Próximos Workshops
Lisboa 4 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h00 - 13h00      Doces Tradicionais de Natal
Inscrições: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se
Lisboa 10 de Dezembro de 2016
Sábado:
10h30 - 13h30      Receitas para a Mesa de Natal
 
 
14h30 - 17h30      Presentes de Natal
Inscrições: formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Salada de favas com arroz integral e queijo


Visitar os meus pais é sempre uma alegria. Entre muitos beijinhos de saudades e abraços que revelam o quanto gostamos uns dos outros, adoro conversar, sem fim, com eles. Procuro saber as novidades. O que têm feito, como vão os vizinhos, a família, como tem reagido o nosso cão mais velho - Neco ou melhor, Nequinho - à chegada do filho, um cachorro lindo, todo branco, gordinho, que faz as delícias da família. Nem imaginam, os ciúmes e o amuo com a chegada deste novo elemento que começa a ocupar os mesmo espaços que eram só dele e a receber muita atenção. Tão engraçado!

Sempre que os visito, gosto de andar com a minha mãe pelo quintal, nas traseiras da casa. Gosto de espreitar as galinhas. Nem imaginam o prazer que é segurar um ovo, morno, acabado de ser posto. Há como que uma alegria infantil de descoberta e prazer que não conseguimos conter assim que o seguramos nas nossas mãos. Gosto de ver o cantinho onde crescem as ervas aromáticas, salsa, coentros, hortelã, erva-cidreira e alecrim. Eu já tentei que cultivassem tomilho, sálvia, manjericão, cebolinho, mas como não usam, acaba por ser mais difícil que eu consiga que tratem destas ervas. E eu peço com muito cuidado!

Em cada visita há quase sempre um ritual. Sair da casa principal, passar pelas hortas e ir até ao laranjal. Quando está em flor, o cheiro fresco, adocicado, a citrinos é tão intenso e delicioso, que não somos capazes de ficar indiferentes. Nós e as abelhas que correm de um lado para o outro para aproveitarem o pólen doce que até se sente no ar.

E depois há a horta. Há legumes que os meus pais procuram ter como couves, galega e por vezes de fechar, cebolas, batatas, alhos, feijão verde, tomate, abóboras, curgetes, pimentos, alfaces e nesta altura do ano têm sempre uma boa sementeira de favas. E o que eu adoro favas! Guisadas com entrecosto, em sopas e saladas, são uma delícia. Este é daqueles legumes que raramente compro congelado. Acho que têm muito mais sabor nesta altura do ano. Adoro a época das favas. Na minha última ida a Santarém trouxe do quintal dos meus pais um grande saco de favas, uma das receitas que usei para as aproveitar foi a salada que hoje vos trago.


Salada de favas com arroz integral e queijo

Ingredientes:
350 g de favas cozidas
230 g de arroz integral cozido
150 g de tomate cereja
5 rabanetes
150 g de queijo stilton branco com arandos
70 g de mistura de folhas verdes q.b.
50 ml de azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Retirar a pele às favas.

2. Numa taça misturar as favas, o arroz, o tomate cortado ao meio, os rabanetes fatiados, o queijo cortado em pequenos cubos e as folhas verdes.

3. Temperar com sal, pimenta, azeite e vinagre. Mexer. Se necessário rectificar os temperos e servir.

6 comentários :

  1. Essa salada ficou com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/crepes-gratinados-recheados-com-pasta.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara,
      soube tão bem! Muito fresca e nutritiva.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Já têm favas os seus pais, e eu aqui ao lado não. Gosto tanto de favas, mas em breve estão boas. Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meireles,
      ainda não estão em força, mas já dá para apanhar. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Agora fui transportada para o pequenino quintal da minha avó paterna, onde ela criava galinhas e pintainhos. Desde aí nunca mais peguei num ovo morno, acabado de pôr...
    Beijinho. Susana

    ResponderEliminar
  4. Quando vieres por estas bandas da Beira interior avisavas e tentávamos fazer aqui um workshop :)

    ResponderEliminar