segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Uma visita ao Mercado de Sabores


A quinta edição do Mercado de Sabores do Continente este ano realizou-se em Lisboa e teve como tema a comida de rua, ou street food. Eu fui visitar o espaço logo no primeiro dia, 12 de Setembro, à tarde.


Uma das coisas que me motiva a visitar este tipo de eventos, é, por um lado a comida, a variedade de produtos oriundos de diversas zonas do país, a possibilidade de conhecer os produtores e por outro, as actividades que se realizam, como os workshops e as demonstrações de cozinha dos vários chefs.

A primeira coisa que fiz assim que cheguei foi fazer uma visita pelos expositores. Comecei pela zona da banana da Madeira, passei pelos produtores de dióspiro e romãs, descobri o polvo em azeite na zona das conservas, não resisti a provar as uvas dos diferentes produtores representados, os queijos bons de várias zonas do país, o pão - de Gimonde, de Rio Maior, broa de Avintes - a carne de vaca maturada grelhada. Descobri a carne maturada através da leitura do livro Aventuras da Carne, na altura por cá, era assunto pouco falado, que eu soubesse. Hoje, é interessante ver este tipo de oferta no mercado nacional. Parei também na zona das ervas aromáticas. Adoro usar ervas nos meus cozinhados e foi com agrado que descobri o anis e tive a possibilidade de provar uma folha de stevia, um substituto natural do açúcar. E digo-vos, é mesmo doce. Das Aromáticas Vivas diziam-me enquanto eu provava: "É mais doce do que o açúcar!"


Ao final da tarde assisti ao workshop de ovos moles, um dos ex libris da cidade de Aveiro. Para a preparação dos ovos moles são precisos 5 dl de água, 1 kg de açúcar e 1 kg de gemas. O segredo dos ovos moles está no ponto de açúcar. Mistura-se a água com o açúcar até obter ponto espadana e depois juntam-se as gemas. Dito assim parece fácil, mas quando passamos para a prática, sabemos que a experiência ajuda muito. Para a preparação das hóstias usam farinha, água e um fio de azeite para que a massa não cole. Ali, usaram folhas de hóstia já prontas. Penso que é daquelas coisas que para fazer em casa deve ser mesmo um verdadeiro desafio, por isso ainda nunca me atrevi a experimentar. Depois de pronta a massa é colocada em moldes. A hóstia é ligeiramente molhada e depois é então recheada com os ovos moles. Coloca-se outra hóstia por cima e vai à prensa. De seguida são cortados os ovos moles com as diversas figuras marinhas que tão bem conhecemos.


Durante esta visita assisti também ao processo de fabrico de queijo fresco de forma artesanal. O leite é aquecido e o sal ao ser adicionado é colocado num saco de mousseline para se ir dissolvendo e evitar que se acumule no fundo. O leite é coalhado com a flor de cardo. O líquido preparado com o cardo triturado fica com um tom acastanhado, pronto a usar, depois de coado. Eu tenho um certo fascínio por este processo. Ver se este é o ano em que me aventuro a fazer queijo fresco cá por casa, ou não fosse esse um dos vários desejos que ainda tenho por realizar.


Durante a tarde decorreram várias demonstrações de cozinha realizadas pelos alunos da Escola de Hotelaria de Lisboa e pelo conhecido chef Hélio Loureiro, que apresentou pizzas com ingredientes portugueses.


Passar pelo Mercado de Sabores foi mais uma forma de conhecer o que de bom se produz em Portugal.

4 comentários :

Histórias e Aromas disse...

Tenho tanta pena em não haver "eventos" deste tipo por estes lados!
Vou me contentando com as vossas fotografias :)
Beijinho e Boa Semana!
Cláudia L.

Laranjinha disse...

Cláudia,

este ano realizaram só em Lisboa. Mas gosto imenso de visitar este tipo de eventos em que contactamos com produtos e produtores nacionais.
Obrigada.
Um beijinho e votos de uma boa semana.

As disse...

Efectivamente concordo com Historias e Aromas... Gostava de saber porque é que só fazem em Lisboa e Porto :(

mecatronicgirl.blogs.sapo.pt

Laranjinha disse...

As,
:(
Espero que o meu relato vos ajude a ver este evento, como eu o vivi.
Um beijinho.