quinta-feira, 31 de julho de 2008

Pá de porco no forno

As férias estão a chegar e ando a procurar cozinhar o que tenho cá em casa. Não faz sentido deixar durante quase um mês o congelador e o frigorífico cheios de comida. Quando regresso de férias gosto de ir às compras, trazer produtos frescos, renovar stocks.

As minhas férias são principalmente no mês de Agosto. Encaro-as como um momento de passagem, de um ciclo que termina e um outro que vai começar quando voltar ao trabalho. Conhecem-se novas pessoas, iniciam-se e/ou renovam-se projectos. Entra-se novamente no ritmo.

Esta receita foi a eleita para cozinhar um pedaços de pá de porco que tinha no congelador. Ficou muito agradável. O molho e os acompanhamentos são indispensáveis.


Ingredientes:
1, 2 kg de pá de porco sem osso
2 a 3 cebolas picadas
5 dentes de alho laminado
2 dl de vinho branco
azeite
sal
salsa picada

1. Fazer num tabuleiro de forno uma cama de cebola e alho. Colocar a carne em cima. Temperar com sal. Regar com o vinho branco e azeite. Levar ao forno a assar.

2. Quando a carne estiver assada, cortar em fatias. Triturar o molho do assado.


Esta pá de porco foi acompanhada com batata assada no forno com pimenta vermelha e molho de banana. Ao servir salpicar o prato com um pouco de salsa picada.

As batatas foram cozinhadas de uma forma muito simples. O que lhe acabou por dar graça foi a pimenta vermelha. Colocar num tabuleiro batatas descascadas. Temperar com sal e pimenta vermelha desfeita . Levar ao forno a assar.

Embora não apareça na fotografia, esta carne foi acompanhada por um molho de banana agri-doce. Num tacho fundir 4 bananas descascadas e cortadas em pedaços com 4 colheres de sopa de açúcar mascavado. Deixar caramelizar um pouco. De seguida, adicionar sumo de um limão e um pouco de água. Quando a banana estiver desfeita adicionar malaguetas, pimenta da Jamaica, cravinho e temperar com uma pitadinha de sal.

P.S. Receita do folheto de promoção do Pingo Doce de 14 a 20 de Março de 2001.

9 comentários :

Vina disse...

Que bom aspecto tem esse prato! O molho deve dar-lhe, realmente, um toque diferente e especial!Deve fazer toda a diferença!
Beijinhos.

Isabel (pipoka) disse...

Estou a adorar esta tua onda mais picante, vou-te "roubar" a receita da banana agridoce, que, a meu ver, merecia um post exclusivo.

bjs

Isabel (pipoka) disse...

Fiquei tão fixada no "chutney" de banana que me esqueci de dizer que também gostei bastante da receita da carne... Vai-me servir, pois também ando numa de "limpeza" do congelador, precisamente pelas mesmas razões que tu.

bjs

anna disse...

Estou a ver que tenho de mudar de ideias sobre a pá de porco... mas como é que a desossaste? Foi no talho? É que é mesmo por causa do osso e da dificuldade em cortá-la depois de pronta que normalmente não a trago comigo para casa...
Beijinhos.

Laranjinha disse...

Anna,
eu costumo pedir para desossar no talho. Normalmente, trago uma pá de porco dividida em dois pedaços.

Luciana Macêdo disse...

São combinações que acho perfeitas - carne de porco/frutas/agri doce.
O molho com bananas é tudo de bom, já anotei.
Bjs!

edinha disse...

Que prato delicioso.
Muito original o molho de banana
Beijinho

ameixa seca disse...

Sem desprimor para a pá de porco... mas as batatas e o molho de bananas... uiii deve ser um espectáculo ;)

Marizé disse...

Fiquei "vidrada" nesse molho de banana, UAU!

Beijo e bom fim de semana