quarta-feira, 13 de agosto de 2008

St. Lawrence Market

Gosto de visitar mercados. Gosto das bancadas coloridas cheias de frutas e legumes. Quando viajo procuro conhecer os mercados das cidades onde estou. Gosto de ver como estão dispostos os produtos, de apreciar a sua diversidade e de procurar produtos diferentes daqueles que encontramos nos nossos mercados ou, até encontrar alguns que desconhecia totalmente. Em Toronto visitei o St. Lawrence Market.

O St. Lawrence Market está dividido em dois pavilhões. Num tem o comércio dito normal e, no outro, aos sábados funciona o mercado dos agricultores locais. Para não falar da quantidade de pequenos vendedores de produtos artesanais e de Maple Syrup que se instalam no exterior junto ao mercado.



Comida confeccionada à venda no mercado. Há lojas de pão, bolos, de sumos de fruta ou de legumes, etc.

Estas batatas foram uma verdadeira surpresa para mim. Desconhecia por completo. Será que existem também em Portugal?Achei piada a estas embalagens para os pêssegos e outras frutas da região do Ontario.

Mini-melancias.

Encontrei à venda massa e arroz ao peso.

Estas groselhas brancas quase precem pérolas.

Quando vi na área dos agricultores locais uma bancada com doces de fruta caseiros, lembrei-me logo da ASAE. Se fosse em Portugal, de certeza que estes doces caseiros não seguiam as regras impostas pela UE e que esta entidade teria que intervir de modo a ver cumpridas essas leis para bem da nossa saúde e alimentação.

Couve-flor roxa.

Bagels. Muito usuais nos EUA e por aqui.

Os produtos que nos fazem lembrar o nosso país. Havia à venda sardinhas frescas e bacalhau salgado.

Fico sempre maravilhada com os mercados. Visitei St. Lawrence a um sábado de manhã e estava cheio de gente, às vezes até tinha alguma dificuldade em circular lá dentro. Muitas das frutas que se encontram à venda são da zona da Califórnia (exemplo: pêssegos, nectarinas, ameixas).

19 comentários :

ameixa seca disse...

Que coisas mais lindas. Até dá gosto ir a um mercado assim. Em Portugal algumas bancadas dos mercados são tão mal arranjadas que nem dá vontade de comprar nada. Essas batatas nunca vi por aqui... nem a couve flor roxa ou as groselhas pérola ;) Mas são lindas...

janeca disse...

Mas tanta maravilha!! estou como a ameixinha,essas batatas não conhecia assim com a couve flor roxa...mas as caixas para a fruta já conhecia da Suiça, os meus pais viveram muitos anos lá e eu ia todos os anos de férias,adorava ir ás compras só para ver tudo tão arrumadinho e cheio de Beleza(batatas, legumes, fruta...)
Aproveita bem essas Férias.

Bjinho

Valeria disse...

Fotos extremamente apetitosas!!
Beijinhos!!

Anónimo disse...

Vir ao teu blog é uma doce tortura!!!
principalmente quando estamos longe de uma cozinha para poder experimentar tudo isto...
boas férias!

GreyScale disse...

Que mercado delicioso!! Que coisas diferentes..as batatas e a couve flor roxa !!!!

Nysa disse...

ui só coisas boas ;-))) boa continuacao de férias ;-))

karu disse...

Os meus mais calorosos cumprimentos e os meus sinceros parabéns por este delicioso blog.
Perdi-me durante horas (impressionante!) a ver receitas que quase conseguia degustar pelo ecrã.
Uma apresentação gráfica extraordinária, aliada a uma presença muito pessoal por este cantinho.
Pf permita-me o plágio.
Muitos, mas muitos parabéns!

Batata Frita® disse...

Eu adoro ir ao mercado!! Claro que em Portugal os mercados não têm nada a ver com os mercados do estrangeiro. Nunca tinha visto couve flor roxa, nem groselhas pérola, é como diz o velho ditado "Vivendo e aoprendendo". Beijocas fofas e continuação de boas férias

Reflexos disse...

Mercados são sempre espectaculares!
Quem conhece o de Barcelona! O do Bolhão no Porto também é um 'must'!
Pior é que com as 'investidas' da ASAE, começamos a perder estas coisas... em portugal já era impensável vender massa daquela forma...
Mas eles (ASAE) hão-de arranjar um ponto de equilibrio!

Parabéns e boas férias a quem está de férias e ... bom regresso para quem está de regresso!

Anónimo disse...

Gosto muito deste blog (ia dizer desta cozinha...)que, além de receitas culinárias, também nos oferece passeios por outras longínquas paragens.Fiquei curiosa com a couve flor roxa e lembrei-me dos cravos azuis que só se conseguem pondo-lhes tinta. Fui investigar e quero partilhar consigo o que descobri:há já couve-flor roxa,laranja e talvez já haja no mercado em verde. É obtida por mutação genética... Assim sendo, prefiro da nossa branca ou bróculos verdes naturais!
Em relação à ASAE, dei por mim em San Diego e em Montreal a lamentar que eles não andassem por lá pois que lá se come muita porcaria (com vossa licença)...Ainda bem que em Portugal há uma autoridade que zela pela nossa saúde! E se houver alguns exageros nas leis ( que eles têm de cumprir),cabe-nos a nós portugueses esclarecidos, lutar para que a CE autorize determinados produtos, técnicas ou utensílios tradicionais a circularem no mercado.Esta é apenas uma opinião pessoal, sem desejar entrar em polémicas.
Continuação de boas férias e que possamos "viajar consigo". Bjs. Bombom

Luís Pontes disse...

Pelos mercados se conhece uma cidade ... e um povo!

Andrea disse...

Não fazia ideia que existia uma couve-flor roxa! Tantas maravilhas nesse mercado... dá vontade de levar tudo! Bjs*

Luis Eme disse...

quantas coisas bonitas e curiosas...

continuação de boas férias Laranjinha

Manuela © disse...

Que mercado bonito :)
Boas férias!

G. disse...

Laranjinha,
No Celeiro encontras uns pacotes dessa variedade de batatas fritas roxas. São espectaculares! As primeiras que provei foram oferecidas pelos nossos amigos Daniel e Joana.
Beijinhos grandes e continuação de boas férias.

Dani Oliveira disse...

Nossa... que fotos maravilhosas!!!

Anónimo disse...

Tenho acompanhado as fotos destas férias e achei maravilhosas!
Mas este mercado deixa qualquer um com vontade de encher uma cesta e chegar a casa com produtos diversificados e bonitos!
Gostei muito do que vi e bom regreso à vida de trabalho.
Patrícia

Sismada disse...

Que maravilhas!
Fez-me rir o teu comentário sobre a caixa dos pêssegos :)
Pois vivi na suíça até aos meus 20 anos e lá vende-se os pêssegos assim :)
Bjs

Cristina disse...

Bem, estas fotos são de ficar sem fôlego. Adoro mercados, praças, ia perder-me se fosse a um sitio assim tão rico e encantador!! Quantas coisas diferentes há por aí!