sábado, 3 de janeiro de 2009

Desejos para 2009

Os finais e começos de ano têm sempre algo de especial. Há sempre coisas que quero fazer antes do ano acabar e depois, há outras que faço logo que o novo ano começa.

Antes de 2008 terminar, resolvi pintar a minha despensa. Era um objectivo que tinha que ser cumprido ainda no ano passado. Com a pintura, primeiro veio a confusão e depois a arrumação, o cheiro intenso a tinta e as dificuldades da secagem inerentes a dias de chuva. Apesar do esforço, o resultado final compensou.

No primeiro dia do ano tenho sempre a tradição (mania) de ler. No dia um acabei o romance Café Babilónia, que é a tradução portuguesa da obra de Marsha Mehran, Pomegranate Soup ou seja, Sopa de Romã. E eu a pensar (erradamente, claro!) que eram dois livros diferentes. Para além disso, preparo a agenda que me irá acompanhar durante o ano. Começo por registar as datas de aniversário dos que me são queridos, alguns compromissos profissionais e actualizo a lista de contactos. É curioso perceber que há medida que os anos passam perdem-se uns contactos e ganham-se outros, pelas mais diversas circunstâncias. Costumo também formular os meus desejos para o novo ano.

E, em termos gastronómicos, o que desejo para 2009?

Desejo continuar a descobrir e a ler sobre o maravilhoso mundo da gastronomia, saber mais sobre os alimentos, procurar adquirir cada vez mais produtos frescos, visitar com mais regularidade a praça e os mercados de agricultores. Aumentar a minha preferência pelos produtos portugueses. Continuar a preocupar-me com o que como, a preferir o azeite em detrimento de outras gorduras, incluir mais legumes nas refeições e menos carnes vermelhas. Reduzir o consumo de chocolatinhos em frente à televisão, assim como de outras pequenas desgraças viciantes como pistácios.

Ao longo do ano também espero plantar ervas aromáticas no quintal. Já comprei vasos com rosmaninho, tomilho e estragão. As sementes do cebolinho e do manjericão já estão a aguardar o fim do Inverno para serem semeadas. Também tenho que arranjar hortelã, coentros e salsa.

Para todos os que me visitam, desejo um ano cheio de boas iguarias, muitos prazeres gastronómicos e muitas alegrias.

3 comentários :

Carla disse...

Também tenho o hábito de organizar a nova agenda e os contactos.
Feliz 2009, tudo de bom para este novo ano.

Bjs

Margarida disse...

feliz 2009, colorido como um prato deve ser :)

Anónimo disse...

Que Menina tão bem organizada. Parabéns!Quando "for grande" também quero ser assim!!!(Não diga a ninguém que já fiz 65!!! )
Os seus desejos gastronómicos são muito semelhantes aos meus e estão presentes todos os dias do ano.As vezes, o difícil é encontrar os melhores alimentos...
Pode acrescentar nas suas Ervas Aromáticas a Salva.Tem imensas aplicações (crua ou seca, para saladas, assados, chá digestivo).Depois de enraizada é só ir colhendo as folhas (e secar) porque elas crescem de novo e fica de uns anos para os outros.
Acho bem que corte tudo o que for "viciante", mas o Chocolate não é assim tão mau. Desde que seja preto e semi amargo. Não é tão calórico, elimina os radicais livres e até os diabéticos podem comer um bocadinho. Isto ( e muito mais ) aprendi no Curso de Bombons!
Bjs. Bombom