segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Bem-vindo meu querido mês de Agosto


Despedimo-nos de Julho com um dia de céu azul e muito sol. Julho foi sempre, para mim, o início das férias grandes. Quando entramos na vida activa este sentimento em relação a este mês muda, mas cá dentro fica sempre a memória dos dias felizes das férias que pareciam não ter fim. Nessa altura lembro-me tão bem de ter saudades da escola. As coisas boas da infância e da adolescência ficam para a vida, não é verdade?

Em Julho voltei à A Praça para mais dois momentos de culinária. Num dos momentos apresentei uma salada de queijo com presunto e cogumelos, uma mistura de sabores muito especial excelente para dias quentes e no outro, uma sugestão para uma refeição ou um pequeno-almoço nestes dias de férias, pão recheado com ovo e fiambre no forno. Quando faço estes pãezinhos cá em casa são sempre muito apreciados. Como foi sendo habitual, ao longo dos meses em que colaborei com o programa da RTP1, nestas últimas vezes, antes das férias, houve também tempo para tirar a foto da linha do comboio, na Estação do Oriente.


Este ano tracei um pequeno objectivo de leitura. Ler pelo menos um livro de ficção por mês. O livro escolhido para me acompanhar em Julho foi A Vida no Campo de Joel Neto. Uma escrita deliciosa sobre a mudança de vida da cidade para o campo, ou melhor de Lisboa para um lugar na ilha Terceira. Como tenho a sorte de conhecer a ilha Terceira e de alguns locais e pessoas referidas no livro, penso que ter ainda gostado mais do livro, por isso.


Em Julho voltei também eu ao campo. Visitei os meus pais. Passeei com os cães, que são um poço de mimos. Se escolhesse ter um animal na minha casa em Lisboa, teria que ser um cão. São uma companhia fabulosa. Andei pela horta. Fui espreitar as romãzeiras, os marmeleiros, as figueiras e os tomateiros. Apanhei uma cesta de ameixas vermelhas, maduras, tão perfumadas e ramo de orégãos, para secar e guardar. Gosto de apanhar todos os anos orégãos para ir usando. Têm um sabor tão diferente dos que se compram embalados.

Fui almoçar num domingo de Julho ao restaurante Claro, do chef Vítor Claro de quem muito aprecio o trabalho. O dia estava tão bonito e da sala temos uma vista inspiradora sobre o mar!

Em Julho houve momentos felizes à volta da mesa com a família. Deu-se início aos almoços de fim-de-semana com as sardinhas assadas e a tradicional salada de pimentos, que adoro nesta altura do ano. Houve tempo para almoços com as amigas antes de partirem para férias. Houve tempo para pensar na vida!


Bem-vindo querido mês de Agosto! Que nos tragas muito sol, dias cheios de sorrisos e muitos petiscos bons para partilhar com todos aqueles de quem gostamos.

6 comentários :

Maria disse...

Simplesmente OBRIGADO!

Receitas e Truques da Clarinha disse...

:-)

Obrigada e boas férias.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/dia-um-na-cozinha-e-gelados-caseiros.html

therasiathecook disse...

Em minha casa, se o meu pai estiver por perto todos os Sábados comemos sardinhas ao almoço com gaspacho e pimentos :'( que saudades de boa comida :D

Laranjinha disse...

Maria,
:)

Laranjinha disse...

Obrigada, Clarinha.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Therasia The Cook,
adoro as sardinhadas, os encontros com a família nesta altura do ano.
Um beijinho.