segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dia de Piza

Na passada quinta-feira voltámos a ter o nosso dia de piza, como já vem sendo hábito. Começámos com este dia por mero acaso e fazendo um breve balanço, posso dizer que já tivemos seis sessões, 9 convidados e tem corrido sempre bem.

Durante estas últimas seis semanas, passaram por esta cozinha o Nuno Vaz, os meus sogros, a Sandra Palma, o Diogo, a Cláudia, o Paulo, a Cristina e a Patrícia. Foram momentos de boa disposição, alegria e troca de experiências.

Na passada quinta-feira foi a vez do Diogo quase um veterano nestas andanças, pois já tinha participado na terceira sessão, e da Patrícia.

A massa da piza é feita na máquina do pão como aqui referido e para o molho de tomate sigo sempre a mesma receita. Desta vez a única alteração que fiz foi triturar com a varinha mágica o refogado de cebola e alho para que o molho ficasse mais uniforme, sem pedaçinhos de cebola visíveis.

A Patrícia demonstrou ser um ás na cozinha. Chegou e começou logo a cortar pão, tomates, queijo mozzarella fresco para fazer bruschetta.

Barrou fatias de pão com molho basílico napolitana, de seguida colocou uma rodela de tomate por fatia de pão e por cima uma fatia de queijo mozzarella fresco. Polvilhou com orégãos secos e foi uns minutos para o forno.

Quando retirou do forno colocou rodelas de azeitonas pretas e manjericão fresco. Regou com um fio de azeite e seguiu para a mesa. Uma delícia.

Enquanto a bruschetta estava no forno, nós colocámos literalmente as mãos na massa, começámos a tratar das nossas pizas.

A Patrícia colocou na sua piza molho de tomate, tomate às rodelas, cogumelos laminados, espargos cortados em pedaços, queijo feta cortado em fatia, rodelas de malagueta, azeitonas pretas, rodelas de courgette, queijo mozzarella ralado, folhas de manjericão e um fio de azeite.

O Diogo colocou também na base da piza molho de tomate, espargos cortados, cogumelos laminados, uma malagueta cortada em pequenos pedaços, tofu fumado, queijo feta, azeitonas pretas, folhas de manjericão, queijo mozzarella ralado e um tomate cortado em quatro no centro da piza.


O Ricardo colocou molho de tomate, cogumelos laminados, brócolos, espargos, tomate cortado em gomos, malagueta, queijo roquefort e queijo da ilha ralado.


Eu na minha piza coloquei o molho de tomate, três fatias de queijo mozzarella, um queijo mozzarella fresco cortado em fatias, espargos inteiros, cogumelos laminados, meia cebola pequena picada, pimento vermelho cortado em pequenos cubos, azeitonas, milho, queijo mozzarella ralado.

Depois de sair do forno reguei com um fio de azeite.

A Patrícia e o Diogo baptizaram as suas pizas de Pizza In Design e Pizza Smiths-85, respectivamente.

Os nossos convidados trouxeram uma garrafa de vinho do alentejo e para sobremesa tortas de Azeitão. Eu servi abacaxi com raspa de limão.

Mais um encontro de sucesso! Em Maio retomaremos as quintas-feiras de piza.

5 comentários :

Paladares da Isa disse...

Como sempre excelentes!
Bjos

* Jo * disse...

como passo vontade lendo seus posts sobre o dia de pizza. É que sou alucinada por essa delícia.. =)

beijinhos

Susana Gomes disse...

Como ainda tenho a pizza da semana passada com enchidos e bróculos atravessada, desta vez ficava-me pelas tortinhas de azeitão, porque enquanto não fizer a outra, tb não quero mais nenhuma!

Beijinhois. :)

moranguita disse...

como sempre pizzas espectacularres.
vou guardando ideias para fazer tambem.
beijinhos

Avental da Micas disse...

Com esta quantidade, a minha questão é: já repetiram alguma? ;)

Cá por casa fazemos com frequência pizzas e calzonnes (ainda ontem foi um desses dias), mas caímos no erro de repetir os ingredientes, porque sp que vario tenho reclamações (ou acham o queijo brie muito forte, os espinafres não caem bem na pizza...) enfim!

Tenho de mudar a cª para as expª!