quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O último adeus e um almoço com a família

A mudança já está feita! Na segunda-feira retirámos as últimas coisas que deixámos para o fim. Antes de sair, quisemos dizer um último adeus ao nosso pequeno quintal. Tirámos umas fotografias, sentimos o aroma dos limões, apanhámos algumas laranjas e fechámos a porta pela última vez. Adeus quintal, vamos ter saudades!

Não quisemos deixar a casa sem fazer um almoço de despedida. No sábado foi o dia combinado. Não sei se foi desígnio dos deuses, mas o que é certo é que os céus estavam zangados e, durante quase todo o dia choveu torrencialmente como se a terra estivesse seca e pedisse urgentemente água e mais água. O Ricardo, o homem dos grelhados no quintal, ficou encharcado até aos ossos, mas não desistiu, em dia de despedida tínhamos que ter grelhados. O grelhador foi recolhido para um pequeno alpendre coberto e aí, abrigado, o Ricardo foi grelhando febras, costeletas e bifes de vitela.

Para o almoço vieram os meus sogros, a tia Dulce, a minha cunhada Cristina, o marido, a minha sobrinha Marta, a Antonieta e o Hugo.

Mesmo com as mudanças não quis perder a oportunidade de juntar a família e cada um deles, no final do almoço, levar consigo um bocadinho do quintal. Distribuímos vasos com plantas que fomos preparando para quase toda a família e alguns amigos.

Como já referi, o almoço foi carne grelhada acompanhada de salada mista e batatas fritas, mas antes servi queijo fresco salpicado com manjericão picado e azeite.

A Antonieta trouxe uma torta de atum que nos agradou a todos muito.

Para sobremesa a minha sogra fez baba de camelo.

A Cristina fez o bolo de maçã da avó Maria - a quem invariavelmente costumávamos pedir que aumentasse a dose de maçã reineta - que é sempre um sucesso.

E a tia Dulce surpreendeu-nos a todos com um bolo húmido, delicioso, com um agradável sabor a limão. Ainda tenho que namorar a receita! ;)

No final fizemos um brinde aos muitos e bons momentos que passámos juntos. Que venham muitos mais, mas agora numa nova morada. :)

19 comentários :

moranguita disse...

um belo almoço de despedida sem duvida
vai deixar imensas saudades acredito
beijinhos

Belocas disse...

Muita sorte para a nova casa.
Deve ter sido uma despedida em grande,na companhia da familia com boas iguarias, com amizade, e deixando muitas saudades.
Bjs

Isabel Salvador disse...

Que bela despedida sem dúvida amiga e que saudades vais ter,desejo-te muita sorte para essa vossa nova etapa,bjokinhas

Marina Mott disse...

Despedida deliciosa...até eu já tenho saudades desse quintal! mas, virão coisas ótimas na nova casa!! Boa sorte e bom começo! Bjs

Belita disse...

As mudanças são sempre difíceis porque receamos que a próxima etapa não seja tão recheada de coisas boas como a que passámos. Confesso que me ía custar muito viver se ter um pedacinho de terra agora que já faz parte dos meus dias mas de certeza que vais conseguir, nem que seja em vasos e floreiras, ter coisas muito boas e bem à mão. Felicidades.

Babette disse...

Uma bela despedida de uma casa que pelos vistos vai deixar saudades!...
E muitas felicidades para a futura morada. Que seja realmente uma mudança feliz!...
Babette

Raquel Alabaça disse...

Foi uma despedida muito saborosa, um brinde aos bons momentos!

Votos que a mudança seja para melhor e que contenha tão bons ou melhores momentos em família, recehados de muitas receitinhas deliciosas.

Beijinhos

Marisa Silvestre disse...

Bom dia,
só uma leitora assídua do seu blog, adoro as suas receitas e a sua respectiva apresentação. Como tal gostaria de desejar-lhe as maiores felicidades na sua casa nova.

Tuquinha disse...

As maiores felicidades do mundo na NOVA CASA, e que esse quintal maravilhoso possar continuar a dar bons momentos a quem vier a seguir...(tomara ser EU....)
Beijinho e fico a aguardar uma receitinha já na casa nova...
Beijinho

Nanyca disse...

Que belo manjar!!!
hummmmmmm..........

Cunhadinho Hugo disse...

Bela despedida sim senhora! Se tiverem saudades dum quintal... podem sempre me fazer uma visita! ;) O Ricardo deu literalmente o litro... e ficou bem encharcado... parecia que tinha dado um mergulho! eheh Bjs e felicidades na casinha nova!

a. luz disse...

Já chego para a despedida?? Como assim???

Espero que a nova casa seja cheia de energia e que você nos mostre delícias feitas nela!!

A mais nova seguidora da nova cozinha! =)

Beijokas!

Ana Luz
www.artedetemperar.blogspot.com

Sandra G disse...

As recordações ficam na memória e essa despedida não vai ser excepção.
Mas outras vão aparecendo na nova casa.

Bjs

ameixa seca disse...

Fogo, até me sinto triste com essa vossa despedida! Mas o Ricardo é um homem de ferro, é assim mesmo :) Tem tudo um aspecto delicioso, mas babei-me com a baba de camelo, não há nada como ser caseirinha :)

Luciana Macêdo disse...

Felicidades na nova casa.
Bjs!

Laranjinha disse...

Muito obrigada pelos comentários e pelo vosso apoio.

Um beijinho,

Susana Antunes disse...

As despedidas são sempre assim....
Nostálgicas....
Para trás ficaram muitos e maravilhosos momentos que todas nós tivemos a oportunidade de acompanhar...
Para a frente virão sem dúvida muitos mais... cheios de alegria...muitos amigos.... e claro muitas coisas boas... aquelas que só tu sabes partilhar....
Que todas as expectativas sejam superadas...
Beijinhos nossos...

Gisela disse...

Laranjinha e Ricardo,
Uma despedida em grande, com ou sem chuva, todas as recordações vão ficar marcadas para sempre, e muitas mais virão com a nova casa.
Muitas felicidades aos dois e aproveitem bem a casinha nova
beijos aos dois

Anónimo disse...

OLA STORA SOU EU A SUA MLHR ALUNA DA ESCOLA ! GOSTO DE ALGUMAS DAS SUAS RECEITAS MAS NEM DE TODAS GOSTOS PRINCIPLAMENTE DO SALMAO NO PAO E MUITO BOM :D
PASSE BEM !!