quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O workshop Pescanova no Porto foi assim ...

( Fotografia de Ricardo Abranches )

Volto ao Porto sempre de coração feliz. É uma cidade onde sou sempre recebida de braços abertos, onde sinto um carinho muito especial pelo trabalho que faço. Isso é tão gratificante! No final do mês de Janeiro, voltei ao Porto, a convite da Pescanova, para um workshop dedicado a receitas práticas para o dia-a-dia.

O workshop teve lugar, ao final da tarde, no WORK espaço creativo. Todos os participantes cozinharam. Mas antes de colocarmos as mãos nas receitas a confeccionar, conversámos sobre os diferentes produtos Pescanova que iríamos usar. Um, diferente, para cada uma das receitas. Nestes momentos, partilho sempre algumas dicas sobre, por exemplo, como cozer bacalhau, como se arranja o camarão com casca, o que fazer com umas tiras de pota, os mil e um usos que podemos dar aos medalhões de pescada, entre muitas outras, ideias e indicações.

( Fotografias de Ricardo Abranches )

O ambiente dos meus workshops é sempre de partilha e de convívio. A comida é algo muito importante na nossa vida, mas os momentos que vivemos à volta da mesa ficam para a vida. Os pratos que confeccionamos são muito mais do que comida ou uma forma de saciarmos a fome. São alegria. São uma forma de cuidarmos daqueles de quem gostamos. São uma forma de mimarmos a nossa família e amigos. E foi isso que fizemos neste workshop Pescanova.

Entre as diferentes receitas, preparámos camarão no forno. Fizemos pota panada com maionese de manjericão. Duas receitas do meu último livro, O Livro de Petiscos da Isabel. Para pratos principais, deliciámo-nos com um risoto de camarão com curgete, cremoso, rico. É um prato que sabe sempre tão bem. Fizémos uns medalhões de pescada com coentros em papelote. Um prato em alternativa ao peixe cozido. E por fim, um irresistível bacalhau gratinado no forno com legumes, que fica mesmo muito bom! Este prato foi preparado com os lombos de bacalhau da Pescanova, que rendem quando os lascamos.

( Fotografias de Ricardo Abranches )

Foi um final de tarde muito feliz. Rimos. Conversámos muito. Partilhámos ideias, receitas e experiências. No final, fica sempre a vontade de repetir. Obrigada a todos os que estiveram presentes e fizeram deste workshop um momento feliz à volta da mesa.

( Fotografia de Ricardo Abranches )

8 comentários :

Maria disse...

Os WS da Isabel são como uma sinfonia, em que a maestra está sempre atenta. 20 alunos, 14 receitas, 50 ingredientes, fornos, frio, e tudo o mais. O quadro de aparente caos é afinal uma orquestra onde tudo funciona. Obrigado. Magnifico.

As coisas dela disse...

Tanta alegria nessas fotos :)

Laranjinha disse...

Maria,
muito obrigada. Fico muito contente. Acho que é mesmo assim como descreve!!! :)
Um grande beijinho.

Laranjinha disse...

As Coisas Delas,
foi um final de tarde muito bem passado.
Um beijinho.

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Oh, foi com muita tristeza que não pude ir, logo nesse dia o meu marido foi para Lisboa. :-(
Belíssimas fotos.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/preparacao-dia-dos-namorados-e-uns.html

Laranjinha disse...

Clarinha,
vamos ter mais oportunidades de certeza.
Obrigada.
Um grande beijinho.

Mary - Strawberrycandy disse...

Que belas fotos,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Laranjinha disse...

Mary,
obrigada.