segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mais um passeio por terras ribatejanas


No sábado fui visitar os meus pais. Para o almoço a minha mãe fez Arroz de Coelho, um dos meus pratos favoritos feitos por ela. Lembro-me que durante a minha infância e adolescência este era um prato que eu adorava e que ela fazia sempre que eu lhe pedia, especialmente na época da caça. O meu pai foi caçador durante anos, tal como o meu avô Júlio e depois o meu irmão. Recordo essa época com alguma alegria. Era uma festa sempre que o caçador chegava com os seus trófeus presos à cartucheira. Juntava-se a família à mesa. Para quem não aprecia este desporto, é difícil compreender o entusiasmo de quem o pratica.

Depois a acompanhar o café serviu um prato com fritos feitos da massa do pão e ovos, polvilhados com açúcar.

Como eu adorava comer estes fritos com café.

A tarde foi preenchida com um breve passeio pelo quintal, observar as árvores, as gotas de água, o canteiro de endívias. Lindas, mas será que se irão aguentar quando a geada chegar?

O Ricardo ficou encantado com as gotas de água, em jeito de pedras preciosas, nas folhas de couve galega e tirou estas imagens, ao estilo de uma blogger que adoramos, a Lucullian Deligths. No final do dia, ainda deu para dar uma ajudinha a apanhar azeitona.

11 comentários :

Alda Antunes Ferreira disse...

olá amiga
Que bela ementa esta!
Claro que foi um dia de deixar memória ... eu sei o que é ir visitar nossa mãe e receber os carinhos todos acumulados por aqueles dia que estamos ausentes.
Eu também tenho minha mãe na Zona de Mafra e quando lá vou me sinto igual ...!
Aproveito para deixar um grande abraço e desejo de uma boa semana
Alda

Isabel disse...

Olá laranjinha!

Também passei o meu Domingo em casa da minha mãe...e também comi coelho! Mas no meu caso, uma saborosa massa que o meu marido diz ser a melhor massa do mundo!Uns sonhos completaram a ementa e que belo Domingo se passou junto daqueles seres maravilhosos que nos criaram com tanto carinho e zelo: os nossos pais.As comidinhas da mamã são sempre as que me sabem melhor. Pelo aspecto delicioso que o arrozinho e esses fritinhos têm, já sei de quem herdou esses seus dotes culinários!
beijinho.

Tati - Panelaterapia disse...

Que delícia passar um dia com o carinho da mãe!!!
Bjs

Marina Mott disse...

Casa da mãe é muito bom, né?
Que lindas fotos!

Anónimo disse...

ola, parabens pelo blog
aproveito para te convidar a visitares o meu blog e participares no sorteio bj
http://scafsky.blogspot.com/

a Trofa tem cozinheira disse...

Que maravilha de Domingo....gostei de tudo,,,,,mas o que mais gostei...tb foi das gotas de agua...AMEI! beijokas e bom feriado!

anjo&nino disse...

hummmm..que bom que é o arrozinho das mamas,tb gosto imenso,e o arroz de cabidela tb é divinal..
bjinho

Maria Lúcia disse...

Oi
que bom que teve um dia gostoso
junto dos seus.
A mim só resta lembrar.
Mais ficar feliz com
a felicidades dos amigos.
Beijos...
Lúcia.

Anónimo disse...

Já há algum tempo que não passava por aqui...mas já tinha saudades.Arroz de coelho, frituras especiais à sobremesa, passeio no jardim e na horta, Ternura de Mãe...Que bom é ter um dia repousante de Amor e Paz! Gostei muito das fotografias das gotas de água nas Folhas. Parabéns ao fotógrafo!Na semana passada também fomos à aldeia apanhar os marmelos do quintal e as azeitonas para a conserva. Este ano foi bom para a azeitona e em Castelo Branco o azeite é muito bom e quase sem acidez.Bjs. Bombom

Natal disse...

Que arroz esse hein! Fiquei babando aqui! É tão bom passar um tempo com a família! Super lindas as fotos! Bjinhos

Vanda Alves disse...

Coisa boa.
Vivendo eu na cidade, é de tudo isso que sinto falta...
Parabéns pela reportagem. Só faltam as receitas...
Felicidades e que este blog nos continue a deliciar, e a babar, também.