terça-feira, 29 de julho de 2008

Almoço em casa de amigos ...

De que são feitas as amizades? De convívio? De proximidade? De contacto? De partilha? Há pessoas que consideramos amigas, mas que por algum motivo deixamos de conviver de forma mais próxima e naturalmente a amizade muda. Não quer dizer que se deixe de gostar da pessoa, mas há coisas que o estar longe condiciona. Já não se vai tomar café com tanta frequência, já não se telefona para ir ao cinema, depois de uma ou outra recusa para jantar ou ir conhecer a nova casa, porque na altura não dá jeito ou estamos cheios de trabalho entre muitas outras razões que não vale a pena enumerar, já não se volta a convidar. A rotina do dia-a-dia começa a ditar a frequência dos contactos. As amizades deixam de ser alimentadas e começam a perder a chama que lhes dá força.

Este ano, na minha de lista de coisas que gostaria de fazer em 2008, coloquei como algo a realizar encontrar-me com amigos que já não vejo há imenso tempo e de quem só tenho boas recordações.

Na sexta-feira o telefone tocou. Atendi e do outro lado a minha amiga Gilda voltou a lembrar que nos vemos muito pouco. Que mais uma vez iriamos deixar que as férias chegassem, que cada um ia para seu sítio sem nos encontrarmos entretanto. Ficou combinado um almoço na sua casa para domingo. Iam os amigos de sempre, à excepção da Sandra que partia nesse dia de férias para fora do país.

Quando chegámos a mesa já estava pronta. E começámos logo a petiscar.


Tostas e pão com bruschetta.

Requeijão.

Azeitonas.

Melão com presunto.

Frango com banana e caju.

Refogar caju cortado em pedaços com azeite, pó de caril e um pouco de açafrão. Depois de refogado, retirar o preparado para um outro recipiente e reservar.

No recipiente usado para alourar o caju e que ainda deverá ter um pouco de azeite, alourar um frango desossado, sem pele e cortado aos quadrados com 3 dentes de alho. De seguida juntar duas cenouras cortadas em cubos, um alho francês (apenas a parte branca) às rodelas, uma embalagem de rebentos de soja frescos , pimentos verdes e vermelhos assados (1/2 embalagem de cada). Tapar o recipiente e deixar cozinhar. Por fim, adicionar o caju , duas bananas às rodelas e 1 pacote de natas. Deixar cozinhar mais um pouco. Servir com arroz branco e salada mista.

Este prato fica com um sabor muito exótico.

Brownie, ou melhor uma tentativa pois ficou tempo demais no forno, de dois chocolates e nozes.

Gelados. Que nestes almoços são sempre uma desgraça para qualquer controlo de calorias!

As amizades são feitas de laços. Da partilha de sentimentos. De momentos de alegria, de convívio, de apoio ... Mesmo que se esteja longe, os laços podem voltar a ser feitos e refeitos.

10 comentários :

O blog... disse...

Que belo almoço, com todas essas delicias para estar e volta da mesa e tornar esses encontros ainda mais agradaveis. Fantástico.
Docestemperos.

Anónimo disse...

é por este motivo que adoro visitar o seu bolg, você escreve muito bem!

Além disso tem receitas optimas!

Identifiquei-me muito com este texto, vou tratar de colocar as minhas amizades em dia!

Não a conheço, mas não consigo passar um dia sem clicar o seu blog, você tem a capacidade de tornar coisas simples em algo maravilhoso (até as idas à praça- ADORO)

Beijinhos

Élia

Laranjinha disse...

Obrigada, Élia.

um beijinho,

Laranjinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ameixa seca disse...

O melhor das amizades longínquas são os encontros após tanto desencontro :)
Um encontro de amigos aliado a uma mesa de refeição é perfeito ;)

Anónimo disse...

Pois como dizem, os amigos são a família que escolhemos...
E um almoço é sempre um bom pretexto para nos encontrarmos e matarmos saudades dos nosso amigos.
As suas receitas são sempre irresistíveis...
Patrícia

PS - O Bolo de Courgettes é uma delícia, faz imenso sucesso.

claudia disse...

Bela almoçarada! É tão agradável petiscar com os amigos...

Valeria disse...

Gostaria muito de saber quais são sua 10 receitas preferidas??
Se puder participar desta brincadeira.....passe no meu blog .
Percebe-se que esse cantinho é feito com muito carinho e deve existir até mais de 10 preferidas.
Beijos

Isabel (pipoka) disse...

Laranjinha,

Como eu me revejo nestas tuas (sábias) palavras sobre a amizade.

bjs

Jema disse...

De onde você tirou a ideia de misturar tanta coisa com frutas? Eu acho que deve ter ficado maravilhoso. Mas eu fico meio receosa de experimentar... E é verdade... isso deve engordar mesmo! Sabe o que é uma boa? Chamar os amigos e pedir um almoço delivery, ou comida delivery no almoço rs. É mais fácil...de vez em quando rola né? Eu peço de um site no meu trabalho www.just-delivery.com.br muito bom! valeuuu