terça-feira, 9 de dezembro de 2008

3 livros é uma escolha difícil

A Suzana do Gourmets Amadores desafiou-me, há já algum tempo, a escolher os meus três livros favoritos. Entre uma chávena de chá e uns bolinhos a lembrar o Natal, ontem resolvi, finalmente, responder ao desafio.

É difícil para quem gosta de ler escolher apenas três livros. No entanto, para facilitar a minha tarefa pensei em escolher um tipo de livros com os quais me identifico. A minha escolha recaiu em livros que, de uma maneira ou de outra, focam a vida quotidiana, que para além de terem receitas também revelam aspectos dos autores, dos locais onde vivem ou que visitam. Basicamente, livros que nos abrem a porta para uma partilha de experiências, gostos, aspectos culturais e, se possível, com boas fotografias.

Para este desafio escolho então:

- The Kitchen Diaries de Nigel Slater. Neste livro Nigel começa por nos falar da importância que a comida tem para si. Acredita na "boa comida, no sítio certo, à hora certa". Os diferentes produtos sabem bem na sua época. Comenta que nunca conheceu ninguém que gostasse de comer uma fatia de melancia numa noite fria de inverno. Refere ainda a importância de escolher produtos frescos e, se possível saber a proveniência do que se come. Depois da breve introdução, o livro é um registo diário das refeições que vai cozinhando.

- A Cozinha Francesa de Joanne Harris & Fran Warde. A autora do romance Cinco Quartos de Laranja e Chocolate tem também livros de cozinha publicados. Este é o primeiro que saiu cá em Portugal. Joanne neste livro refere que muitas das suas recordações mais antigas estão ligadas à comida. Valoriza pequenas coisas que fez com os avós e outros familiares ou melhor, através do mundo dos sabores viaja pela memória a sítios, lugares e recorda pessoas. «(...) E são inúmeros os lugares que podem ser relembrados usando simplesmente uma mão- cheia de ervas ou uma receita antiga.»

Uma das coisas que a autora refere e que também concordo, é: "A comida de má qualidade não tem nada de vantajoso. Quando estamos com pressa, continuamos a demorar menos tempo a preparar uma salada fabulosa, uma sanduíche ou um prato de massa do que demoramos a descongelar uma embalagem de comida de má qualidade que custa uma exorbitância.»

- Sabores da Toscana de Stephanie Alexander e Maggie Beer. É um livro delicioso, com imagens fabulosas. Apresenta a experiência de duas australianas que viajaram até à Toscana para ministrar cursos de culinária.

O livro relata-nos o modo como as autoras vão interagindo com a cultura local e como vão cozinhando com os produtos da época, como referem: «A incerteza daquilo que o mercado nos podia oferecer cada semana ensinou-nos uma lição preciosa. Comprar produtos da época, quer dizer que temos de ser flexíveis. Muitas das vezes dávamos por nós a substituir um ingrediente por outro, ou alterando todo o carácter de um prato planeado ou criando um prato inteiramente novo por não haver um certo ingrediente ou por um novo e interessante ter aparecido. »

7 comentários :

Fantasia Musical disse...

Como gosto muito deste seu blogue, sempre que preciso de uma receita nova aqui venho dar uma vista de olhos :)

Mas hoje fiquei surpreendida por não encontrar nenhuma receita de perú recheado. É por acaso, ou não é do seu agrado? Ando à procura de uma receita de perú recheado de castanhas... Por acaso não conhece nenhuma? ;)

Isabel (pipoka) disse...

Concordo plenamente contigo, é muito difícil escolher os 3 livros... deve ser por isso que ando há 3 semanas para responder ao desafio!

bjs

PS - parece-me que estou a reconhecer essas bolachinhas de algum lado...ehehe

Karla disse...

Gostei da escolha ;)

beijinhos

Nysa disse...

nao conheco nenhum deles... shame on me!!! beijocas

Manuela © disse...

Não conheço os livros, mas reconheci logo as bolachinhas da pipoka :)

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu blog. Venho quase diariamente espreitar e já fiz algumas receitas q sairam muito boas.
Aproveito tb para dizer a FANTASIA MUSICAL que o Peru recheado com castanhas tem aqui http://www.vaqueiro.pt/receitas/receita_detail.aspx?id=1330
e parece-me muito bom.
Rosa

Suzana disse...

Belas escolhas! Gosto especialmente do Nigel Slater, o livro da Joanne Harris & Fran Warde ainda tenho de conhecer e a cozinha da Toscana só pode, claro, dar coisas fabulosas! Obrigada pelo esforço, aposto que as bolachinhas ajudaram. ;)

Bj grande