sexta-feira, 26 de março de 2010

Pizas ao domicílio no dia do Pai

No dia do Pai, o projecto Pizas ao Domicílio teve mais uma sessão, desta vez foi em casa dos sogros, com a Tia Dulce, os cunhados Hugo e Cristina e, a priminha Mariana.

A sessão começou com a confusão habitual. Uma mesa cheia. Ora se estende a massa, ora quem é que tem o queijo, onde está o molho de tomate! Cinco pessoas numa cozinha todos envolvidos numa tarefa, é obra.

A primeira piza a ir para o forno foi a da Cristina, que optou por um ingrediente que gosta muito. Na base da piza colocou molho de tomate, depois beringela cortadas às rodelas e por fim queijo mozzarella. Foi a primeira a ir para o forno e consequentemente a primeira a ir para a mesa. Ao servir a Cristina optou por colocar rúcula selvagem.

A segunda piza foi da nossa prima Mariana que teve deste modo uma auspiciosa estreia a fazer pizas. Estendeu a massa, decidiu os ingredientes e a sua disposição. Revelou-se muito à vontade na cozinha. Na escolha dos ingredientes, teve um critério engraçado: "Eu só escolho coisas que sei que gosto".

Começou por colocar molho de tomate, de seguida cogumelos, tomate cereja, ananás de conserva, camarões, bacon às tirinhas, fiambre, azeitonas verdes, queijo mozzarella ralado e queijo parmesão. Quando chegou à mesa foi um sucesso. Muito saborosa.

A terceira piza a sair do forno, foi a piza do sogro Joaquim. Na sua piza colocou molho de tomate, chouriço picante, mortadela com azeitonas verdes, ameixas secas, kiwi cortado às rodelas, queijo da ilha em tirinhas, camarão, tomate cereja, azeitonas verdes, queijo mozzarella ralado e queijo parmesão. Um sucesso. Foi considerada a piza mais saborosa, mas também não poderia ser de outra forma. Ai de quem se atrevesse a fazer uma piza melhor! :)

A quarta piza a ser provada, foi a do Hugo. Na sua piza não usou molho de tomate. Colocou camarões, cogumelos frescos laminados, tomate cereja, bacon às tirinhas, frango desfiado, ananás, rodelas de banana e queijo mozzarella ralado. Chegou à mesa decorada com folhas de rúcula.

Depois de todas as pizas servidas, seguiu-se um sistema de voto em que teríamos que classificar as pizas de 1 a 3 em termos de sabor e de apresentação. De destacar a participação efusiva do meu sogro, cunhado e prima Mariana nesta fase! Apesar do sistema de contagem de votos ter sido "duvidoso" ;), com várias tentativas de favorecimento próprio, o que é certo é que esta piza foi eleita a mais bem apresentada.

A última piza a chegar à mesa foi a minha e a do Ricardo. Não usei molho de tomate. Coloquei na base da piza queijo mozzarella ralado, cogumelos frescos, fatias de beringela, farinheira, queijo camembert, queijo mozzarella ralado e queijo parmesão. Antes de servir coloquei chalota cortada fininha e folhas de rúcula. Desta vez, achei que a minha piza não saiu especial. Faltou-lhe sabores contrastantes.

Foi uma noite muito divertida, uma maneira diferente de reunir a família e comemorar o dia do Pai.

12 comentários :

Isabel Salvador disse...

Que lindas amiga,bem apetitosas,jinhos

Élia disse...

Realmente estes teu dias de piza são um espectaculo!:))

Bem divertidos

jinhos e bom fds

Maria Lúcia disse...

Um que gostoso todos reunidos
pra saborear esse delícia.
Me diz o que feito o tal
chouriço.
Beijos...
Lúcia.

Teresa Rebelo disse...

Esta ideia é muito gira!
Tenho um primo que de vez em quando também faz uns 'almoços de pizza' para toda a família, com as pizzas de massa finíssima a sair do forno a lenha que a minha tia tem em casa :-)
Beijos e parabéns pelo blog!
Teresa (Lume Brando)

moranguita disse...

mais uma bela noite de pizzas.
essas noites sao o maximo
bom fim de semana

Unknown disse...

Que forma tao engracada de passar o dia do Pai. Essas pizzas deixaram-me com agua na boca. As fotos ficaram lindas.

Beijinhos e bom fds

Pami Sami disse...

maravilhosas =) Um dia destes tenho de experimentar assim tabém com frutas!
Bem haja!

Cunhadinho Hugo disse...

Votação duvidosa??? Mas há dúvidas relativamente à pizza com melhor apresentação? eheh ;)

Ladyhari disse...

Já estou com saudades da minha piza! :o)

Flavinha disse...

Cada pizza mais bela que a outra!

As fotos ficaram simplesmente LINDAS!

Beijinhos

Bombom disse...

Estes teus dias da Pizza são muito inspiradores. Tão variadas e gulosas que até se comem com os olhos!
E eu já me vim inspirar nos teus 5 Quartos de Laranja, para fazer uma Pizza para o meu nètinho quando veio a Portugal. É que ele é maluquinho por Pizza, aquele 5 reis de gente(5 aninhos)! Parabéns aos intervenientes. Se fosse pelas fotos, seria muito difícil dizer qual era a melhor. Bjs. Bombom

Tuquinha disse...

Como visita assídua ao seu blog e do qual gosto muito, passei para lhe dizer que já fiz várias receitas suas. A última foi a do bolo de courgettes que ficou simplesmente deliciosa, tanto que vou repetir para a Páscoa.Se quiser dar uma espreitadel, gostari muito.

em relação a todas essas pizzas estão 5*
Beijinhos e uma Santa Páscoa