segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Risotto de ervilhas, cogumelos, manjericão e limão


A semana passada, depois da sexta-feira com pizzas, fiquei com folhas de manjericão frescas e cogumelos brancos no frigorífico.

Inspirada neste post dum blogue que acho simplesmente delicioso, La Tartine Gourmande, fiz este risotto para o jantar de domingo, num dia em que não apetecia nem carne nem peixe.


Ingredientes:
1 cebola
3 dentes de alho
250 g de risotto
200 g de ervilhas congeladas
180 g de cogumelos brancos
zestes de 1 limão amarelo (pequeno)
folhas de manjericão fresco
1 dl de vinho branco
sal
azeite


1. Refogar a cebola e os dentes de alho picados em azeite. De seguida adicionar o arroz para risotto e deixar fritar um pouco. Refrescar com o vinho branco e deixar evaporar o vinho.

2. Acrescentar um pouco de água quente e deixar cozinhar. Acrescentar as ervilhas congeladas e os cogumelos laminados e acrescentar mais um pouco de água quente. Temperar o arroz com sal a gosto.

3. Ir acrescentando água à medida que o arroz for cozendo.

4. Minutos antes de retirar o arroz do lume, adicionar as zestes de limão. Antes de servir, adicionar as folhas de manjericão.


Este arroz fica muito agradável. O limão foi uma surpresa. A água pode ser substituída por um caldo de legumes.


5 comentários :

Figos & Funghis disse...

Oi Laranjinha, adorei sua receita de risotto. Ele ficou lindo e muito apetitoso também. Adoro usar raspas de limão nas minhas receitas também, ele deixa os preparos muito aromáticos.
Bjinhos

Luna disse...

Adoro arroz com um travo a limão e uso sempre que faço risotto, que é um arroz que amo! Este ficou com um aspecto fantástico. Beijinhos

A União Faz a Vida disse...

Além de lindo, deve ter ficado ótimo...
:)

moranguita disse...

hum e tiveste um belo jantar sem carne nem peixe
esta muito bom
beijinhos

Sónia disse...

Passei para te dizer que esta tua receita foi a minha inspiração para o jantar de hoje e ficou excelente!! Apenas fiz uma alteração, porque como não tinha manjericão juntei coentros e também resulta super bem :)