domingo, 5 de março de 2006

Cabrito assado no forno com grelos a murro


Ontem, apesar do dia estar pouco convidativo a saídas, fui almoçar a uma pequena aldeia nos arredores de Santarém. E digo-vos, valeu a pena!

Ingredientes:
1,5 kg de cabrito
1 pimento
3 a 4 tomates
4 a 5 dentes de alho
3 folhas de louro
1 piripiri
azeite
colorau
pimenta
sal
vinho branco
um ramo de coentros picados

Num tabuleiro coloca-se o cabrito, o pimento cortado, os tomates inteiros, os alhos cortados, as folhas de louro, o piripiri, pimenta, colorau, sal e azeite. De seguida, rega-se com vinho branco. A quantidade de vinho tem que ser suficiente para assar o cabrito e deixar um pouco de molho para servir. De seguida, vai ao forno até a carne estar cozida. Antes de servir colocam-se os coentros picados.

Este cabrito é acompanhado com grelos a murro, nabos cozidos, batatas fritas ou arroz. Para confeccionar os grelos, coloca-se uma panela com água ao lume e um pouco de sal. Quando a água estiver a ferver e só aí, colocam-se os grelos. Segura-se um molhido de grelos com a mão esquerda e bate-se com a mão direita aberta nos grelhos, depois cortam-se com a mão e colocam-se na panela com a água a ferver. Repete-se a operação até terminarem os grelos. Tapa-se a panela e deixa-se cozer os grelos.

Estes grelos são uma delícia, ficam muito verdes e suculentos.

3 comentários :

  1. Ó Valentina!Sinceramente!Que cena tão violenta!!E se é batido com a mão aberta,não se deveriam chamar:Grelos à palmada?Ou á chapada.LOL!

    ResponderEliminar
  2. Engraçado... Ontém, estive a almoçar em Almeirim.

    Este borrego parece divinal!

    ResponderEliminar
  3. Kuka tens toda a razão! Tenho que melhorar a descrição ;)

    ResponderEliminar