sábado, 31 de janeiro de 2009

Costeletas de porco panadas

Cá em casa é muito raro fazer fritos. Houve tempos em que me perdia com as batatinhas fritas, filetes, entre outras delícias. Mas o colesterol começou a limitar as nossas preferências e é realmente importante ter algum cuidado, apesar de também não ser fundamentalista.

Ontem, para o jantar, tinha umas costeletas de porco para confeccionar. Quando cheguei a casa consultei um ou dois livros, uns exemplares da revista Blue Cooking, mas não encontrei grande inspiração. Foi nesse processo de pesquisa que me lembrei de costeletas panadas. Aos anos que já não comia costeletas panadas. Estava decidido.


Ingredientes:
4 costeletas de porco
2 dentes de alho
sal
pimenta
colorau
1 folha de louro
vinho branco
1 ovo
pão ralado
óleo para fritar

1. Temperar as costeletas com sal, pimenta, um pouco de colorau, os dois dentes de alho cortados às rodelas e a folha de louro partida. Regar com um pouco de vinho branco e deixar as costeletas nesta marinada entre uma a duas horas.

2. Bater o ovo. Passar as costeletas, ligeiramente escorridas do molho da marinada, de ambos os lados no ovo.

3. Panar as costeletas em pão ralado.

4. Fritar as costeletas em óleo quente.

5. Depois de fritas, colocar as costeletas em papel absorvente, para retirar algum excesso de óleo e o panado ficar "sequinho".

Acompanhei estas costeletas com esparguete de verduras cozido com folhas de couve galega cortadas e salada de tomate.

O esparguete com a couve galega foi uma invenção do momento. Cozi as folhas de couve limpas de talos e cortadas com o esparguete em água temperada de sal. Depois de cozidos, escorri e temperei com azeite.

5 comentários :

Karla disse...

Adoro costeletas panadas e faço parecidas. Mas como já é carne de porco faço-as no forno e também ficam boas.
beijinhs

Anónimo disse...

Ainda venho com a boca cheia de Mousse de chocolate e já estou a ver estes panados!...É uma boa variante para quem tem "bons fígados", o que não é o meu caso.E quanto ao colesterol, ainda bem que não és fanática. Aprendi com o meu Cardiologista que o importante é que o "bom colesterol" esteja elevado e depois, claro não fazer muitas asneiras. Ah, e o chocolate não faz mal ao colesterol nem à diabetes e até faz muito bem para eliminar os radicais livres, mas tem de ser preto e semi amargo, ou seja com pouco açúcar. O leite neutraliza todas as vantagens do chocolate, por isso nunca mais entrou cá em casa.Isto e muito mais, aprendi no Curso de Bombons on-line. Bjs. Bombom

Isabel Pisoeiro disse...

Realmente foi uma excelente ideia panar as costeletas!! Ficaram tão bonitas!! E muito bem acompanhadas, sim senhora. Beijoca

ameixa seca disse...

Um prato bem colorido e não faz mal um frito de quando em quando :)

Raspas de Laranja disse...

Eu adoro panados. Podem costeletas, de peru ou de porco. Os teus panadinhos estão de comer e chorar por mais. Bj