sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Caril de frango e frutas

Para fazer este caril, cozi um frango em água e sal. Desfiei o frango e reservei a água da cozedura.

Coloquei uma cebola picada numa panela e 7 colheres de sopa cheias de azeite. Levei ao lume e deixei amaciar um pouco a cebola. De seguida juntei 1 pimento vermelho cortado em pedaços pequenos, (aprox. 300g) alho francês às rodelas, 3 cenouras cortadas em pedaços pequenos, 3 maçãs e 4 bananas cortadas aos pedaços. De seguida, juntei uma lata de leite de coco. Mexi e deixar cozinhar um pouco, mas sempre a vigiar a cozedura, para que não pegue ao fundo.

Juntei 1 lata de tomate aos pedaços (P.L 400 g) e deixei cozinhar mais um pouco (quem preferir pode, com a ajuda da varinha mágica triturar este preparado de modo a que o molho fique com uma consistência única). De seguida, juntei as especiarias, 2 a 3 cravinhos, canela, 2 piripiris, 3 colheres de sopa cheias de caril, 1 colher de sopa de açafrão das índias e um pouco de gengibre ralado. Deixei cozinhar mais um pouco. De seguida, juntei 2 colheres de sopa de farinha de trigo e mexi.

Juntei caldo da cozedura do frango e o frango desfiado. Mexi bem. Uns minutinhos antes de retirar do lume adicionei sumo de 1 limão.

Convém adicionar uma boa quantidade de caldo para que o caril não fique seco. As frutas fazem a diferença neste prato.

Acompanhar com arroz Basmati cozido.

P.S. Agradeço à minha amiga e colega Rosário Cruz esta maravilhosa receita.

4 comentários :

Unknown disse...

Está muito bonito o prato... Só posso mesmo dizer isso, porque não gosto de caril, nem de nada que leve coco. Mas já exprimentei os seus medalhões de pescada em papelote e gostei muito. Parabéns pelo blog

Claudiacva disse...

Esse prato não é muito picante? Eu gosto muito de caril, mas com malagueta e gengibre, já sinto a boca a arder, mesmo assim acho que é uma receita para fazer.

Anónimo disse...

Carne e frutas! Fica sempre bem!

Elvira disse...

Deve ter um sabor divinal! :-)