terça-feira, 7 de junho de 2011

Sopa de courgette com ovos mexidos


Vegetables from an Italian Garden: Season-by-season recipes é a minha mais recente aquisição para a estante de livros de cozinha cá de casa. Apesar de já ter um lugar reservado na estante, o que é certo é que ainda parou por lá muito pouco tempo. Isto de ter um livro novo, cheio de receitas não é para estar parado na estante! Enquanto o encantamento durar, vou querer descobri-lo o mais que puder. Pelo menos, tem sido assim nestes últimos dias.

O livro está organizado pelas quatro estações do ano. Em cada estação apresenta receitas com os legumes da época, de maneira a que consigamos desfrutar da frescura dos produtos e comer, muitas das vezes de forma mais económica. O livro possui por estação um marcador colorido, verde para a Primavera, amarelo para o Verão, castanho para o Outono e cinzento para o Inverno. Para além disso, apresenta uma breve explicação dos produtos e de como os devemos cultivar no nosso quintal. Que pena só ser sobre legumes, gostava imenso que tivesse receitas de fruta por estação. Um livro de receitas de fruta por estação será que encontro?

Das duas vezes que estive em Itália, uma das coisas que me chamou a atenção nos mercados foi a variedade de legumes. Encontrávamos alcachofras como quem por cá encontra couves. Rúcula e radicchio como encontramos alface. Courgettes de várias cores e feitios. Por cá, quanto muito encontramos muitas da mesma qualidade. Cogumelos e tomate seco, eram muito comuns. Para além de muitos outros legumes que nem sabia o nome. Recordo-me da frescura das cebolas, das variedades de tomate e até de encontrar uns morangos pequeninos silvestres. Ir aos mercados é sempre uma experiência magnífica. Ajuda a perceber em muito a cultura de um povo.

Num curto espaço de tempo já fiz duas receitas do livro e adivinhem com que ingrediente? Courgettes, claro está! O meu pequeno reino das courgettes continua a dar que falar na minha cozinha, desta vez é uma sopa.


Ingredientes:
7 courgettes pequenas
3 colheres de sopa de azeite
3 ovos
30g de queijo parmesão ralado
1 raminho de coentros picados ou de manjericão
1,2L de água
sal e pimenta q.b.

1. Colocar o azeite numa frigideira anti aderente e levar ao lume. Adicionar as courgettes cortadas em cubinhos. Deixar cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando até estarem macias.

2. Colocar as courgettes numa panela e tapar com água. Temperar com sal e pimenta. Levar ao lume.

3. Bater os ovos com o queijo e os coentros picados. Temperar com sal e pimenta.

4. Colocar os ovos na frigideira ainda quente, fora do lume. Levar ao lume para acabar de cozinhar os ovos, mexendo de vez em quando.

5. Adicionar os ovos mexidos às courgettes na panela e servir.

Quando li a receita achei muito estranho fazer um caldo com courgettes e depois servi-lo com ovos mexidos! Reli várias vezes a receita e era mesmo assim. Como nestas coisas gosto de quebrar os meus preconceitos avancei e ainda bem que o fiz. A sopa ficou óptima. A mistura do caldo, com as courgettes e o ovos fica muito saborosa. Os ovos como levam o queijo e os coentros (não tinha manjericão) ajudam a dar corpo à sopa.

Mais uma receita para homenagear o reino das courgettes!

11 comentários :

Fátima Fonseca disse...

Que bela sopa!
Estou mortinha que o reino de courgettes da minha sogra comece a dar o seu fruto. Daqui a um mês já devem abundar por cá;)

Susana Gomes disse...

Tb já me começam a chegar as primeiras curgetes da horta do meu pai. Eu gosto muito de sopa com ovos, acrescenta proteína e torna-as uma refeição completa. E deliciosa! :)
Beijinhos

Sandra G disse...

Pois eu não tenho nenhum reino de curgetes, comprei as sementes mas não tive tempo de as plantar. :(.

Uma sopa muito completa!

Bjs

Filipa disse...

pesar de estarem presentes durante todo o ano, esta é a sua altura de excelência. E ainda bem. Porque eu adoro. Courgettes. E ovo na sopa também. Um beijinho

risonha disse...

gostei da ideia... e tenho um monte de curgettes no frigorífico.

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

pode lá ser....o meu primeiro cometário foi para o prato e só depois fui à deliciosa sopa...esta minha apetencia para certos detalhes que me povoam as memórias....
Beijinhos
PS Fiquei a pensar no livro....

Receitas ao Desafio disse...

Adorei a descrição que fizeste das passagens por Itália. na realidade, estamos demasiado circunscritos aos que se comercializa que por vezes nem nos apercebemos da variedade de legumes que existe.
Costumo colocar courgette em todas as sopas, mas cometo o erro de depois triturá-la. A tua sugestão é muito interessante e os ovos complementam a entrada tornando-a uma refeição.
Um beijinho
patrícia

Suzana Parreira disse...

Laranjinha querida,

Sei bem como funciona o namoro com os livros mais recentes. Esse continua na minha wishlist e agora ainda fiquei mais curiosa. As boas das courgettes chegaram cá a casa esta semana e são uma enorme felicidade. A sopinha... nhamm nhamm... ficou-me na retina e assim com ovo é perfeita como refeição! ;)

beijo repenicado*

Receitas para a Felicidade disse...

É caso para dizer : que linda e rica sopinha hummm....

Beijinhos e tem uma óptima semana!!

Unknown disse...

Abobrinha italiana é a que eu mais gosto por ser mair suave e macia. Sua sopa ficou bem apetitosa.

Bjs

Diana disse...

uma comidinha saudável e gostsa é o que preciso