terça-feira, 22 de julho de 2008

Piza ou Pizza, tanto faz ...

Esta é a segunda vez que faço piza em casa. A primeira vez que cozinhei piza, se bem me lembro, foi com a minha amiga Conceição, na altura colega de curso. Arranjei massa do pão, ela fez o molho de tomate e arranjamos ingredientes para a piza de que ambas gostávamos. Lembro-me de colocarmos milho, muito queijo, fiambre, azeitonas, ananás, etc. Esta experiência já foi há mais de dez anos.

Gosto muito de pizas, mas pouco me tenho aventurado a cozinhá-las. Resolvi confeccionar piza agora que estão disponíveis embalagens de massa fresca à venda nos supermercados. Aqui vos deixo a minha experiência.
Para o molho de tomate coloquei num recipiente uma cebola picada e um pouco de azeite. Levei ao lume e deixei cozinhar a cebola. De seguida acrescentei polpa de tomate, um pouco de sal e salsa picada. Deixei cozinhar mais um pouco e triturei o molho.


Como tinha duas embalagens de massa, fiz duas pizas. Numa coloquei cogumelos laminados, alcachofras, azeitonas verdes às rodelas, queijo gruyère e queijo parmesão ralado. Levei ao forno.



Nesta segunda piza, coloquei uma courgette cortada às rodelas, queijo feta aos cubinhos e queijo parmesão ralado. Assim que saiu do forno polvilhei com orégãos.

Estas pizas foram o jantar de sábado. Uma experiência a repetir. No entanto, da próxima vez tenho que fazer o molho com tomates frescos, acho que deve ficar muito melhor.

8 comentários :

Anónimo disse...

Eu gosto muito de fazer pizza em casa, faço quase todas as semanas. Mas faço a massa também, assim posso acrescentar as ervas que quiser à massa!
Quanto aos tomates, pela experiência que tenho posso dizer que, desde que se usem bons tomates em lata ou boa polpa de tomate, não há grandes diferenças de sabor.

Beijoca *
Mariana

Isabel (pipoka) disse...

Eu também gosto bastante de piza, mas sou muito esquisita com a massa e ainda não consegui arranjar "a receita". Quanto ao recheio, as tuas sugestões estão muito a meu gosto. Para o molho, experimenta a receita da Cris do From Our Home..., pois ela sugere um molho de tomate fresco que resulta muito bem.

bjs

risonha disse...

a tua pizza com curgette deixou-me simplesmente a salivar.
mesmo tendo acabado de almoçar já comia uma fatia.

Unknown disse...

Olá!

De facto essas pizzas estão com um aspecto fantástico! Tenho de tentar cozinhar umas pizzas assim com uns ingredientes diferentes :P já tenho umas ideias!

Venho partilhar um site que reúne sugestões para ementas requintadas, menus temáticos, refeições especiais e refeições light!
Em http://www.nestle.pt/cozinhar/ são disponibilizadas receitas para estas ocasiões especiais (ou não)
Podemos ainda inscrever-nos no clube de culinária e ter acesso a passatempos e promoções!

Espero que seja uma fonte de informação útil :)

Beijinhos

ameixa seca disse...

Eu digo pizza :) Faço sempre em casa. Não que eu não tenha gostado da primeira. Para ser sincera não sei se gosto de alcachofra... nunca provei. Mas como ando numa fase de courgettes, a segunda vou experimentar, mas vou colocar cogumelos também :)

Marizé disse...

Ontem fizeram-me um pedido especial para o jantar. pizza.

Gosto bastante de a comer, mas gosto ainda mais de fazer, massa inclusivé. Em relação ao molho eu sou pelo tomate fresco, normalmente aproveito esta época em que por aqui há tomates aos montes, e faço quantidades industriais que congelo.

Estão com muito requinte os teus recheios.

Beijo

claudia disse...

As pizas ficaram o máximo! Para um jantar de sábado à noite são perfeitas!

Cristina disse...

Gostei imenso desta versão com courgettes e queijo feta. Tenho feito pizzas aos montes cá em casa porque a minha filha já as descobriu e devora-as.No nosso caso, fazemos a massa de pizza na Bimby, pois fica em poucos minutos uma maravilha, com um leve gosto a azeite. Com molho de tomates frescos então é de se comer e chorar por mais.