferver.

Quando a abóbora estiver bem cozida, tiro os paus de canela e a casca de limão e trituro a abóbora. Tritura-se muito ou pouco, consoante se gosta de encontrar ou não pequenos pedaçinhos de abóbora. Esta operação é feita sempre com a panela ao lume. Depois de triturado deixa-se o doce apurar bem. Convém ir mexendo para que o doce não pegue à panela.

Lembro-me que quando era miúda e se fazia doce lá em casa, primeiro deixava-se arrefecer o doce e só depois se colocava em frascos, antes de os fechar, colocava-se um círculo de papel vegetal embebido em aguardente a separar o doce da tampa. Hoje em dia, coloco quente o doce dentros dos frascos. Encho o frasco muito bem e tapo.

3 comentários :

  1. Este doce de abóbora (e regra geral todos que levem abobora...) é delicioso, faço da mesma forma mas acrescento um pouco de gengibre que dá um sabor óptimo. No final coloco o doce quente em frascos fervidos e ainda bem quentes e também coloco o papel vegetal embebido em aguardente.
    Parabém pelo blog, em que os olhos despertam o apetite.

    ResponderEliminar
  2. boa tarde, acabo de meter a abobora agora a cozer, podia-me dizer quanto tempo leva depois o doce a apurar depois de triturado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      assim que abóbora estiver cozida pode triturar e deixar apurar até obter ponto estrada. O ponto estrada é colocar um pouco de doce num prato e com uma colher separar o doce. Se ele não se juntar, significa que está no ponto.

      Um beijinho.

      Eliminar