terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Vamos preparar o Natal: 15 livros para oferecer a quem gosta de fazer pão


Fazer pão é uma arte. Cresci com a minha mãe a fazer o pão, semana a semana, para a família. Amassava, no Inverno a massa ficava a levedar durante toda a noite num alguidar de barro tapado com cobertores, tendia e levava ao forno. Assim que saía do forno era uma verdadeira alegria! Quem é que resiste a pão quente acabado de fazer? Com manteiga, que maravilha! Ainda hoje a minha mãe faz pão.

Não sei se influenciada por ela, comecei também a fazer pão cá em casa. E assim que se começa não se quer parar. Apesar de parecer muito simples, no fundo é só juntar farinha, água, sal e fermento, o que é certo é que para fazermos bom pão existem alguns "segredos", que envolvem temperatura, tempo e a gestão da quantidade de água a usar. Para nos ajudar a melhorar, nada melhor do que consultar alguns livros para percebermos um pouco mais da arte de fazer pão. Por isso, para vos ajudar a preparar o Natal deixo-vos uma lista de 15 livros para oferecerem a quem gosta de fazer pão em casa:

- 6000 Anos de Pão de Heinrich Eduard Jacob - Um tratado teórico sobre a arte de fazer pão. É um livro fundamental para quem quer perceber a história do pão e de como este produto desempenhou um papel importante, na civilização ocidental, ao longo dos tempos desde que os egípcios o inventaram.

- A Arte do Pão de Steve Painter e Emmanuel Hadjiandreou - Comprei este livro assim que o vi traduzido para português. Para além das fotos apelativas e das demonstrações passo-a-passo, este é um livro muito interessante para quem se inicia na arte de fazer pão. Já fiz vezes sem conta o de beterraba ralada.

- Bread Baker's Apprentice de Peter Reinhart - É um livro indispensável para quem faz pão em casa. Ou melhor, de leitura obrigatória. Peter Reinhart é um dos mais prestigiados divulgadores de arte de fazer pão artesanal.

- Bread Illustrated de America's Test Kitchen - Gosto de livros ilustrados, principalmente para perceber como se enrola o pão. Este é um livro com receitas passo-a-passo que ajudam a quem quer melhorar na arte de fazer bom pão.

- Flour Water Salt Yeast de Ken Forkish - Um livro que aborda os fundamentos da arte de fazer pão e piza de modo artesanal.

- How to Bake de Paul Hollywood - Um livro que para além de pão e pão doce tem também receitas de pastelaria. Comprei este livro logo a descobrir a série de Paul Hollywood sobre pão na BBC. Fiquei fã do autor.

- O Livro do Pão de Ângela Silva - Um livro para quem faz pão em casa usando diferentes tipos de farinha como espelta, kamut, cevada, alfarroba entre outras, mas sempre sem trigo.

- Pan de Xavier Barriga - Para além de nos mostrar como fazer pão, o autor fala-nos das farinhas, dos utensílios, de como devemos proceder em caso de congelação, identifica alguns problemas com que nos podemos deparar ao fazer pão e apresenta algumas soluções. Tem também receitas de pão doce.

- Peter Reinhart's Artisan Breads Every Day de Perter Reinhart - É um livro que quando comecei a fazer pão em casa quis ter. É uma referência.

- Pão Vinho de Paulo Moreiras. Este livro tem duas partes, uma dedicado ao pão e como o título indica, a outra é sobre o vinho, dois ingredientes que se juntam muitas vezes à mesa. O livro apresenta-nos uma breve história do pão, curiosidades, expressões populares e termina com uma volta a Portugal através do pão. É um livro interessante para perceber um pouco mais do papel do pão no contexto português.

- Pão, Pizza e Focaccia de Rossella Venezia - Um livro que comprei logo assim que o vi à venda. Gostei das receitas e do modo como estão ilustradas através de fotos. Para além de receitas com o método directo, apresenta e explica alguns pré-fermentos como a biga, o poolish e a massa azeda.

- Slow Dough Real Bread de Chris Young - Este livro foi a minha mais recente aquisição. Tenho interesse cada vez mais em fazer pão com fermentações longas. O livro tem uma parte interessante de contextualização que nos ajuda a perceber termos e técnicas usadas na arte de fazer pão em casa.

- Step by Step Breads - Este é livro a que recorro muitas vezes. Tem uma variedade de receitas ilustradas passo-a-passo que vão desde pães clássicos, a pães rápidos que não precisam de levedar até massas doces. Um livro delicioso para quem começa a fazer pão.

- Tartine Bread de Elizabeth Prueitt e Chad Robertson - Este é o livro da conhecida padaria Tartine em São Francisco nos Estados Unidos da América. Para além de nos mostrarem como fazem o seu maravilhoso pão, apresentam também receitas em que o pão é um dos ingredientes.

- The Larousse Book Of Bread de Éric Kayser - Assim que soube que Éric Kayser tinha aberto cá em Lisboa, há uns anos, uma pastelaria/padaria fiz questão de ir logo lá para experimentar o seu pão. Neste livro o autor apresenta uma interessante variedade de receitas para fazermos em casa. Tem também imagens a ilustrar os processos de amassar, enrolar e cortar o pão.


E para quem já tiver e quiser começar a fazer pão, relembro que O Livro de Petiscos da Isabel tem também receitas de pão. Já experimentaram o pão de batata-doce com nozes? Tão bom!

Para além destas, têm outras sugestões de livros sobre como fazer pão?

1 comentário :

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Adoro um bom pão caseiro.
Bela recomendação de leitura nos trazes.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/omoleta-de-espinafres-com-queijo.html