quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Beringelas recheadas com queijo feta e ervas aromáticas


No domingo de manhã fui ao mercado. Adoro as minhas idas ao mercado. Gosto de ver as frutas e os legumes frescos, com um ar viçoso, fresco e apelativo. Quando vou ao mercado trago para casa vários sacos com coisas boas. Desta vez trouxe tomate em cacho, ervas aromáticas, espinafres, agrião, rabanetes e beringelas. Sempre que vou ao mercado acho as beringelas lindas. E como o Ricardo adora, trouxe e cozinhei-as logo para o almoço.


Ingredientes:
3 beringelas grandes
2 dentes de alho picados
2 chalotas
1dl de azeite
3 tomates
0,5dl de água ou vinho branco
sal e pimenta
120g de queijo feta
20g de coentros picados
15g de salsa picada
50g de azeitonas cortadas
2 colheres bem cheias de queijo ralado grana padano


1. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

2. Cortar as beringelas ao meio e retirar parte da polpa interior. Cortar em pequenos pedaços o miolo da beringela.

3. Refogar as chalotas picadas e o alho no azeite. De seguida acrescentar o tomate cortado em pequenos cubos e deixar cozinhar uns minutos.

4. Acrescentar a polpa da beringela picada. Juntar a água. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar em lume brando até a beringela estar macia.

5. Adicionar o queijo feta esboroado ou cortado em pequenos cubos, as azeitonas cortadas, a salsa e os coentros picados. Mexer e retirar do lume.

6. Rechear as beringelas com o preparado anterior. Polvilhar com o queijo ralado.

7. Colocar as beringelas recheadas num tabuleiro, regado com um fio de azeite.

8. Levar ao forno durante 50 minutos.


Acompanhei as beringelas com uma salada de tomate, alface e rabanetes. O tempo de forno poderá variar de acordo com o tamanho das beringelas. As que usei eram grandes.

Eu que dantes torcia o nariz sempre que o Ricardo me pedia para cozinhar beringelas, agora ando uma verdadeira fã. Posso dizer que agora adoro beringelas, especialmente assadas no forno. Mais uma receita que me agradou, muito.

10 comentários :

rosaamarela disse...

A beringela conserva-se bem uns dias no frigorifico, faço muitas vezes do mesmo modo mas com uma lata de atum como recheio e pimentos aos pedaçinhos(amarelo, vermelho e verde, que tenho sempre congelados)

Bom dia !

7gramasdeternura disse...

Adoro beringelas, assadas, recheadas... e estas estão com um ar delicioso!
beijinho

Ana Rita Marreiros disse...

Gosto muito também, mas foi um gosto que tive de me impor ,pois sempre achei que não ia gostar do sabor!!!
Cozinho-as normalmente no forno e esta receita é mesmo para experimentar!!

Bjoka
Rita

Ondina Maria disse...

Por cá somos fãs das beringelas. Normalmente, além da polpa da beringela, uso carne picada, tomate e outros legumes que me chamem a atenção na altura. Quando vão ao forno, salpico-as com cubos de feta temperado com azeite e oregãos. O restante recheio (que não cabe nas beringelas, é utilizado com massa :)
São refeições que correm sempre bem, além de a apresentação também agradar aos olhos!

Marmita disse...

Ora aqui está uma coisa que eu tenho saudades.. do mercado! Ia bastante vezes com a minha mãe em pequena e agora já casada poucas as vezes foram as que fui.. fica longe, com poucos acessos.. perguiça e enfim.. troco o mercado pelo pingo doce! No entanto adoro quando vou ao norte e faço a quinta da minha sogra de meu mercado :) Receita deliciosa a tua! beijos

soblushed in USA disse...

tens q experimentar panar beringelas com ovo e farinha/pao ralado. mas primeiro coloca as fatias longitudinais em agua e sal, durante uns 15 min. :D

Diogo Marques disse...

Ao ver esse prato delicioso até pensei, por momentos, que estava no verão!! Deve ser divinal!

rosaamarela disse...

E lasanha de beringela ??? - use a receita da lasanha, em vez de massa, usar fatias de beringela longitudinais... divino..


bom carnaval

Sandra G disse...

Essa receita tem de ser só para mim, pois o maridito não gosta de beringela. :( Eu faço tão pouco.

Bjs

Laranjinha disse...

Olá Sandra,

cá em casa era ao contrário. O Ricardo adorava e eu nem por isso. Com as idas a Espanha, onde comi beringelas e adorei. Acabei por ir experimentando fazer cá em casa. E não é que agora, posso dizer que gosto! :)

Um beijinho e bom domingo.