Próximos Workshops
Porto 25 de Fevereiro de 2017
Sábado:
10h30 - 13h30      Brunch
 
 
15h30 - 19h00      Vamos fazer pão?

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Tigelinhas de bacalhau


É já amanhã, sábado, dia 28 de Fevereiro que chega às bancas com o jornal Correio da Manhã, o primeiro livro da colecção A Mesa dos Portugueses. Esta colecção, como já referi, é distribuída todos os sábados e domingos com o jornal. Os primeiros livros são dedicados ao Bacalhau e a Entradas e Petiscos. Nas semanas seguintes e por ordem de saída, irão chegar os livros de Sopas, Sobremesas, Bolos, Peixe e Marisco, Carne, Pratos Típicos, Peixe, Doces, Carne II, Sopas e Entradas, Bacalhau II e Dias de Festa.

Já tive oportunidade de ver alguns livros da colecção e entre tantas receitas apetitosas, com sabores bem portugueses decidi escolher fazer as Tigelinhas de Bacalhau. Só vos digo, ficam tão boas!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Salada de arroz selvagem com queijo feta


Um dos ingredientes que não pode faltar cá em casa é arroz. É um ingrediente tão versátil, usado em saladas, sopas, pratos de peixe ou de carne, recheios de pastéis ou tartes, e para não falar nos doces. São muitas as variedades de arroz. Cada prato pede um arroz específico. Para as saladas, gosto de usar o selvagem por causa da textura crocante e da mistura de branco e preto dos bagos que por cá se vende.

Quem quiser conhecer mais sobre este ingrediente tão versátil relembro que sábado, dia 28 de Fevereiro, terei um workshop dedicado a Risotos e outros pratos de arroz, em Lisboa. As inscrições são feitas pelo eMail formacao@acpp.pt ou pelo 21 362 2705. Apareçam.

Deixo-vos, hoje, uma salada rápida e muito saborosa com arroz.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Caldo-verde de couve-flor para comer e emagrecer


Há coisas de que sinto muito grata. Uma delas é o facto de os meus pais terem um quintal onde ao longo do ano vão cultivando tudo o que o ritmo das estações permite. Nesta altura, produzem grelos, laranjas, limões, tangerinas, nabiças e folhas tenras de couve galega. No fim-de-semana passado quando os visitei, uma das coisas que fiz à tarde, com o meu pai, foi preparar a couve para o caldo verde. Há uns anos atrás, comprámos uma máquina para cortar a couve como via as senhoras na praça fazerem e já há algum tempo que não era utilizada.

Este ano decidi que quero aproveitar mais e melhor esta couve que comparativamente, tem mais cálcio que o leite. É rica em vitamina C e em betacaroteno. A couve galega possui alguns compostos que ajudam na prevenção de doenças cancerígenas, assim como os brócolos e as couves-de-Bruxelas. Por isso são muitos e bons motivos para não desperdiçarmos esta couve.

Deixo-vos, hoje, uma versão menos calórica do caldo-verde tradicional, para ajudar a quem quer manter a linha.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Colecção de receitas A Mesa dos Portugueses edição 2014


Chega no próximo sábado, dia 28 de Fevereiro, às bancas com o jornal Correio da Manhã uma coleccão de livros dedicada à gastronomia portuguesa. Esta colecção é o resultado das várias centenas de receitas que o Correio da Manhã recebeu com a organização do conhecido concurso nacional A Mesa dos Portugueses, de que Miguel Oliveira foi o vencedor da 3ª edição, que decorreu em 2014, com a sua receita de Pudim Abade de Priscos.

O concurso teve como objectivo recolher as melhores receitas nacionais e estimular a confecção de pratos da melhor tradição gastronómica do nosso país, assim como promover o uso de produtos identificados com a cozinha tradicional portuguesa. As receitas são muitas vezes heranças de sabor que passaram de avós para os pais e destes para os filhos, em muitos momentos de convívio à volta da mesa.

Desta recolha o Correio da Manhã organizou catorze livros que serão distribuídos com o jornal aos sábados e domingos a partir já do dia 28 de Fevereiro. A ordem de saída da colecção será: Bacalhau, Entradas e Petiscos, Sopas, Sobremesas, Bolos, Peixe e Marisco, Carne, Pratos Típicos, Peixe, Doces, Carne II, Sopas e Entradas, Bacalhau II e Dias de Festa.

Confesso que já tive a oportunidade de ver o resultado final e não imaginam as receitas que já marquei para experimentar cá em casa. Para vos dar uma ideia, o arroz de línguas de bacalhau com grelos deixou-me com água na boca, as tigelinhas de bacalhau estão com um ar muito apetitoso. Uma das receitas que me deixou cheia de curiosidade em experimentar foi a do caracol à lagareiro do livro Entradas e Petiscos. Estou mesmo indecisa em qual escolher para ser a primeira a confeccionar.


Se forem como eu que gosto de coleccionar receitas, especialmente de cozinha portuguesa, vão gostar de acompanhar esta colecção.


( Publicação das imagens autorizada pelo Correio da Manhã )

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O workshop Doces de Chocolate de Janeiro foi assim ...


No passado dia 31 de Janeiro, decorreu, cá em Lisboa, o workshop Doces de Chocolate e foi verdadeiramente uma tarde muito doce e feliz. Foram confeccionadas mais de doze receitas em que o ingrediente rei foi o chocolate.


Nas receitas, usámos chocolate negro com diferentes percentagens de cacau, chocolate branco, cacau e chocolate em pó, pepitas de chocolate negro, de leite e branco. Fizemos bolos de fatia, madalenas, queques, um brownie com avelãs, trufas com coco, panna cotta, entre outras coisas boas.

A cada receita vou dando dicas, mostrando produtos e explicando algumas técnicas de confecção. No final, saboreámos tudo o que foi preparado na companhia de um chá quente. E conversámos e rimos, muito. É este o segredo destas aulas de culinária. O convívio bom que se gera entre todos os que participam. Cada workshop que faço vale pelos momentos que passo com quem participa.


No dia 28 de Fevereiro irão decorrer mais dois workshops cá em Lisboa. De manhã, o tema será Risotos e outros pratos de arroz. Iremos preparar receitas salgadas, risottos, arrozes malandrinhos, saladas, pastéis e também alguns doces como, por exemplo, pudim de arroz e morangos, arroz doce queimado, isto só para vos abrir o apetite.

À tarde, volto a repetir o tema das Entradas e Petiscos, onde uma vez mais, iremos preparar muitas coisas boas que irão surpreender os amigos ou familiares quando os juntarem à volta da mesa. Conto convosco?

As inscrições são feitas através de: formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP

Quem se inscrever em ambos os workshops terá 10% de desconto.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Queques de chocolate com manteiga de amendoim


Depois de uma semana de trabalho sabe bem chegar a sexta-feira e pensar no fim-de-semana. Os fins-de-semana são sempre motivo para visitar a família, umas vezes cá em Lisboa outras viajo até Santarém para almoçar com os meus pais e dar um passeio pelo campo. Nesta altura do ano, a terra já começa a dar sinais de mudança e enche-se de um verde esperança. Para mim, já são as flores a preparam-se para receber a tão amada Primavera.

Uma das coisas que gosto de preparar ao fim-de-semana é algo doce, ou para partilhar com a família ou para ter cá em casa para servir de companhia a um lanche de domingo à tarde com direito a um filme e alguma preguiça no sofá. Sabe sempre tão bem podermos oferecer estes pequenos mimos a nós próprios. Para este fim-de-semana que se avizinha deixo-vos um sugestão doce com muito chocolate. Espero que gostem.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O workshop de Entradas e Petiscos de Janeiro foi assim ...


No passado dia 31 de Janeiro, organizei dois workshops, em Lisboa, um de manhã dedicado a Entradas e Petiscos e o da tarde, Doces de Chocolate. De manhã preparámos várias receitas práticas de pestiscos para servir em dias de festa ou quando recebemos em casa os amigos. A manhã passou-se num instante.


Cozinhámos croquetes de alheira, caldo verde, cataplana de amêijoas, queijos no forno, pão aos retalhos, cogumelos recheados, entre muitas coisas boas de fazer crescer água na boca. Depois de tudo preparado, juntámo-nos à volta da mesa para degustar tudo o que foi confecionado. Quando nos despedimos, ficou em cada um dos rostos um sorriso de satisfação por uma manhã muito bem passada.


No dia 28 de Fevereiro irão decorrer mais dois workshops cá em Lisboa. De manhã, o tema será Risotos e outros pratos de arroz. Iremos preparar receitas salgadas e também alguns doces com este ingrediente.

À tarde, volto a repetir o tema das Entradas e Petiscos, onde uma vez mais, iremos preparar muitas coisas boas que irão surpreender os amigos ou familiares quando os juntarem à volta da mesa. Conto convosco?

As inscrições são feitas através de:   formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP

Quem se inscrever em ambos os workshops terá 10% de desconto.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Salsichas com lentilhas e espinafres


Quando era miúda, uma das comidas que mais adorava na cantina da escola era ovo estrelado com salsichas e arroz - eu sei que agora pode parecer estranho, mas era algo diferente do que comia em casa e eu adorava esta combinação. Penso que há uma fase da nossa vida assim. Queremos muito aquilo que não comemos em casa, ou que nos parece o maior petisco da nossa vida. Hoje em dia vejo que se passa o mesmo com as minhas sobrinhas ou com os filhos de amigos. A tentação, o desejo passa, por exemplo, pelas batatas fritas de pacote, os refrigerantes ou pelos hambúrgueres das cadeias de fast food.

As salsichas são um produto que de vez em quando tenho na despensa para preparar uma refeição rápida, a par de outras latinhas que dão sempre jeito, como as leguminosas cozidas ou o atum e as sardinhas. Um destes dias preparei este prato de salsichas com lentilhas e espinafres e o resultado final foi bem recebido cá em casa.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Tarte de chocolate com framboesas


No Dia dos Namorados gosto sempre de preparar um miminho especial. Há nove anos quando este blogue começou, uma das primeiras receitas que coloquei foi alusiva a este dia. Umas maçãs recheadas com queijo. Ficaram tão boas!

Cá por casa este dia comemorou-se à volta da mesa e à noite, sentados no sofá viajámos com Woody Allen por uma das cidades que mais gostámos de visitar, Roma. Mas o Dia dos Namorados, pode ser quando quisermos. Há sempre forma de encontrar motivos para comemorar, por isso, hoje deixo-vos esta tarte de chocolate para partilhar com quem mais amam.



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Crème brûlée com chocolate branco e framboesas


O Dia dos Namorados está a chegar. Confesso que acho esta data muito bonita. Existir um dia para comemorar o amor, é algo muito especial. Cá por casa, gostamos de comemorar este dia. Há muito que decidimos não comprar presentes mas presentearmo-nos um ao outro com algo especial. Ora vamos almoçar ou jantar fora em algum restaurante que queremos conhecer ou que nos tenha marcado e a que gostamos de voltar. Damos um passeio de mão dada ao final da tarde pela cidade junto ao rio Tejo, ou depois de um café numa esplanada, passeamos e vamos ver o mar. Quando não conseguimos, prepara-se cá em casa uma refeição especial. Abre-se uma garrafa de vinho e celebrarmos estes anos que temos vindo a partilhar lado a lado.

Não é preciso gastar muito dinheiro para tornar uma ocasião especial. Basta colocar um pouco de carinho, imaginação e transforma-se uma refeição num momento memorável. E para quem como eu gosta de celebrar o Dia dos Namorados, deixo-vos uma sobremesa que vai de certeza conquistar corações e fazer muitos sorrisos.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Workshop Entradas e Petiscos em Lisboa


No dia 28 de Fevereiro, sábado, das 14h30 às 17h00 terá lugar o workshop Entradas e Petiscos, cá em Lisboa. Iremos confeccionar mais de uma dezena de receitas práticas para petiscar ou para servir como entrada num dia de festa, como cataplana de amêijoas, rolos de salmão, entre muitas coisas boas. No final, degustaremos todos os pratos realizados, num ambiente bem disposto e divertido.

O workshop vai ter lugar na ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, perto do Jardim da Estrela.

De manhã, das 10h30 às 13h00 decorre o workshop Risotos e outros pratos de arroz. Quem se inscrever nos dois workshops terá 10% de desconto.

Conto com a vossa participação. Inscrevam-se!

Inscrições e mais informações:
formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP


Que temas gostavam que eu abordasse nos meus próximos workshops? Deixem as vossas sugestões no formulário. Obrigada.


Workshop Risotos e outros pratos de arroz em Lisboa


No dia 28 de Fevereiro, sábado, das 10h30 às 13h00 terá lugar o workshop Risotos e outros pratos de arroz, cá em Lisboa. Iremos preparar mais de uma dezena de receitas com arroz, desde risotos, arrozes malandrinhos, saladas, caris e várias sobremesas com este ingrediente tão especial. Nas receitas a confeccionar serão usados diferentes tipos de arroz, desde carolino, arbório, selvagem, basmati, entre outros. No final, degustaremos todos os pratos realizados, num ambiente bem disposto e divertido.

O workshop vai ter lugar na ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, perto do Jardim da Estrela.

À tarde, das 14h30 às 17h00, terá lugar o workshop de Entradas e Petiscos. Quem se inscrever nos dois workshops terá 10% de desconto.

Conto com a vossa participação. Inscrevam-se!

Inscrições e mais informações:
formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP


Que temas gostavam que eu abordasse nos meus próximos workshops? Deixem as vossas sugestões no formulário. Obrigada.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pernas de frango recheadas com alheira


Há pratos que sabem a conforto. Que juntam diferentes tipos de sabores e que fazem as nossas delícias. Entre esses pratos destaco as sopas, cheias de legumes cortados, os pratos de arroz, de preferência malandrinhos ou então os pratos de forno. E como nestes dias o frio tem sido uma constante, cá por casa o forno não tem parado. Um dos pratos que fiz para nos reconfortar das agrugras de um dia frio e com vento, foi pernas de frango recheadas com alheira. Tão bom!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sandes de guacamole com ovo escalfado


Aos domingos de manhã gosto de ir ao mercado que todas as semanas se realiza perto da minha casa. Gosto da confusão gerada pelos pregões dos vendedores, das pessoas de um lado para o outro às compras. Gosto de ver a comida exposta, o colorido das bancas, o cheiro das sandes e das bifanas que paira no ar e que inquieta os muitos transeuntes que se juntam em frente às roulottes. A ida ao mercado faz-me lembrar o campo, as hortas, os produtos da terra.

Neste mercado encontro muitas frutas e legumes da estação. Pão de várias zonas do país, até aos queijos e enchidos. Mas as bancas que me fazem parar são sempre as das frutas e dos legumes. É ali que adquiro muitas das coisas que vamos comendo ao longo da semana ou logo no próprio dia para aproveitar a sua frescura.

Um destes dias para dar destino a uns abacates que comprei no mercado e deixei amadurecer, preparei para o Ricardo e para mim uma deliciosa refeição rápida.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bolo de água-mel


A produção de mel fascina-me. O trabalho das abelhas é notável e desde que vi uma colmeia cheia de favos de mel, que tenho procurado saber mais sobre estes seres tão fantásticos que nos oferecem um produto excelente. Um dos produtos que resulta da recolha e extracção do mel é a água-mel. Um xarope escuro, menos doce que o mel, mas igualmente saboroso e especial. Curiosamente, nunca vi à venda. Quem tiver a sorte de conhecer um apicultor, penso que encontrará facilmente uma forma de conseguir água-mel.

Já há muito que esta receita de bolo de água-mel no blogue Outras Comidas me tinha chamado a atenção. Receita que o autor recolheu da mulher de um apicultor, há uns bons anos atrás. Um destes dias a minha sogra ofereceu-me um frasco de água-mel e pensei logo qual o primeiro destino a dar-lhe.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

As 10 saladas preferidas dos leitores em 2014

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Batatas assadas com paprica e tomilho


O meu marido Ricardo está esta semana de férias e temos aproveitado para passear um pouco, pela cidade. Hoje depois de um passeio pela manhã, chegados a casa decidi fazer um almoço rápido. Temperei umas costeletas de borrego com sumo de limão, sal, pimenta e alecrim picado. Enquanto as colocava numa frigideira, no forno, estavam as batatinhas para acompanhar. Tão boas!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Frango com mostarda e laranja


Fevereiro chegou de mansinho. Se Janeiro, é o mês dos balanços, Fevereiro é o mês de recomeçar a fazer projectos, de pensar em coisas novas, de tentar concretizar os objectivos definidos para o ano. Pouco a pouco começo a entrar no ritmo desejado. Mas Janeiro não foi um mês parado.

Em Janeiro, comecei a ler o romance Ana Karenina - ver se é este ano que consigo lê-lo - e terminei, Os Pilares da Terra Vol. I de Ken Follet, de quem li há muitos anos O Vale dos Leões e adorei. Em termos gastronómicos li, Terra Firme de José Navarro de Andadre, um livro que nos fala sobre terra e produção agrícola, e uma obra de contos premiados à volta da comida, Dona Alice Mexe o Tacho.

E enquanto me preparo para ir ler mais um pouco do romance de Leo Tolstoy, deixo-vos um frango no forno com mostarda em laranja, muito saboroso.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Salada de legumes assados com trigo e queijo feta


Numa das minhas últimas idas às compras deparei-me com couves-de-Bruxelas frescas com um ar muito apetitoso. Sorriram para mim e eu não resisti. Trouxe um bom saco delas. Uma das coisas que adoro fazer nesta altura do ano é assados no forno, principalmente de legumes, que uso em sopas ou em saladas. E foi esse o destino das couves juntamente com outros legumes que tinha cá em casa. O resultado final foi uma salada que nos soube muito bem.

Há dias em que gosto de fazer refeições assim!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Que vinho servir no jantar do Dia dos Namorados?


O Dia dos Namorados está quase a chegar. Gosto desta altura do ano. Do romantismo que se sente nas ruas. Nas montras. Nas floristas. De ver os casais a passear de mão dada. É um dia para ser vivido de forma especial. E para comemorar esta ocasião, o Cinco Quartos de Laranja em parceria com a Quinta da Alorna promovem um desafio irresistível em que podem ganhar seis garrafas de vinho para o jantar do Dia dos Namorados.


O desafio está aberto a todos os leitores com mais de 18 anos e com morada válida em Portugal continental e ilhas. Para participar deverão:

i) Ser fãs da página de Facebook da Quinta da Alorna;

ii) Indicar o menu que vão servir no jantar do Dia dos Namorados (entrada + prato principal + sobremesa) através desta caixa de comentários da página de Facebook do Cinco Quartos de Laranja até às 24h de 9 de Fevereiro 2015;
Exemplo ( entrada / prato / sobremesa ):
Folhado de queijo de cabra com mel e nozes / Risoto de camarão picante / Suflé de chocolate com framboesas frescas

iii) Cada leitor poderá indicar até cinco sugestões de menu;

iv) A Quinta da Alorna irá seleccionar os três menus mais originais e criativos;

v) As três participações contempladas receberão seis garrafas de três vinhos diferentes com uma nota da enóloga da Quinta da Alorna a explicar por que motivo aqueles vinhos foram escolhidos para cada um dos pratos dos menus seleccionados;

vi) No dia 10 de Fevereiro de 2015 serão divulgadas as três participações contempladas. Os autores das participações contempladas serão contactados através do Facebook para se proceder à entrega das garrafas de vinho da Quinta da Alorna.


Estou curiosa para ver os vossos menus. Participem!