quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2006

Laranja com canela ... a sobremesa

Laranja com canela é uma sobremesa marroquina e uma forma diferente de apresentar uma laranja. Esta receita chegou-me através de uma amiga que passou férias em Marrocos.

Corta-se em rodelas uma laranja, de preferência da Baia. Coloca-se a laranja num prato e polvilha-se com canela a gosto. Esta mistura de sabores é uma delícia.

quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2006

Sopa de abóbora com coentros

Ingredientes:
700 g de cenoura (5 cenouras grandes)
500 g de cebola (3 cebolas)
200g de batata (2 batatas)
200g de cabeça de nabo (2 nabos)
1,100 Kg de abóbora
2,5 L de água
um ramo de coentros
sal
azeite

Coloca-se uma panela com a água e sal ao lume. Cortam-se em pedaços os vegetais, com excepção de uma cenoura grande (o equivalente a 100 g). Quando a água levantar fervura, juntam-se os vegetais.

Quando os vegetais estiverem cozidos, trituram-se. Eu costumo, assim que verifico que os vegetais já estão cozidos, desligar o fogão. Levo novamente ao lume, quando já tenho a sopa triturada.

Quando levantar fervura, tempero com azeite e junto a cenoura, que tinha anteriormente reservado, ralada.

Deixo ferver até a cenoura cozer. Por fim, adiciono um ramo de coentros picados.

terça-feira, 21 de Fevereiro de 2006

A cozinha e a arte

"Cristo em casa de Marta e Maria", 1618
Diego Velasquez
National Gallery, Londres

segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2006

Sobremesas rápidas I

Corte duas a três fatias de requeijão e coloque num prato de sobremesa. Junte doce de abóbora e decore a gosto. É uma sobremesa que se confecciona rapidamente, mas uma verdadeira delícia.
Descobri esta combinação de sabores há já uns anos, quando passei uns dias na Serra da Estrela.

domingo, 19 de Fevereiro de 2006

Bolo de Laranja


Ingredientes:
500g de farinha
500g de açúcar
200g de margarina
2 ovos
1 chávena de leite
1 colher de chá de fermento em pó
raspa e sumo de 2 laranjas


Junta-se o açúcar e a margarina, e mexe-se muito bem até obter um creme. Adiciona-se os ovos um a um. De seguida, junta-se a farinha com o fermento em pó e o leite alternadamente, e continua-se a mexer o preparado. Por fim, adiciona-se a raspa e o sumo das laranjas, e mexe-se tudo muito bem.
Leva-se o preparado a cozer em forno quente, numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha.

sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006

Doce de abóbora

Ingredientes:

1 abóbora porqueira
Metade do peso da abóbora descascada de açúcar amarelo
2 paus de canela
Casca de 2 limões médios
Azeite
Sal

Descasca-se e corta-se a abóbora em pedaços pequenos e finos, com algum cuidado porque a casca deste tipo de abóbora é muito rija.

Coloca-se numa panela a abóbora e o açúcar. Costumo colocar estes dois ingredientes por camadas, primeiro uma de abóbora e depois de açúcar, até terminar os ingredientes. Junta-se os dois paus de canela, a casca de limão, uma pitada de sal e um fio de azeite. Não é preciso juntar água. Leva-se ao lume e deixa-se ferver.

Quando a abóbora estiver bem cozida, tiro os paus de canela e a casca de limão e trituro a abóbora. Tritura-se muito ou pouco, consoante se gosta de encontrar ou não pequenos pedaçinhos de abóbora. Esta operação é feita sempre com a panela ao lume. Depois de triturado deixa-se o doce apurar bem. Convém ir mexendo para que o doce não pegue à panela.

Lembro-me que quando era miúda e se fazia doce lá em casa, primeiro deixava-se arrefecer o doce e só depois se colocava em frascos, antes de os fechar, colocava-se um círculo de papel vegetal embebido em aguardente a separar o doce da tampa. Hoje em dia, coloco quente o doce dentros dos frascos. Encho o frasco muito bem e tapo.

quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2006

A cozinha e a arte

Old Woman Poaching Eggs (1618)
Diego Velazquez
National Gallery of Scotland, Edinburgh

quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2006

Maçãs com queijo Chévre

Ontem, para comemorar o dia dos namorados, fiz maçãs com queijo Chévre.

Ingredientes: 4 maçãs grandes vermelhas; 100 g de Queijo Chévre, 2 nozes inteiras e mel.

Cortam-se as maçãs de modo a que se assemelhem a um copo com tampa: corta-se a parte superior e depois retira-se parte do interior, com algum cuidado para não partir a maçã.

As maçãs são recheadas com queijo chévre (mais ou menos 25g por maçã), nozes picadas (meia noz por maçã) e uma colher de sobremesa de mel. Depois de recheadas, tapam-se, ou seja, coloca-se a parte superior, que tinha sido cortada em jeito de tampa, de modo a formar as maçãs novamente.

Forra-se a base de um recipiente, que possa ir ao forno, com alumínio em folha. Leva-se ao forno, previamente aquecido, até as maçãs estarem assadas.

Depois é uma delícia!

terça-feira, 14 de Fevereiro de 2006

A cozinha e a arte

"Cozinha da Casa de Manhufe" (1913)
Amadeo de Souza-Cardoso
CAM - Fundação Calouste Gulbenkian

segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2006

Uma saída para a criatividade

«(...) A minha mãe marcava os acontecimentos da vida dela com receitas, pratos da sua invenção ou interpretações de velhos pratos preferidos. A comida era a sua nostalgia, a sua celebração, sendo a sua preparação a única saída para a sua criatividade»

Joanne Harris, Cinco Quartos de Laranja, Edições Asa, 2001, p. 10

Arroz integral com coentros

Gosto de cozinhar arroz, especialmente como acompanhamento. Hoje fiz arroz integral com coentros.
É muito simples: pica-se uma cebola e 2 ou 3 dentes de alhos. Leva-se ao lume, num tacho com azeite, até a cebola ficar macia. De seguida adiciona-se o arroz e mexe-se bem de modo a que envolva o azeite. Junta-se para duas chávenas de arroz quatro de água . Por fim, colocam-se os coentros cortados e um pouco de sal (a gosto).

Cinco Quartos de Laranja

Cinco Quartos de Laranja é um novo projecto que nasce do meu interesse pelo mundo dos sabores. Todos nós temos vidas atarefadas e, no tempo que sobra, cozinhar não surge como uma prioridade. Para mim também não. Cozinhar, para mim, é uma forma de experimentar novos sabores e novas combinações. Gosto de saber como se faz, os pequenos truques, partilhar os segredos de uma receita, etc. ...