sábado, 1 de março de 2008

Tomate com mozzarella

Hoje para o jantar fiz esta entrada de tomate com mozzarella. Gosto de tomate em saladas e outros pratos. O tomate é daqueles ingredientes que gosto de ter sempre em casa. No entanto, tenho uma certa aversão a comer o tomate quando está cozido ou assado. O mesmo acontece com a cebola. Sou fã da cebola, mas sou incapaz de comer cebola inteira ou em grandes pedaços num arroz, por exemplo. Isto é mania de certeza!


Para esta entrada esmaguei um dente de alho com uma pitada de sal grosso, 4 colheres de sopa de azeite, manjericão seco e cebolinho picado. A receita original solicitava, em vez do manjericão seco e cebolinho, folhas de manjericão picadas. Temperei com pimenta e, tal como indicado na receita em que me baseei, deixei repousar 10 minutos.

Cortei 4 tomates RAF ao meio. Temperei-os com sal e pimenta. De seguida, pincelei-os com o molho de alho. Levei-os ao microondas na opção grill durante 13 minutos.

Cortei dois queijos frescos mozzarella e recheei os tomates. Levei novamente ao microondas na opção grill mais 8 minutos.

Servir os tomates quentes e regados com o resto do molho de alho.

Apesar dos meus preconceitos em relação ao tomate assado, gostei muito desta entrada. O tomate assado misturado com o queijo e o molho de alho combinam muito bem.

P.S. Receita da revista Sal & Pimenta de Julho/Agosto de 2007.

7 comentários :

Anónimo disse...

Eu adoro tomate assado!!!.... costumo assar e até o como sem tempero nenhum... é uma maravilha... com queijo então deve estar uma coisa deliciosa!!!!

bjcas

Isabel (pipoka) disse...

Eu acho que não é mania, pois também não sou fã de tomate cozido e assado. Mas se esta receita te convenceu, certamente também gostarei.

bjs

PS - foi uma pena terem acabado com a revista Sal & pimenta, tinha excelentes (e inovadoras) receitas.

Leila disse...

que foto linda!!!

eu tambem nao sou fa de tomate assado mas experimentaria o seu com certeza.

beijinhos

Anónimo disse...

Também nunca consegui comer tomates assados e não sei porquê, porque gosto e como de tudo!
Mas esta receita está mesmo a pedir para ser provada...Vou experimentar, porque cá em casa há alguém a quem iria fazer muito bem.
Sabe que o tomate cozinhado aumenta o potencial curativo do tomate nas doenças da Próstata?
Bjs Bombom

anna disse...

Estão lindissimos estes tomates recheados... as fotos espectaculares!
Beijo.

Anónimo disse...

Também não sou fã de tomate assado, mas esta receita parece-me muito boa!

Acho que vou experimentar!

Sandra B.

Anónimo disse...

Humm, esta tenho que experimentar! Eu sim nao passo sem sopa de tomate no inverno e gazpacho no verao :-)