quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sopa fria de tomate


Sopa para mim até há algum tempo atrás, era a sopa quente, a fumegar, o conforto necessário ao chegar a casa num dia de frio. Mas à medida que vamos conhecendo mundo, as nossas referências alteram-se assim como o conceito de sopa. Sopa fria? Como? - Não quero. É gaspacho? Nem pensar!

Até uma determinada fase da minha vida tive alguma relutância em relação às sopas frias e nem sei bem porquê. Cá em casa o Ricardo começou a pedir que fizesse. E para festejar um dos seus aniversários, acedi. E não é que adorei!? Fiz e voltei a repetir. Mas o meu verdadeiro baptismo em relação às sopas frias foi o ano passado, nas viagens pela Andaluzia. Em dias de calor, sabe muito bem uma sopa fria. A sopa que hoje vos apresento é uma "prima" do gaspacho da Andaluzia. Fresquinha, com um ligeiro toque picante é mesmo deliciosa.


Ingredientes:
500g de tomate
1 dente de alho pequeno
35g de cebola
50g de pimento vermelho assado
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
5g de salsa
0,5dl de azeite
4 a 5 gotas de molho Tabasco
30g de miolo de pão seco
3dl de água fria
sal q.b.


1. Limpar o tomate de peles e sementes.

2. Colocar todos os ingredientes num liquidificador e triturar.

3. Colocar a sopa no frigorífico pelo menos duas horas antes de servir.

4. Servir a sopa bem fria em copos decorados com uma folha de salsa.


Agosto surpreendeu-nos, ontem, com chuva. Ao cair da noite parecia um típico dia de Outono. Céu cinzento e a chuva a cair do céu. Hoje o sol e o calor voltaram. Afinal estamos em Agosto. O mês de Verão, da praia e dos típicos 40º graus à sombra, em alguns anos no Ribatejo. Viva o Verão, dos dias quentes. E para estes dias de Verão nada melhor do que uma sopa de tomate, fresco, acabadinho de chegar da horta. Bom feriado!

17 comentários :

Unknown disse...

Deve ter ficado deliciosa!

Fê Dayrell disse...

Eu gosto muito de sopa fria de tomate, faço uma que leva iogurte que é muito boa.
EStou levando sua receita

Flor de Sal disse...

Eu ando a dar os 1os passos nas sopas frias! Confesso que não me agradam muito. Voiu experimentar essa! Jokas

Cininha disse...

Adoro sopas frias, estas mesmo frias e no verão até de feijão verde gosto fria, de tomate também adoro, tenho lá no meu blog uma grega deliciosa :-)

A Delicodoce disse...

Como sempre uma maravilha!!!
Bj

Ana Prazeres disse...

Mais uma guardadinha... Confesso que ainda não me aventurei em sopas frias, nem sei bem porquê, eu, Srª Bento para o almoço... Mas cada vez me convence mais!

Beijinho

a disse...

Olá Laranjinha
Adoro sopa de tomate seja ela quente ou fria, ficou deversa apetitosa!

Laranjinha disse...

Sara,
bem fresquinha, fica mesmo muito boa.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Fê,

ainda sou novata nas receitas de sopa fria. Gostei da ideia do iogurte, também deve ficar muito bem.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Flor de Sal,

eu compreendo-te perfeitamente. Penso que já passei pelo mesmo. Parece que há uma barreira cultural que nos faz olhar para as sopas frias de outra maneira. No meu caso o importante foi começar. Experimentas esta. A receita dá para mais ou menos 750 ml de sopa. Bem fresquinha, fica muito boa.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Alcina,

fiquei curiosa com a sopa grega. Vou ver.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá,

muito obrigada.

Um beijinho.

Ondina Maria disse...

Confesso que também tenho alguma relutância em relação às sopas frias, mas já me vou habituando. Por vezes sabe-me bem um gaspacho ou até algumas sopas frias de fruta, como maçã ou pêra. Ainda assim não consigo convencer o homem da casa que a única coisa fria que come, com muita moderação, são os gelados :)

Laranjinha disse...

Olá Ana,
eu sopas frias também tinha algumas reticências, depois de experimentar e de me ir habituanado, agora tenho vontade de experimentar outras combinações. E para levar na lancheira é óptima.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Sandra,

obrigada.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Ondina,
cá em casa era ao contrário. O Ricardo é que me pedia sopas frias e eu lá fui cedendo. E agora gosto. Mas sinto que foi preciso habituar-me. Culturalmente as nossas sopas são quentes e isso faz-nos, no início alguma confusão. Que passa rapidamente. :)

Um beijinho grande para ti.

Vanderleia disse...

Oi Laranjinha, meu marido adora suco salgado de tomate.Provavelmente gostara dessa sopa fria também.Beijos e ótimo final de semana.