terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Laços com molho de tomate, atum e azeitonas


Hoje é um dia especial para mim. Vou pela primeira vez apresentar um livro no seu lançamento. A Catarina Beato convidou-me e eu senti-me muito orgulhosa por fazer parte deste momento tão especial, para um autor, que é a apresentação do seu livro. Hoje, às 19h, vou estar na FNAC do Chiado ao lado da Catarina a apresentar o seu mais recente trabalho, Dieta das Princesas, edição da Marcador. Apareçam!


E como os dias de Inverno continuam frios, hoje, deixo-vos mais uma sugestão de comida de conforto. O molho de tomate e atum foi feito para um artigo sobre molhos para a edição de Novembro de 2013 da revista Saber Viver.

Ingredientes:
1,5 kg de tomate maduro
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
1 talo de aipo
2 folhas verdes de alho-francês
1 dl de azeite
2 latas de atum ao natural
80 g de azeitonas pretas às rodelas
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Escaldar o tomate em água a ferver durante 5 minutos. De seguida, escorrer a água quente, passar o tomate por água fria.

2. Limpar o tomate de peles e sementes.

3. Levar ao lume uma panela com a cebola e os dentes de alho picados, e o azeite. Assim que a cebola quebrar, adicionar o tomate picado, a cenoura aberta ao meio, o talo de aipo e as folhas de alho-francês. Temperar com sal e pimenta preta a gosto.

4. Deixar cozinhar, em lume brando, até parte do molho se ter evaporado ou até a cenoura estar cozida.

5. Retirar a cenoura, o talo de aipo e as folhas de alho-francês do molho. Juntar o atum previamente escorrido e as azeitonas. Cozinhar durante mais dois a três minutos e retirar do lume.

6. Servir o molho com 400 g de laços cozidos em água e sal, seguindo as indicações da embalagem. Depois da massa cozida, escorrer e envolver no molho.

16 comentários :

Tertúlia da Susy disse...

Uma bela refeição.
Bjs, Susana

Anita Silvestre disse...

Olá Laranjinha! :) Gostei muito de a conhecer e quando venho aqui e me deparo com a minha comida preferida - massa com atum e muito tomate!!! - pronto, fiquei ainda mais rendida! ;) Quando quiser fazer aí um ataque ao guarda-roupa, é só dizer! ;) ***

http://www.look-a-day.com/

Masterchef cá de casa disse...

Esse molho de tomate ficou com uma cor bonita e vibrante.

Unknown disse...

Que aspecto delicioso! Fiquei com vontade de as fazer para o meu almoço ;)
http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

Anabela disse...

ola. Estive ontem na fnac a assistir ao lançamento do livro da Catarina e gostei mto da apresentação que fez dela e do que vos une. Muitos parabéns. E parabens tb por este site. Tem receitas deliciosas - sei pq já fiz algumas. bjnh.

Carla Amorim disse...

desculpe a minha ignorância mas retira-se a cenoura, o aipo e as folhas de alho francês e depois que faço com as mesmas? não são para adicionar ao molho?

Laranjinha disse...

Olá Carla,
eu costumo retirar, pretendo apenas que esses legumes aromatizem o molho. Mas se quiser, pode cortar em cubinhos bem pequenos a cenoura e o aipo e deixar ficar no molho. As folhas verdes de alho-francês aconselho mesmo a retirar, porque são mais duras.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Anabela,
muito obrigada. O seu comentário deixou-me muito contente.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Ovelha Negra,
obrigada. Espero que goste.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Masterchef cá de casa,
muito obrigada.

Laranjinha disse...

Olá Anita,
eu também gostei muito.
Também adoro massas.
Depois de ler a experiência da Catarina, fiquei com vontade de dar a volta ao roupeiro. :)
Obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Susana,
um prato de massa sabe sempre tão bem.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Susana,
o molho de tomate com atum fica tão bom.
Um beijinho.

Joana M. disse...

Mal posso esperar por poder experimentar esta receita! :) A minha única dúvida é em relação ao aipo, que não aprecio muito, pessoalmente. Não sei se haverá outro ingrediente que o possa "substituir". :)

Laranjinha disse...

Joana,
eu costumo usar o aipo para dar sabor. Mas se não gosta, pode simplesmente não usar. Não sendo em substituição, mas caso queira fazer a receita, pode colocar, por exemplo uma folha de louro.
Um beijinho.

Anjo-de-Mel disse...

Hmm, gosto de pratos assim :) Bjinhos.