quinta-feira, 2 de março de 2006

Xacuti de Galinha


O carnaval é sinónimo de alegria e festa. É também uma excelente oportunidade para reunir os amigos à volta da mesa. Na passada terça-feira o meu amigo Nuno Vaz veio cá a casa preparar um almoço tipicamente goês e foi uma agradável surpresa. Ficámos todos rendidos.

Goa na sua cozinha tem a particularidade de assimilar a cultura portuguesa e a indiana resultando numa saborosa simbiose entre o oriente e o ocidente. O Xacuti é um dos pratos mais representativos da cozinha indo-portuguesa.

Ingredientes:
1 galinha sem pele e cortada em pedaços pequenos
1 cebola
1 tomate
3 ou 4 dentes de alho
125 gr de coco ralado
1 pedaço de gengibre (tirar a pele)
5 a 6 colheres de sopa de azeite
4 colheres de pó de xacuti
água de tamarindo
2 pimentas verdes
sal


De véspera, deixa-se a galinha temperada com sal, 2 colheres de xacuti e sumo de limão.

Pica-se a cebola, os dentes de alho e o pedaço de gengibre (sem a pele). Depois de picado, coloca-se num tacho médio com 5 a 6 colheres de azeite. Leva-se ao lume e deixa-se alourar. Junta-se 2 colheres de sopa de xacuti e um tomate cortado aos pedaços e sem pele. Mexe-se tudo muito bem.

De seguida, junta-se os pedaços da galinha, água q.b (que tape a carne da galinha) e alguns pingos de sumo de limão. Deixa-se cozinhar até apurar um pouco.

Em seguida, inclui-se a água de tamarindo, 2 pimentas verdes com um corte longitudinal e sal a gosto.

Acrescenta-se ainda o côco assado na frigideira (leva-se ao lume o coco numa frigideira anti-aderente e mexe-se até ficar castanho, mas atenção para não deixar queimar), posteriormente é novamente ralado na trituradora. Deixa-se cozinhar mais um pouco para acabar de cozer a carne. É importante que a galinha fique com molho.

O xacuti de galinha é servido com arroz basmati. O arroz deve ser lavado até tirar a goma e deixa-se a repousar em água durante um pouco (mais ou menos 8 minutos) antes de se colocar a cozer. O arroz só é colocado a cozer, quando a água estiver a ferver. Depois de colocar o arroz deixa-se levantar fervura e retira-se. Está pronto a servir.

Deverá ser servido colocando o arroz no prato em forma de muralha circular, deixando o centro livre para o Xacuti de Galinha.

2 comentários :

  1. Sou uma fã de culinária goesa! Que boa receita!

    ResponderEliminar
  2. ola elvira, gostei muito do teu blog... diz-me so uma coisa o que po de xacuti? e agua de tamarindo??

    ResponderEliminar