Próximos workshops
Lisboa 29 de Novembro de 2014
Sábado:
10h30 - 13h00      Entradas e Aperitivos para Festas
 
 
14h30 - 17h00      Doces de Natal
Inscrições limitadas 30  formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP

quinta-feira, 19 de Abril de 2012

Há peixe e grandes chefs em Lisboa


Portugal tem o melhor peixe do mundo. É importante dizê-lo, mas não basta. Para uns é necessário valorizar este património com que a situação geográfica do país nos honrou, seja com bons pratos ou com técnicas adequadas de modo a respeitar este excelente produto. Para muitos é importante mostrar e divulgar o nosso peixe e o trabalho inovador e criativo dos chefs. Para todos, é importante fazer do nosso peixe uma imagem de marca da gastronomia portuguesa, cá dentro e lá fora. É neste espírito que acredito em iniciativas como o Peixe em Lisboa, que se realiza no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço em Lisboa, até ao próximo domingo, dia 22 Abril de 2012.

O Peixe em Lisboa oferece-nos a possibilidade de podermos provar algumas das iguarias de grandes chefs da nossa praça, de visitar um mercado gourmet, com vinhos, azeites, sal, queijos, doçaria tradicional, conservas, utensílios de cozinha e até um espaço de peixaria com peixe fresquinho, aulas de cozinha e assistir a apresentações de chefs prestigiados, tanto nacionais como estrangeiros, alguns premiados com as conhecidas estrelas Michelin.

Encontramos nas ementas dos restaurantes ali representados - Peixaria da Esquina de Vítor Sobral, Bocca, Eleven, G-Spot, José Avillez, Nobre/Spazio Buondi de Justa Nobre, Ribamar, Tasca do Joel, Umai de Paulo Morais e Anna Lins, e 100 Maneiras de Ljubomir Stanisic - uma enorme variedade de pratos em que o peixe é a estrela principal. Desde o bacalhau, esse fiel e velho amigo, passando pela cavala, um peixe redescoberto e enaltecido como bem merece por vários chefs, até ao atum, à dourada, ao cantaril, ao cherne, para além das opções de marisco.


A magia do espaço está na enorme esplanada central, ladeada por sofás individuais, que convidam a sentar. As mesas estão decoradas com candeeiros, o que torna ainda o espaço mais acolhedor e mais próximo de uma sala de restaurante elegante.

A minha experiência no Peixe em Lisboa começou com uma aula de cozinha com Anna Lins, que se revelou uma simpatia. Na aula, a Anna explicou-nos como arranjar o peixe para o sushi, desde o amanhar até ao corte. Mas a parte mais divertida é sempre a de fazer o rolo.

Esta foi a única aula em que participei, pois, os horários das aulas coincidem na grande maioria dos dias com as apresentações de chefs, e para mim são oportunidades únicas assistir. Como imaginam ver o José Avillez a apresentar alguns dos seus pratos e a explicar-nos a história por detrás do prato, é algo especial para quem se interessa por comida. Na sua apresentação, reconheci o quão é importante perceber um prato. O modo como surgem as ideias, as inspirações, as referências, tudo isso é fundamental para compreender a cozinha de José Avillez. Ao sabermos a história percebemos o porquê, a origem dos ingredientes e da composição do nosso prato. Aqui já não é só o que se come, é algo mais que está relacionado com os conceitos que dão vida ao que nos é apresentado. É o tipo de cozinha que se tem que perceber primeiro para a seguir se degustar com o palato desperto. Os pratos de José Avillez são autênticos poemas para serem saboreados.

A segunda apresentação a que assisti foi a do chef Carlos Martins do restaurante do Hotel Aviz, onde está desde 2006 e onde já passei numa das edições da Lisboa Restaurant Week. Antes esteve nas unidades hoteleiras da Quinta da Marinha & Villas Golf Resort, Lawrence's Hotel, Caesar Park Penha Longa Golf & Resort e Hotel da Lapa. A cozinha do chef Carlos Martins é uma cozinha dita mais clássica, com influências do receituário do Mestre João Ribeiro.


O chef Carlos Martins apresentou-nos a confecção de dois pratos, Bacalhau à Conde da Guarda e um risotto com camarões e vieiras. Assistir à confecção destes pratos deliciosos deu-me uma fome e uma vontade enorme de experimentá-los cá em casa.

Para quem gosta de peixe e não só, ainda pode passar pelo Pátio da Galé.

7 comentários:

  1. Querida Isabel,

    Fotografaste-me na primeira foto! Bem me parecia que eras tu, mas não tive a certeza quando te vi... :)
    Também lá estive na 2ª feira :)
    Bela reportagem! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia,

      que coincidência tão gira! Eu não te vi, que pena.
      Obrigada.

      Um beijinho.

      Eliminar
  2. bela reportagem, que momentos "deliciosos"

    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabor a Casa,

      muito obrigada.

      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Olá, Laranjinha! :)

    Subscrevo os comentários anteriores: que bela reportagem! E acrescento: que pena não conseguir passar por lá. Que inveja (boa, claro)! :D

    Beijinhos,

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      muito obrigada.
      Para o ano temos que combinar e vamos juntas.

      Um beijinho grande para ti.

      Eliminar
    2. Olá! :D

      Fica combinado! Vou adorar. :D

      Um grande beijinho!

      Paula

      Eliminar