terça-feira, 15 de maio de 2012

Costeletas de borrego com alecrim e puré de ervilhas e um vídeo


Cozinhar é fácil. Não sinto dificuldades em cozinhar com outras pessoas a verem e até a fazerem-me perguntas. Até acho importante que haja esta interacção. Mas com uma câmara à frente a captar todos os nossos gestos e movimentos, a sentir a nossa respiração, a seguir-nos de um lado para o outro, a situação é diferente, mas, confesso, não menos divertida. Ou pelo menos, eu achei.

Cozinhar na Academia do Queijo da Saloio colocou-me perante duas câmaras e um cameramen, que, curiosamente, também filmava pela primeira vez alguém a cozinhar. Como sabem não faço isto todos os dias, como se costuma dizer, e quer queiramos quer não, sente-se um peso grande de responsabilidade que se transforma num ligeiro, profundo, sentimento de nervosismo. Assiste-nos na altura algumas dúvidas, especialmente se nos iremos sair bem ou não, como acho que é normal. Mas assim que começamos, tudo isso desaparece. O facto de ter sido uma experiência nova, com um misto de sentimentos à mistura, fez com que eu tivesse gostado tanto. Em todos os momentos, procurei ser eu própria, como se estivesse na minha cozinha.

Filme da autoria da Saloio

Em relação ao resultado final, tenho um sentimento grande de satisfação com o que fiz. Obviamente com enganos e risos pelo meio, como me parece ser da praxe e também, com alguns volta a repetir, especialmente quando me comecei a sentir mais à vontade e a achar que poderia fazer melhor.

Termos uma câmara a filmar o que estamos a cozinhar não é fácil, mas também parece mais difícil do que na realidade é. E por isso, gostei imenso desta experiência. Foi muito divertida. E sem dúvida que voltava a repetir!

A segunda receita que confeccionei na Academia do Queijo da Saloio foi costeletas de borrego com alecrim e puré de ervilhas. Espero que gostem.


Puré de ervilhas com queijo cremoso Saloio

Ingredientes:
150g de batata cozida
500g de ervilhas cozidas
15g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de sumo de limão
50g de queijo cremoso Saloio
sal

1. Colocar todos os ingredientes num robot de cozinha e reduzir a puré.


Costeletas de borrego com alecrim

Ingredientes:
2 costeletas de borrego por pessoa
1 dl de azeite
2 hastes de alecrim
3 dentes de alho com a camisa
sal e pimenta preta de moinho q.b.

1. Colocar o azeite numa frigideira com o alho e o alecrim. Levar ao lume.

2. Assim que o azeite estiver quente, juntar as costeletas de borrego temperadas com sal e pimenta preta de moinho. Cozinhar as costeletas dos dois lados.

3. Depois das costeletas cozinhadas, retirar para um prato.

4. Servir com o puré de ervilhas.


O cheiro delicioso e doce do alecrim invade a cozinha enquanto se preparam as costeletas. Deixando os familiares ou convidados com água na boca.

O puré de ervilhas fica fantástico. Aconselho a usarem batatas "velhas", pois têm menos água do que as novas, e isso permite que o puré fique mais cremoso.

Bom apetite!

Fotografias e grafismo da autoria da Saloio

6 comentários :

Luisa Alexandra disse...

Hummmmm!!!!
Já almoçava!

Fê Dayrell disse...

Parece delicioso, gostei muito vou levar a receita deste purê de ervilhas.bjo

Isabel Salvador disse...

Portaste muito bem amiga, ficaste linda e apresentaste muito bem a receita, adorei ver-te....bjokitas

Vera disse...

olá laranjinha,
já visito o teu blogue há muito tempo mas este é o primeiro comentário que deixo aqui, porque só agora ganhei coragem (inspirada por ti e por mais algumas bloggers) a ter o meu próprio cantinho!!já experimentei várias receitas daqui e já perdi o número ás vezes em que as mesmas me serviram de inspiração.tens mais uma seguidora!!EUUUUUUUU!! bons cozinhados. beijos. vera
http://entrecostosnaosediscutem.blogspot.pt/

soblushed in USA disse...

boa sugestao Isabel! e tiveste mt bem no video ;) ai o queijinho saloio... gosto mt!

Gisela disse...

Que belos resultados sairam dessa iniciativa. Este prato está perfeito.
Um beijinho