terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Panquecas de ricotta e mirtilos

O ano passado assisti na Feira do Livro de Lisboa a uma palestra sobre alimentação mediterrânica. Falou-se dos benefícios do azeite, da banha, da sopa, do vinho tinto e da importância de se praticar uma alimentação cuidada e variada.

Uma das coisas referidas foi os pequenos-almoços. Variamos o que comemos ao almoço e ao jantar, mas temos tendência para fazer os pequenos-almoços sempre ou quase sempre iguais. Identifiquei-me perfeitamente com esta opinião.

Durante a semana o meu pequeno-almoço é sempre o mesmo. Leite, pão com manteiga e café. A grande variação reside no pão. Umas vezes é fresco, outras é torrado.

Houve uma altura em que ainda tentei introduzir os cereais, o iogurte, o que não deu frutos, pois passado pouco tempo ficava cheia de fome. Apesar de não variar no menu, não saio de casa em jejum. Mesmo que esteja atrasada tento sempre comer alguma coisa ou então, levar para ir comendo pelo caminho.

Durante a semana é impensável fazer um pequeno-almoço para comer a dois, por isso sobra o fim-de-semana. Fiz estas panquecas para o pequeno almoço de domingo, que acompanhei com maple syrup de mirtilos.


Ingredientes:
250 g de queijo ricotta
175 ml de leite
4 ovos
100 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
125 g de mirtilos
sal
margarina para a frigideira
maple syrup

1. Colocar o queijo (escorri o soro), o leite e as gemas num recipiente. Adicionar uma pitada de sal e bater com a ajuda de uma vara de arames.

2. De seguida adicionar a farinha com o fermento e o açúcar. Bater bem.

3. Bater as claras em castelo bem firme (antes de começar a bater, costumo colocar uma pitada de sal) .

4. Envolver cuidadosamente as claras batidas no preparado anterior.

5. Por fim, adicionar os mirtilos.

6. Aquecer um pedaçinho de margarina numa frigideira antiaderente e adicionar uma pequena quantidade de massa. Cozinhar a panqueca de um lado e outro. Repetir a operação até a massa terminar.

7. Servir as panquecas com maple syrup.

Estas panquecas também ficam muito bem como sobremesa, basta servir com o maple syrup e uma bola de gelado.

Por cá, o maple syrup encontra-se à venda no supermercado do El Corte Inglés.

P.S. Receita publicada na revista BBC Good Food de Setembro de 2006.

17 comentários :

argas disse...

Deve ser uma delícia! Só que onde moro é impossível arranjar maple syrop...

Rivera disse...

Eu também tenho uns péssimos pequenos-almoços... e pensando nisso, são 8h38 eu acordei às 7h00 e ainda não comi nada mas já estou a trabalhar...
Adorei esta sugestão, pode ser que me ajude com o tomar e variar os pequenos-almoços.

Luís Pontes disse...

Para Argas.

Também se vende o Maple Syrup nas lojas de produtos dietéticos, onde é conhecido por Xarope de Seiva e serve para umas dietas...

Baú da Conceição disse...

Realmente o pequeno almoço não passa de café, leite e pão com qualquer coisa, levanto-me mais cedo para podermos tomar o pequeno almoço em casa sem grandes correrias. Mas variar só mesmo ao fim de semana.

Estas panquecas estão lindas.Beijinhos

Raspas de Laranja disse...

Eu só consigo comer cereais no verão, senão fico com frio, pois não gosto com leite. Essas panquecas parecem deliciosas, não sei se encontro os mirtilhos, mas senão faço frutos silvestres. :)

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

essas panquecas deixam qualquer um com agua na boca adorei todas as receitas que vi aque e já "roubei" uma espero que nao se importe
beijinhos e vou voltar aqui muitas mais vezes

Isabel (pipoka) disse...

Estão com um aspecto fabuloso!

Concordo completamente com essa análise de que variamos pouco ao pequeno-almoço.

bjs

Isabel (pipoka) disse...

Só um esclarecimento quanto ao maple syrup:

O xarope que se vende no El Corte inglès é a versão diluída do verdadeiro maple syrup, perfeitamente apropriada para as panquecas e crepes(custa uns 7 euros).

Mas o verdadeiro, com consistência parecida com o mel às vezes vende-se no Celeiro e custa um dinheirão (25 euros, salvo erro). Esta versão pura é a que convém usar na maioria das receitas que levam "maple syrup" (pudins por exemplo).

Atenção que o Celeiro também vende o mais diluído.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Nem me fale em variar pouco... :(

Está lindo... Parece macia só ao ver...

bjssssssssss

Janinha disse...

Parecem deliciosas :)

ameixa seca disse...

Até me dá água na boca!!! Adoro panquecas mas estas são muito mais especiais :)

Karla disse...

São mesmo bonitas :) ms para mim têm de ser para o lanche, acordo sempre com fome, não espero tanto tempo para fazer uma coisinha tão requintada, vai logo o leitinho e o pão :P

Anusca disse...

Olá, parecem deliciosas, e fiquei curiosa para experimentar. Aqui o maple syrup não é dificil de encontrar pois temos muitos pordutos americanos à venda, agora os mirtilhos............bem .........isso existe em algum supermercado???????

beijocas dos Açores
Anusca

Leonor de Sousa Bastos disse...

Eu adoro tomar o pequeno-almoço com muita calma!...adorava poder sentar-me todos os dias e disfrutar do começo do dia.
Infelizmente nunca há tempo e acabamos por cair na rotina do pão com manteiga e o copo de leite (sim...eu como o mesmo...).
Costumo vingar-me aos fins-de-semana mas, mas ultimamente tenho repetido demasiadas vezes os scones com sumo de laranja...eheheh...
Vou guardar esta sugestão para inovar num próximo pequeno-almoço...parecem ser deliciosas estas panquecas!!!

BeijinhO!

Anónimo disse...

Belíssimas as panquecas! O nosso clã é fã de crepes e panquecas.Por vezes há produtos dos States (cranberries etc...) no Lidl. Pena não haver ainda "bagels", que são variados e óptimos. Vamos ver quando aparecem no Starbucks (aconselho o frapuccino a quem goste de bebidas geladas mesmo no Inverno). Também já vi no supermercado das Amoreiras o preparado, em pó, para as panquecas, ao qual se junta leite. Torna o pequeno almoço mais rápido.O Pingo Doce e o El C. Inglês costumam ter mirtilhos. São bastante caros, embora de produção nacional (bagas das Beiras). Obrigada pelas informações relativas ao maple syrup, que tornam as panquecas irresistíveis. Bons pequenos almoços!
Lis

O blog... disse...

Tens razão os pequenos almoços por vezes tornam-se demasiado rotineiros. Eu ao fim de semana tento sempre fazer algo diferente e estas panquecas são uma boa dica.

Unknown disse...

Fiz estas panquecas este fim de semana e amei!!! ☺️