quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A cozinhar na inauguração do espaço Merenda 6000


Cozinhar em público para mim é sempre motivo de alegria, de partilha. Por isso aceitei de bom grado o convite para realizar um showcooking no Centro Comercial Alegro Castelo Branco no âmbito da inauguração do espaço de restauração Merenda 6000.

O espaço foi renovado e agora apresenta-se moderno, acolhedor, a fazer lembrar um mercado com diferentes lojas que apostam na gastronomia local e nos produtos regionais. Ao centro, um espaço com mesas e cadeiras para os clientes se sentarem. Ao entrar a decoração do espaço fez-me lembrar o renovado Mercado da Ribeira, aqui em Lisboa. Por curiosidade, 6000 é o código postal de Castelo Branco, daí integrar o nome da zona de restauração.


No âmbito da inauguração, que teve lugar no dia 23 de Setembro de 2016, decorreram vários eventos. Os showcookings, de domingo, tiveram lugar a meio da tarde. A Sílvia Martins do blogue Bocadinhos de Açúcar foi quem começou. Preparou uma deliciosa entrada com um enchido da região. Preparou vol-au-vents recheados com farinheira e maçã, e a acompanhar, uma salada de rúcula com vinagrete de vinagre balsâmico. A Maria João do blogue Ponto de Rebuçado deixou a audiência com água na boca ao confeccionar umas papas de carolo com maçã caramelizada e crumble.


Coube-me a mim, a preparação do prato principal. A gastronomia da região é rica. Um dos pratos emblemáticos é o maranho, bucho recheado com arroz e carne. É cozido e servido cortado em fatias. O borrego e o cabrito fazem parte de vários pratos tradicionais da zona. Lembrei-me que na região decorre um festival dedicado aos míscaros. Por outro lado, Castelo Branco é terra de bom queijo. Ao reunir os vários elementos decidi confeccionar um risoto de cogumelos desidratados com queijos da Beira Baixa e costeletas de borrego na frigideira com alho e alecrim. Um prato quente, com sabores fortes, a pensar nos dias frios de Outono.

Gostei do carinho com que fui recebida em Castelo Branco. Soube tão bem ter lá leitoras do Cinco Quartos de Laranja. Os lugares reservados para a audiência foram todos ocupados. Muitas famílias, algumas com crianças. No final, houve tempo para trocar opiniões, esclarecer dúvidas ou até mesmo tirar fotos.

Espero que o espaço Merenda 6000 seja um sucesso.

10 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Momentos que ficam registados para sempre, certo?
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Laranjinha disse...

Mary,
foi uma tarde deliciosa. E o espaço está muito giro.
Um beijinho.

Maria disse...

Com esta Madrinha... só pode!!!... até sinto o cheirinho, bom, da comidinha preparada por esta Senhora. bj

Tânia Tiago disse...

Foi um prazer enorme assistir ao showcooking. E que cheirihno bom tinha o risotto, além do aspecto. Fantástico, parabéns!!!
Beijinho!!!

Bimby & Sabores da Vida

Laranjinha disse...

Obrigada pelo carinho, Maria.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Tânia,
muito obrigada.
Foi tão bom conhecer-te.
Um grande beijinho.

feltro nas mãos disse...

Bom dia,
Como deixei passar??? :-(
Outras oportunidades surgirão, verdade?! ;-)
Até lá, vou mesmo querer experimentar o Merenda 6000!!!
Beijitos,
bom fim de semana!

Laranjinha disse...

Olá Feltro nas Mãos,
foi uma tarde muito especial.
O Merenda 6000 merece uma visita.
Um beijinho.

Alho Francês disse...

O norte (neste caso ainda é quase centro) trata-nos sempre tão bem, consistência, conforto, refastelamento... ahha

excelentes sugestões das 3!

Alho Francês - Blog Verde

Laranjinha disse...

É mesmo!
Obrigada, Alho Francês.
Um beijinho.