terça-feira, 5 de janeiro de 2016

As minhas 10 receitas preferidas de 2015


Gosto de descobrir e experimentar ingredientes novos. Gosto de aprender e ver como se faz. Gosto de usar as coisas boas que cada estação nos tem para oferecer. E é com esse espírito que dia após dia vou partilhando com os leitores as receitas que vou fazendo e a dar tempero, gosto de escrever textos com pequenas coisas da vida.

Em 2015, preparei sopas, sumos, assados, guisados, pão, petiscos, snacks, doces e compotas. Foi um ano cheio de muitas coisas boas e deliciosas. Entre tantas receitas escolher as minhas dez preferidas não foi uma tarefa fácil. Mas aqui fica a minha escolha:

- Figos em calda de Moscatel - adorei esta receita. Assim que a época dos figos chega que os uso das mais variadas formas na minha cozinha. Em 2015 fiz compotas, usei-os num delicioso bolo, num batido, mas foi esta receita de figos em calda que mais me surpreendeu. Agora, em 2016 espero repeti-la.

- Hummus de pimento vermelho assado - é um dos meus hummus preferidos. O sabor do pimento assado torna-o especial e muito saboroso. Juntem uma mesa de amigos e sirvam este hummus. Vão chover elogios. Depois digam-me se tenho razão.

- Marmelada de ameixa ou Ameixada - 2015 foi o ano em devo ter feito mais doces, compotas e geleias mas esta marmelada de ameixa foi uma deliciosa surpresa. Uma cor linda, com consistência de cortar à fatia e com o sabor doce das ameixas maduras. Uma maravilha!

- Chips de batata-doce com açúcar e canela - a batata-doce é um dos ingredientes que passei a ter sempre em casa. Quando me falaram desta receita fiquei tão curiosa que quis logo experimentar. O resultado é um guloseima que me fez lembrar as farturas. Viciante!

- Bolo invertido de kiwi - foi um dos meus bolos preferidos de 2015. O buttermilk ou leitelho dá-lhe um sabor profundo e especial. Eu adoro bolos com fruta e este ficou mesmo muito bom!

- Carne de vaca no tacho com feijão manteiga - há qualquer coisa neste prato que me lembra a família à volta da mesa. O tacho no centro, conversas cruzadas, gargalhadas de gente feliz. O conforto de um prato de forno sabe a abraços apertados, num dia frio de Inverno.

- Pernas de frango recheadas com alheira - a alheira e a carne de frango fazem um casamento feliz. Estas pernas resultaram tão bem!

- Pastéis de arroz com queijo - como uma receita de aproveitamento se transforma na estrela principal de uma mesa. Estes pastéis conquistaram-me. São deliciosos.

- Fidalguinhos de amêndoa - 2015 foi o ano dos bolinhos secos e dos biscoitos no blogue. Fiz de coco, de farinha de milho, de leite condensado com chocolate e avelã, de manteiga de amendoim com chocolate branco, entre outros. Mas estes fidalguinhos de amêndoa resultaram de forma magnífica.

- Moussaka de beringela - a pouco e pouco a beringela conquista-me. Prato a prato vou percebendo o potencial deste legume. E a verdade é que gosto. Esta moussaka de beringela ficou de se lhe tirar o chapéu. Foi prato que repeti cá em casa.

E para vocês, qual a vossa receita preferida de 2015?

6 comentários :

Tânia Tiago disse...

Excelentes sugestões, excelentes partilhas!!! Que venham muitas mais agora no novo ano, 2016!!!

Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida

Laranjinha disse...

Obrigada, Tânia.
Um beijinho.

Maria disse...

Moussaka! Claro!!

Laranjinha disse...

Maria,
cá em casa também ficámos fã da moussaka.
Um grande beijinho.

Carla Ramalho disse...

Só coisas boas, mas dessas a minha preferida é mesmo as pernas de frango com alheira, adoro :)
Gulosoqb

Mary - Strawberrycandy disse...

Só excelentes sugestões,...
Feliz Dia de Reis :)
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario