quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sopa de abóbora com espinafres e gengibre

Como já por várias vezes referi, a sopa faz parte regularmente das minhas refeições. Tenho, por norma, sempre sopa feita no frigorífico.

Uma das particularidades das minhas sopas é que raramente levam batata. É uma mania que adquiri há já uns anos quando procurei mudar alguns dos meu hábitos alimentares. Sopa sem batata e pouca cenoura, café sem açúcar e leite sem chocolate, foram algumas das minhas conquistas.

Mas voltando à sopa. Quando uma destas semanas trouxe uma abóbora de Santarém vi-me a braços com muita abóbora. Fiz sopa, pão, congelei abóbora mas mesmo assim ainda ficou um bom pedaço no frigorífico à espera de destino. Tinha pensado em fazer um bolo de abóbora e amêndoa, mas entretanto mudei de ideias e a abóbora teve outro destino.

Coloquei numa panela a abóbora cortada em pedaços juntamente com uma cebola grande e um pedaço de raiz de gengibre descascado e cortado em pedaços. Tapei os legumes com água e temperei com sal. Levei ao lume e deixei cozer. Triturei, reguei com um fio de azeite, juntei espinafres e deixei acabar de cozer.


Resultou numa sopa muito agradável. O gengibre dá-lhe um toque especial.

9 comentários :

Baú da Conceição disse...

Sopa é a entrada ideal para qualquer refeição, também faz parte das minhas refeições. Eu ainda não me consegui livrar da batata na sopa, eu coloco sempre uma batatinha, são vicios.Tenho que experimentar o gengibre na sopa, deve dar um toque realmente bom.
Beijinhos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Aqui gostamos muito de sopa também e até em dias mais quentes, dependendo dela vai com certeza...esta sua está ótima... anotei!

bjssssssssssss

Raspas de Laranja disse...

Uma sopinha assim vai sempre bem.:)

Nysa disse...

acredito que a sopa tenha ficado muito boa com o gengibre. porquê e que abdicaste da batata e poes pouca cenoura? pensei que fossem alimentos bons e saudáveis.

Isabel (pipoka) disse...

Eu tb tenho essa mania de não colocar batata na sopa... já como tantos hidratos de carbono noutros pratos. Além disso, embirro solenemente com as sopa de legumes, ou melhor, de batata dos restaurantes que não consigo comer sopa com batata... a menos que seja assumidamente uma sopa de batata e não uma de legumes fingida...


bjs

ameixa seca disse...

Tenho que experimentar o gengibre na sopa! O bolo de abóbora e amêndoa também é muito bom :)

Anónimo disse...

C em casa a sopa também é rainha.Como o Marido não gosta de batata na sopa, faço sempre uma base com cebolas e cenouras ou abóbora.Gengibre nunca usei e gostava de encontrar para experimentar.Fiz a mim própria a mesma pergunta da Nysa: por que não cenoura? É mesmo um alimento muito saudável e mesmo para quem não goste do sabor, depois de triturada nem se nota.Já o leite e o chocolate, fizeste bem em evitar porque o leite neutraliza todos os benefícios do chocolate.Bjs. Bombom

Laranjinha disse...

Nysa,
é por causa dos hidratos de carbono como diz a Pipoka, e por causa da glicose/açúcar da cenoura. Quem quiser uma sopa com poucas calorias deverá controlar o uso, pelo menos, destes dois ingredientes.

bjs

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá!!!

Eu há uns anos também só comia sopa sem batata porque, geralmente, a sopa era apenas uma entrada e a seguir ainda vinha a "comida"...

Agora, como muitas vezes o meu jantar se resume a sopa costumo pôr-lhe sempre algo de batata, já que devemos consumir diariamente um 60% de hidratos de carbono e não me convém baixar dos meus 45 kg...eheheh!

A mim parece-me que tudo é uma questão de equilíbrio e de combinar correctamente os alimentos!...

Quanto à sopa, deve ficar com sabor muito especial com o gengibre...um dia destes experimento!!! :)

Beijo!

Beijinho!