segunda-feira, 11 de julho de 2016

Adeus Junho e bem-vindo o Verão!


Gosto do silêncio. Gosto de voltar à minha terra e sentir apenas o vento a passar pelas folhas das árvores, de ouvir um bando de pardais de volta dos figos maduros de uma das figueiras do quintal, gosto de andar pela horta, de apanhar limões, de espreitar as galinhas que correm felizes ao ar livre de um lado para o outro. Sabe bem voltar a um local que sentimos como nosso. Um local em que podemos limpar a alma das agitações da vida. Eu tenho a sorte de poder voltar, sempre que posso, à casa onde nasci. E este é um grande privilégio!

E foi assim o mês de Junho, cheio de momentos bons. Almoços com a família. Passeios pela horta. Felizmente, foi um mês com uma agenda de trabalho preenchida.

Estive no European Street Food Festival 2016 no Estoril para dois showcookings. Nem imaginam a alegria que senti por ter na assistência, nos dois dias, várias leitoras e leitores do Cinco Quartos de Laranja. Estive também na Feira do Livro de Lisboa, onde apresentei duas receitas dos meus livros, Cozinha para Dias Felizes e Delicioso Piquenique. O carinho que recebi foi do tamanho do mundo. Obrigada a todos os que fizeram questão de estar presente. Nem imaginam como me encheram de alegria!

Tive a honra de participar na segunda tertúlia organizada pela biblioteca de gastronomia da ACPP - Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, com o tema Cerejas, Sardinhas, e Santos Populares ao lado dos chefs António Bóia e André Magalhães. Foi um final de tarde muito agradável.

Em Junho, às quartas-feiras, continuei a minha colaboração com o programa da RTP1, A Praça. Preparei no dia 1, com a ajuda especial de duas crianças, os Esses de batata-doce laranja, na semana seguinte apresentei umas deliciosas asinhas de frango assadas no forno, a que se seguiram duas propostas bem docinhas, uma tentadora tarte húmida de chocolate e uma panna cotta de leite de coco com maracujá a pensar nos dias de Verão. É tão fresca. Antes de embarcar no comboio, mantenho a tradição de registar o momento com uma foto da estação.


Em Junho li As Altas Montanhas de Portugal de Yann Martel. Estava muito curiosa com este livro. Deste autor tinha lido A Vida de Pi, que adorei e recomendo vivamente. Confesso que a primeira parte do livro não me agarrou, mas depois foi uma verdadeira surpresa. Uma história que nos faz reflectir sobre a vida e com um final inesperado. Para Julho, escolhi A Vida no Campo de Joel Neto. Sou uma apaixonada pelos Açores e este é um livro que fala do regresso às origens, da vida numa ilha, a Terceira. Foi a minha amiga Céu que me deu a conhecer este escritor há uns bons anos. Ainda vou nas primeiras páginas mas estou a adorar a intensidade da escrita, a poesia das palavras.

A minha cozinha encheu-se de perfumes e ervas aromáticas. Decidi fazer uma limpeza a todas as especiarias abertas há já muito tempo. O bom das especiarias são os aromas que libertam no prato. Abertas vão perdendo o seu encanto. Limpei também alguns vasos e mudei as minhas ervas aromáticas da cozinha de modo a que apanhem mais luz. Adoro usar ervas frescas nos meus pratos e tê-las à mão dá tanto jeito. Viram como as costumo guardar no frigorífico? Aguentam-se semanas sempre frescas. Experimentem!

Aproveitei o bom tempo e fui este ano pela primeira vez à praia. Adoro andar à beira-mar ao pôr-do-sol e de caminhar na areia mesmo junto à água.


Que Julho nos traga dias de sol, passeios à beira-mar, momentos felizes à volta da mesa e muitas alegrias doces para recordar!

2 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Que lindas fotos,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary. :)