quinta-feira, 30 de julho de 2009

À quinta-feira ainda há piza

O projecto das quintas-feiras com piza anda em banho-maria. Mas não está esquecido. A semana passada, eu e o Ricardo, voltámos a fazer pizas, mas ainda sem convidados.

O Ricardo está encarregue de fazer a massa para a piza, na máquina do pão. Eu fico responsável por fazer o molho de tomate. O molho fiz como está aqui indicado, com apenas três alterações. Coloquei um piripiri seco picado, para além da polpa acrescentei um tomate maduro picado e folhas frescas de manjericão que colhi no meu quintal, nos pés que a Marizé me ofereceu, que entretanto cresceram e ficaram lindos.

A massa feita deu para três pizas. A primeira piza foi feita a partir desta ideia. Depois da massa estendida coloquei queijo mozzarella ralado e queijo parmigiano reggiano ralado. Foi ao forno.

Depois de sair do forno reguei com vinagre bâlsamico que trouxe de Itália, mas que se encontra facilmente à venda em qualquer supermercado.

Achei que a piza ficou um pouco seca demais, mas penso que isso se deve ao facto de a termos deixado mais tempo do que o devido no forno. No entanto, o vinagre balsâmico marca a diferença. Fica muito agradável.

O Ricardo colocou na sua piza molho de tomate, um tomate cortado em gomos no centro da piza, rodelas de chouriço picante que comprei em Bolonha mas da região da Calábria (Camiglaitello Silano), uma beringela cortada em meias rodelas, rodelas de courgette, azeitonas verdes com recheio de pimento vermelho e queijo da ilha ralado.

Depois de sair do forno, o Ricardo polvilhou com orégãos secos.


Eu na minha piza coloquei molho de tomate, queijo mozzarella ralado, rodelas de tomate e de courgette, rodelas do chouriço picante que já referi, azeitonas pretas às rodelas e queijo mozzarella ralado.

Servi a piza com folhas frescas de manjericão.

Acompanhámos estas pizas com uma garrafa de vinho verde fresquinho.

9 comentários :

Sónia Meirinho disse...

Mas que delicias!!!! Eu que adoro pizzas vejo logo aqui tres com aspecto de perder a cabeça!!!! Que lindas que ficaram!!!!Muitos parabéns aos cozinheiros!!!
beijos

Vânia Costa disse...

continuam com pizzas deliciosas! =)
Gostei da sugestão do vinagre balsamico... Deve ficar muito bom!

Beijinho*

Elisabete disse...

As pizzas ficaram simplesmente soberbas. Que aspecto maravilhoso.
Desde que descobri uma receita de que gosto muito para a massa, não voltei a comer pizza fora, fazemos em casa, sempre ao nosso gosto e com tudo o que gostamos.

a Trofa tem cozinheira disse...

QUE PIZZAS LINDAS!!!! UAU!!!

Susana Antunes disse...

Uma verdadeira obra prima.....
Cozinhar é sem dúvida uma arte...
As fotos valem mais que mil palavras....
Beijinhos...

ameixa seca disse...

Ainda não jantei e comia uma fatia de cada :) Gostei da decoração!

anna disse...

Ontem também fiz pizza. Experimentei uma massa que saiu super bem... o meu molho de tomate é igualzinho ao teu, mas tenho muito que aprender contigo sobre os recheios, já que as minhas são todas parecidas.
Beijinhos.

K disse...

HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!
NÃO CONSIGO PENSAR EM MAIS NADA!!!
BOM FINAL DE SEMANA

moranguita disse...

eai que estas pizzas estao divinais

entao a ultima esta a deixar-me doida.
beijinhos