Próximos Workshops
Lisboa 10 de Dezembro de 2016
Sábado:
10h30 - 13h30      Receitas para a Mesa de Natal
 
 
14h30 - 17h30      Presentes de Natal
Inscrições: formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP
Lisboa 11 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h30 - 11h30      Pequeno-almoço no dia de Natal na loja Maria Granel
Lisboa 18 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h30 - 12h00      Presentes de Natal na mercearia Morteiro & Santos

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Passeio pela Ericeira

Ontem, eu e o Ricardo fomos almoçar ao restaurante marisqueira Estrela do Mar, em Ribamar, junto à Ericeira. Comemos uma sopa rica do mar, uma das especialidades da casa, safio assado e massada de marisco.

Acabámos por não documentar o almoço. O restaurante estava cheio de gente e sentimo-nos pouco confortáveis a tirar fotos da nossa comida. Como não reservámos ainda estivémos uns 15 minutos à espera.

Depois do almoço começámos o nosso passeio. A primeira paragem foi em Ribeira d´ilhas e depois a Ericeira. O dia estava muito bonito, cheio de sol, mesmo convidativo a um passeio junto ao mar.

Depois do passeio junto ao mar, de ver o pôr do sol, passámos pelo centro da Ericeira e descobrimos os Ouriços, um doce típico da Ericeira. Os Ouriços são umas queijadinhas muito saborosas.


Depois de sair da pastelaria e quando já estava a entrar no carro, lembrei-me que me esqueci de perguntar: - por que motivo chamam ouriços a estas queijadinhas? Já agora, alguém sabe?

11 comentários :

  1. Que saudades....desde o verão que não vou até à Ericeira.... Adoro ouriços, mas não sei pq os chamam assim :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da ericeira, ainda há bem pouco tempo passamos um belo fim de semana por lá, nesse hotel que está na fotografia.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olha eu acho os ouriços cacheiros lindos, esses devem ser para homenagear os ouriços do mar... não sei! Mas têm um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  4. Engraçado :)... Almocámos no mesmo sítio, e comemos a mesma sopa :)... Na volta estivémos perto...
    Coincidências giras...
    bjinhus

    ResponderEliminar
  5. Xquisitinha a comer15/02/2009, 23:16:00

    Aqui vai a explicação :)
    Reza a lenda que o nome Ericeira significa: "Terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que abundavam nas suas praias.
    Por isso mesmo as referências a "ouriços" por lá... Por exemplo a Discoteca mais antiga e conhecida da Ericeira chama-se "Ouriço" ;)
    Ah, essas queijadinhas são mesmo uma delicia... Para a próxima tambem experimenta comprar lá nessa pastelaria os bolinhos de areia, os de manteiga e os de canela. Tambem são muito bons para acompanhar com um cházinho ;)
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Adoro a Ericeira, desde que me conheço que que me lembro da Ericeira. A família do meu pai é todos de lá e alguns ainda lá vivem.
    Segundo a explicação do meu pai os ouriços vêm do antigo nome da Ericeira (Ouriçeira) e tb porque existem muitos ouriços. São realmente uns doces muito bons.

    Carla

    ResponderEliminar
  7. Ai que romântico...

    ResponderEliminar
  8. Belas escolhas para passar o dia dos namorados!!!

    ResponderEliminar
  9. Os ouriços teem esse nome, referente a história da Ericeira. A Ericeira, chamava-se Ouriceira, devida a grande quantidade de ouriços existente na praia, e tbém pq parece um ouriço do mar, sem picos.
    Qualquer dia voltem a Casa dos Ouriços...
    Grande abraço...
    Ligia Soares ( empregada de balcão, casa dos Ouriços )

    ResponderEliminar
  10. Passei 14 Férias Grandes na Ericeira na minha meninice (de 1950 até 64) e nessa altura estes bolinhos eram conhecidos por Eiriços. Vendiam-se numa pastelaria de esquina no Jogo da Bola com a rua do Cinema.

    ResponderEliminar