quinta-feira, 16 de Outubro de 2008

Maçã Bravo de Esmolfe

A maçã Bravo de Esmolfe apareceu há mais de 200 anos na Beira Alta, na aldeia de Esmolfe. O que me agrada nestas maçãs bem portuguesas é o seu perfume, o seu sabor intenso e adocicado. São mesmo únicas.

Recordo da minha infância estas maçãs, apesar de eu ter crescido a chamar-lhe peros, muito características do Outono e na altura apanhadas de árvores que cresciam sem químicos. Estes comprei-os na praça.

16 comentários:

  1. Sem dúvida a melhor das nossas maças. Lembro-me de entar na sala da aldeia, ao fim do dia, o sol a espreitar pelas portadas mal fechadas. A sua presença era logo notada. Um intenso mas suave perfume era notado. Ali estavam elas. As maças. Espalhadas em cima da enorme mesa de madeira. Notavél. Obrigada pela lembrança. Bj

    ResponderEliminar
  2. Agora fizéste-me lembrar os meus avós maternos (já falecidos, infelizmente), porque tinham destas maçãs na sua horta na aldeia e eu adorava o seu cheirinho e sabor adocidado! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Adoro essas maçãs... e já tenho saudades de ir a uma praça =)
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. São de facto uma delícia! Sem dúvida as minhas preferidas. Obrigada por me ter levado a conhecer um pouco mais da sua história :)

    ResponderEliminar
  5. Concordo, são sem dúvida as nossas melhores maçãs. E o perfume é uma delícia. Ainda não as comi este ano, agora fiquei com vontade.

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  6. Também são as minhas preferidas mas não conhecia a sua história...

    ResponderEliminar
  7. São realmente uma delicia. Obrigada pela sua história!

    ResponderEliminar
  8. Ao olhar para as fotografias volto alguns anos atrás e recordo essas maçãs, dentro de cestas, no sotão, a perfumarem toda a casa. Ainda me consigo lembrar do seu aroma ...

    ResponderEliminar
  9. Esta é uma maçã de grande qualidade que também se dá muito bem na Beira Baixa.Fico admirada por se ver tão pouca e ser tão cara!Na Beira tem-se implementado muito o consumo da Cereja. Devia fazer-se o mesmo para divulgar mais esta qualidade de Maçã, o Bravo de Esmolfe.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  10. Ãdoro o perfume destas maçãs, nas não sabia que tinham 1 nome especial... também lhes chamo peros!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Bravo ESmolfe é simplesmente a minha maça preferida!Boa foto!
    Bj

    ResponderEliminar
  12. Nao conheco nem a maca nem a aldeia ;-) tive que ir ao google!!! Anda-se sempre a aprender ;-)

    ResponderEliminar
  13. Estas maçãs causam-me uma certa nostalgia...

    Fazem-me também recordar a minha infância e curiosamente eu também lhes chamava peros!

    ResponderEliminar
  14. São as melhores do mundo. Mas não cabem bem nos padrões comunitários...
    Alguém duvida que são as melhores?!

    ResponderEliminar
  15. Acho curioso essa dos padrões comunitários...não os conheço no entanto li um estudo cientifico que demonstra que ingerir entre 2 e 3 maças destas por dia que reduz drásticamente o colestrol...acho que demonstra bem que parte pelo menos dos padrões comunitários devem estar com as definições trocadas!

    ResponderEliminar