terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

Salada de lentilhas castanhas com acelgas, cogumelos e queijo feta


Às vezes questiono-me o que quero com o Cinco Quartos de Laranja? O que significa este blogue para mim? Está quase a fazer cinco anos e o que é que eu alcancei com este projecto? Houve alturas em que tive dúvidas, incertezas. Mas agora não.

Se sou uma boa cozinheira? Uma entendida das artes gastronómicas? Não é assim que me vejo, acho que sou apenas uma curiosa. Uma aprendiz. Alguém que gosta de experimentar e principalmente de aprender. Aprender. Por isso procuro ler, arranjo referências e estou aberta a sugestões.

Quando comecei o Cinco Quartos de Laranja não sabia muito bem qual o caminho a seguir. Queria um blogue temático e escolhi a gastronomia. Inicialmente pensei em falar de cozinha na arte, na literatura, no cinema. Comecei, mas rapidamente o Cinco Quartos de Laranja se transformou num registo diário da minha vida. Um registo pautado pela comida. Conto as minhas histórias tendo como ponto de partida a mesa. O Cinco Quartos de Laranja não é só meu. É de todos os que passam por aqui, dos meus amigos, de todos aqueles com quem me cruzo e que me ajudam a ser quem sou, que marcam a minha vida.

Este blogue tem sido um exercício. Principalmente de escrita. Todos os dias procuro partilhar alguma coisa, dar um bocadinho da minha vida aos outros, sempre numa perspectiva positiva. É também para mim, uma forma de exercer a criatividade. Encontrar um ingrediente que nunca usei e chegar a casa e dar-lhe destino. Como foi o caso de um molho de acelgas que um destes dias encontrei à venda. Quando as comprei achei que talvez as pudesse usar numa massa, quando cheguei a casa mudei de ideias e acabaram numa salada.


Ingredientes:
200 g de lentilhas castanhas
1 molho de acelgas
100 g de queijo feta
8 tomates cereja
200 g de cogumelos shiitake frescos
3 dentes de alho
1/2 limão
1 colher de sobremesa de sementes de cominhos
azeite
sal e pimenta a gosto

1. Cozer as lentilhas. Depois de cozidas escorrer.

2. Lavar e limpar as folhas de acelgas. Cortá-las grosseiramente e levar a cozer em água. Depois das folhas cozidas, escorrer e mergulhar em água fria. Escorrer novamente.

3. Cortar o queijo feta em cubos.

4. Cortar os cogumelos em fatias.

5. Colocar os dentes de alho picadinhos numa frigideira. Tapar o fundo com azeite e levar ao lume. Quando quente, adicionar os cogumelos e deixar saltear.

6. Colocar numa saladeira as lentilhas, as acelgas, os cogumelos com o alho, o tomate cereja cortado ao meio, o queijo feta, as sementes de cominhos, sal e pimenta. Regar com o sumo de limão e azeite a gosto. Servir.


As acelgas foram uma boa descoberta. Gostei e ficaram muito bem nesta salada feita de improviso. É isto que o Cinco Quartos de Laranja me tem dado. Satisfação!

15 comentários:

  1. É tão bom descobrir coisas novas, ter a imaginação a trabalhar, é isso que nos faz caminhar pela vida fora.

    Acelgas, pois ai está uma coisa que ainda não tive o prazer de provar.A salada com o queijo feta, os cogumelos e as lentilhas ficou perfeita.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Laranjinha,

    Acredito que o Cinco Quartos de Laranja também é um bocadinho meu. Porque é inspiração e alento sempre que cá venho e porque me/nos proporcionou muitas horas de boa disposição e alegria e é promessa de muitas mais. Satisfação é vir aqui e ver compraste acelgas. E fizeste uma salada. Também eu. ;)

    Beijo enorme*

    ResponderEliminar
  3. É bom ter o Cinco Quartos de Laranja na nossa vida também. É um bocadinho nosso, nas visitas constantes, na inspiração ou no conforto!
    Esta é uma salada que transmite inspiração e conforto ao mesmo tempo!
    É carregada de aromas, com uma união perfeita!
    Quase com cinco anos, este blog não pára de nos conquistar!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Tudo o que partilhamos e fazemos com carinho são de todos e para todos por isso só posso agradecer-te por estes quase 5 anos de cincoquartosdelaranja e obrigado por nos satisfazeres também...

    Beijinhos e boa semana!

    (Que belo fim tiveram as tuas acelgas ficou um prato magnifico)

    ResponderEliminar
  5. sem dúvida que a blogosfera estaria mais pobre sem o "cinco quartos de laranja" descobri muita coisa neste cantinho,
    é verdade por vezes também me questiono sobre a utilidade do meu cantinho, com ele, sei que evolui e tentei experiências culinárias que não teria tido, até dou por mim a ir cuscar as receitas no meu próprio blog !!!!! é o meu livro de receitas pessoais que fica para a minha descendência !! lol !!!!
    daqui a muitos anos os meus (futuros)netos quererão saber como a avó fazia isto ou aquilo !

    esta saladinha está ao meu gosto, pois adora lentilhas.
    bjkas

    ResponderEliminar
  6. Laranjinha,
    acreditas que nunca provei/ comprei acelgas? vou ter de estar mais atenta a ver se as encontro! quanto a' reflexao do blog, concordo com o que ja aqui disseram, sabe bem vir aqui ao teu cantinho e receber um pouco da ternura, quer nos textos, nas fotografias ou nas receitas que nos deixas. Que venham mais cinco anos em força para ti. Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. Satisfação. Prazeres. Sabores. Inspiração. Amizades. O Cinco Quartos de Laranja é isto tudo. Para ti e para mim!! :) :)
    Beijinho grande.
    Ah, e claro que adorei a salada.

    ResponderEliminar
  8. Barida,
    encontrei as acelgas à venda no Pingo Doce. O molho estava tão bonito, fresquinho, que não resisti.
    Obrigada pelas tuas palavras de apoio.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Sandra G., Suzana, Vânia, Paula e Gasparzinha,

    muito obrigada pelos vossos comentários. Nem imaginam como são importantes para mim.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. É com muito gosto que leio as tuas receitas, partilhamos e aprendemos uns com os outros.

    O próprio nome do teu bloque já tem valor acrescentado senão vê: 5 quartos é mais que o todo, 4 quartos faz a unidade, 4 quartos de laranja faz uma laranja. Se forem 5 quartos é um gomo extra, por esse extra visito este sítio.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Laranjinha esta salada tem tudo para ser boa, tal como o Cinco Quartos de Laranja, um blog que nos inspira diariamente
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Nunca vi acelgas por aqui mas adoro tudo que é folha verde :) Um bocadinho do gomo da tua laranja é de todos nós!

    ResponderEliminar
  13. Miguel,
    obrigada pelo teu comentário. Original. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  14. Ameixinha,

    ultimamente tenho notado que alguns hipermercados procuram ter à venda produtos menos comuns, entre eles as acelgas, ruibarbo, cherovias, romanesco, etc. É bom! :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. o teu blog e fantistixco leva-nso a viajar contigo nas tuas aventuras culinarias:_)

    ResponderEliminar