segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Costeletas de cebolada

Descascar e cortar às rodelas, para um tacho, 2 cebolas. Juntar 3 alhos esmagados. Regar com azeite e levar ao lume até a cebola "quebrar". Adicionar 1 lata (400g) de tomate em pedaços e deixar cozinhar um pouco.

Juntar as costeletas de porco (eu fiz com 6 costeletas do lombo), temperar com sal, pimenta, 1 piripiri, uma folha de louro e um pouco de vinho branco a gosto. Tampar e deixar cozinhar. É conveniente ir vigiando a cozedura.

Eu como gosto do sabor do pimento na comida, juntei, quando coloquei o tomate, 1/2 pimento cortado às tirinhas.

Acompanhar com batata cozida e outros vegetais a gosto.

Já há muito que não fazia as costeletas assim. É um prato de confecção rápida e torna-se muito agradável comer os vegetais com o molho da carne.

Este prato faz-me lembrar os cozinhados que a minha mãe fazia quando eu era miúda. As costeletas de cebolada, o arroz de coelho, as sopas de carne, eram alguns dos seus pratos do dia-a-dia, que recordo de modo bastante agradável.

6 comentários :

Paula disse...

Gosto muito de ceboladas e costumo fazê-las com frequência. Vou comparar as nossas receitas respectivas, aprende-se sempre mais qualquer coisa!

kuka disse...

É um excelente modo de cozinhar costeletas. Despertaste-me o apetite, porque também tenho essas recordações.

avental disse...

Come-se cada vez mais exclusivamente costeletas só fritas ou grelhadas. Cada vez menos se resiste a uma cozinha monótona. A tradição familiar é, seguramente, um dos modos mais gratos de fugir à rasoira da alegria, que é o quotidiano repetido sem mais imaginação ou lembrança que repeti-lo.

Elvira disse...

Gosto imenso das costeletas preparadas assim! :-)

Anónimo disse...

"Costeletas de Cebolada" - Se for tão bom como as iscas, isto promete!

Anónimo disse...

E realmente é verdade (já comprovei), tal como as iscas de cebolada é um excelente prato!