quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A verdadeira piza napolitana no Forno d'Oro


A primeira vez que fui ao restaurante Come Prima em Lisboa foi há uns anos num jantar de imprensa. A simpatia do chef Tanka Spakota, também conhecido como Giovanni, e da sua mulher Rita conquistaram-me de imediato. Gostei do modo como fui recebida e da comida, principalmente das pizas, com uma massa muito saborosa, leve, e com ingredientes vindos de várias zonas de Itália. Gostei tanto que sempre que vinham amigos que gostam de comida italiana a Lisboa, o Come Prima era um restaurante de visita obrigatória. Por isso, foi com muito agrado que soube que este ano abriram uma nova casa, o restaurante Forno d'Oro, na rua da Artilharia 1.

No final do passado mês de Setembro, fui ao Forno d'Oro para um jantar muito especial. O restaurante recebeu o certificado que atesta que a piza servida segue os procedimentos da verdadeira pizza de Nápoles. Este galardão equivale em analogia com o cinema à atribuição de um Óscar. A piza napolitana, ou melhor, a Vera Pizza Napoletana, é uma piza em que a massa deve ter ar, faz bolhas, e as bordas devem ser redondas.

Começámos o jantar com a piza frita servida com fatias finas de presunto, entre conversas e um copo de espumante fresco. Enquanto conversava com os restantes convidados, era inevitável, espreitar o que se passava no forno revestido a ouro, construído no local, e que dá nome à casa. Estender a massa da piza é uma arte e ver as pizas a entrar para o forno, a cozerem, cria um ambiente muito especial.


Sentados à mesa pudemos apreciar algumas das pizas acabadas de sair do forno, como a Pizza Margherita ou a Diavola, com o queijo a derreter, uma maravilha. Durante o jantar provámos seis das muitas pizas que o restaurante tem no menu. Para além de seguir a tradição napolitana da massa da piza, usam ingredientes autênticos como o tomate San Marzano ou a mozzarella fiori di latte. No Forno d'Oro, o chef Tanka também procura adaptar as pizas aos sabores portugueses e encontramos no menu tentadoras propostas como sabores lusitanos como a Pizza Transumância, com queijo de ovelha e presunto de porco preto, ou a Pastorinha, com morcela de Monchique e requeijão, entre outras propostas. A acompanhar as pizas foram servidas cervejas artesanais, vindas de Itália. Na carta há também marcas artesanais portuguesas.


É caso para dizer que o segredo das pizas do Forno d'Oro está na massa, e no respeito pela autenticidade dos ingredientes utilizados. Faz toda a diferença! Para quem gosta dos verdadeiros sabores italianos, o restaurante Forno d'Oro merece uma visita.

13 comentários :

Mark Margo disse...

Agua na boca!!!!!!!
Mark Margo
www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

cozinha100segredos disse...

Acho o forno uma maximo e a primeira pizza está de comer e chorar por mais! Beijinhos

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Nunca fui comer uma pizza a esse restaurante mas pelo aspecto devem ser divinais.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/11/s-martinho-e-bolo-de-castanhas.html

Su Delícia disse...

que aspecto sublime! pena estar tão longe!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Maria disse...

Nham Nham.... parecem excelentes.

bj MJC

Marisa Valadas disse...

Tenho imensa curiosidade em conhecer esse restaurante

Maria disse...

Que óptimo aspecto :)

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,
é verdade, o forno é o máximo! E as pizzas são óptimas. Vale a pena a visita.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Clara,
vale a pena ir lá. Gosto muito das pizzas.

Laranjinha disse...

Marisa,
vale a pena a visita. Vais gostar.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Maria,
são óptimas. A massa é muito boa.

Laranjinha disse...

Maria,
as pizzas são uma maravilha. Vale a pena a visita.

Laranjinha disse...

Susana,
quando vieres a Lisboa. vale a pena fazeres uma vista ao Forno d'oro.
Um beijinho.