segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Meu querido mês de Agosto ...


Agosto é sempre um mês doce. Um mês com sabor a figos maduros, a encontros com a família à volta da mesa, a passeios pela cidade ou pelo campo. É tempo de reencontros. Talvez por ter nascido em Agosto sinto sempre este mês de forma especial.


Este ano passei Agosto em Lisboa com apenas algumas idas ao fim-de-semana a Santarém. Por isso, aproveitei e recebi, em casa, uma querida amiga de longa data e durante uns dias andámos a passear pela cidade. Conversámos de manhã à noite. Rimos. Falámos da vida e dos sonhos. Seja em que idade for, é tão importante ter sonhos. Muitas vezes são o combustível para nos fazer andar. Receber os amigos em casa é sempre tão bom!

Agosto foi também um mês de leituras. Escolhi a A Vinha do Anjo de Sveva Casati Modignani. Um livro que não me desiludiu. Queria um romance simpático, de leitura fácil para os dias quentes de Agosto e A Vinha do Anjo foi uma óptima escolha. O romance leva-nos até Itália, onde conhecemos Angélica, descendente de uma família de vitivinicultores que descobre que o marido a traiu. E todo o desenrolar do romance começa aqui. Gostei da maneira como a autora nos foi apresentando os personagens e ao mesmo tempo desenvolvendo a história.

Agosto foi um mês de filmes. Escolhi ver Viver Depois de Ti, adaptação ao cinema do romance com o mesmo nome da autora inglesa Jojo Moyes. Uma história de amor muito especial. É difícil não simpatizar com as roupas coloridas e com o jeito divertido da Louisa, na minha opinião. A partir de uma certa altura do filme começamos a desejar um final feliz para o desenrolar da história. Queremos tanto ... mas o cerne do filme é a decisão de uma pessoa que depois de sofrer um acidente, ficando tetraplégico, decide morrer. Vale a pena ver. Quando dava aulas discutia o tema da eutanásia, com os meus alunos, a partir do filme Mar Adentro, baseado na história verídica de Ramon Sampedro. Vi também O Homem que Viu o Infinito um filme sobre Srinivasa Ramanujan, um génio de matemática indiano que viaja até Cambridge onde procura apresentar e expôr as suas teorias. E por fim vi também Quarto, adaptação da obra O Quarto de Jack de Emma Donoghue. Um filme que não nos deixa indiferentes. Imagino o livro. Já alguém o leu?

Fiz um piquenique de manhã cedo para a Renascença na companhia do simpático Renato Duarte, onde apresentei várias sugestões para saborear ao ar livre e falei do meu livro Delicioso Piquenique.


Em Agosto fiz águas aromatizadas para suportar os dias quentes cá em casa. Experimentei curar salmão. Fiz doces de ameixa, gelatinas com fruta e muitas saladas boas. Sentei-me à mesa a dois, umas vezes com a família e outras com os amigos de sempre. Agosto foi um mês bom!


Setembro é um mês de recomeços, de mudanças. Espero que Setembro nos traga a todos novidades. Das boas! Haja fé!

6 comentários :

feltro nas mãos disse...

Pois é, ainda (parece-me que) ontem eu começava assim: Meu querido mês de agosto... finalmente, chegaste! ;-)
(http://feltronasmaos.blogspot.pt/2016/08/feltro-nas-maos-de-quem-gosta-de-acampar.html)
E agora já estamos no Regresso às aulas... ;-)
Bom dia, boa semana e bom (também querido, porque não?!) mês de setembro para todos!
Beijitos

Maria disse...

... por falar em recomeços....  estamos cheios de saudades!!! de uma manhã bem passada num cozinha excecional... ali para os lados da Lapa (Lisboa).... (a propósito, só não posso 1 e 8 de Outubro).... Bem Haja!

Laranjinha disse...

Feltro nas mãos,
adoro Agosto mas Setembro também tem um encanto especial.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Maria,
tenho que recomeçar os workshops! ;)
Um grande beijinho.

Maria disse...

Só não posso dia 1 e 8 de Out. & 5 de Novembro. Espero pelas novidades :)

Laranjinha disse...

Maria,
:(