sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Vamos fazer pão: Pão de trigo e aveia


Fazer pão, de há uns tempos para cá que se tornou um ritual semanal cá em casa. O pão feito por nós tem sempre um sabor especial e único. Gosto de começar o dia com uma fatia de pão, barrada com manteiga ou com uma fatia de queijo. O pão faz parte da alimentação cá em casa.

Quando fazemos pão temos a liberdade de escolher as farinhas que queremos usar. A farinha mais comum para fazer pão é a de trigo T65. O tipo indica se a farinha é mais ou menos refinada, mais fina. A farinha T45 é mais refinada e branca do que a T65 e muito mais que a T150, a chamada farinha integral, que tem muito farelo pois o grão é moído na íntegra. Eu gosto de fazer pão de trigo mas gosto ainda mais quando misturo farinhas e faço um pão assim com um sabor mais especial. O último que fiz, juntei farinha de trigo T65 e de T80, esta última de produção biológica, e farinha de aveia integral. O resultado surpreendeu. A farinha tipo 80 dá um sabor perfumado, ligeiramente adocicado ao pão. É tão bom fazer pão em casa! A magia está nas nossas mãos e na possibilidade de fazermos pães sempre diferentes. Vamos fazer pão?

Relembro que, para quem gosta de fazer pão, no dia 25 de Fevereiro, vamos ter um workshop de pão no Porto, onde vamos fazer diferentes tipo de pão, incluindo pão doce. Já se inscreveram? É uma oportunidade muito especial. Aproveitem.


Pão de trigo e aveia

Ingredientes:
300 g de farinha de trigo T65
100 g de farinha de trigo T80
100 g de farinha de aveia integral
400 ml de água morna
7 g de fermento seco de padeiro
10 g de sal


1. Colocar as farinhas numa taça, com o sal. Adicionar o fermento e 300 ml de água. Mexer.

2. Adicionar mais um pouco de água e começar a amassar. Amassar durante 10 minutos e ir acrescentado a água aos poucos.

3. Formar uma bola com a massa. Tapar a taça com um pano. Deixar levedar durante aproximadamente 1h30.

4. Numa superfície polvilhada com um pouco de farinha, moldar 1 pão redondo. Colocar numa taça. Tapar e deixar levedar durante 30 minutos.

5. Colocar um tacho de ferro fundido no forno. Aquecer a 230ºC.

6. Retirar o tacho do forno com muito cuidado, pois está mesmo quente. Colocar o pão no tacho e levar ao forno 30 minutos. Retirar a tampa do tacho e deixar o pão ganhar cor durante mais 20 minutos.


A fermentação do pão depende de várias factores, um deles é a temperatura. No Verão, o pão leveda de forma mais rápida do que no Inverno. A quantidade de fermento usado é também um factor determinante. Mais fermento, menos tempo a levedar.

18 comentários :

Anónimo disse...

Adoro pão, bem como esta rúbrica do "Vamos fazer pão"!
Este pão lembra um que já fiz duas vezes, (o "pão da Titá" que vi no blog "As minhas receitas" da Joana Roque), tanto num pirex com tampa como num tacho de barro com tampa.
Vou ficar com a receita de lado, pois talvez saia este fim de semana.
Apesar de não comentar muitas vezes, acompanho o blog (como a página do Facebook) que tem receitas muito apetitosas. Já fiz alguns biscoitos daqui, e ficaram na memória os SSS de batata doce, os biscoitos de azeite e as broas de mel.

Um grande beijinho,
Sara Oliveira

Dina disse...

Será que dá para fazer na máquina de fazer pão?

Laranjinha disse...

Olá Sara,
o método de cozer pão num tacho é de Jim Lahey, um verdadeiro sucesso depois de Mark Bittman o divulgar num artigo no New York Times, onde apresentava também uma a receita. É um método fantástico para cozer pão em casa. Tem limitações, mas o pão fica mesmo bom. O método funciona com tacho de ferro, de vidro e até de barro. Com tabuleiros, também, resulta para fazer baguetes. Recipientes fechados para que a humidade não saia, que é o problema dos fornos caseiros para fazer pão. Já agora, é também Jim Lahey o mentor do dito pão sem amassar.
Obrigada. Fazer pão em casa é tão bom! :) Se experimentar, depois diga como correu.
Adoro fazer biscoitos e bolinhos.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Dina,
pode amassar na máquina no pão. Mas se o cozer no tacho como digo, a crosta fica estaladiça e crocate, como se fosse pão de compra. É um método fantástico de cozer pão.

As coisas dela disse...

Parece-me muito bem!

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
obrigada. Adoro fazer pão.
Um beijinho.

Unknown disse...

Ola! Adoro as suas receitas e ja tentei fazer (sempre a mao) o pao varias vezes, sinto sempre um cheiro a azedo. Do que será? O pão fica bom é só mesmo o cheiro, será do fermento (de padeiro em po)?

Laranjinha disse...

Filipa,
o cheiro mantém-se depois de cozido? Ou é só quando amassa? Faz o pão com os pré-fermentos que às vezes coloco nesta rubrica?
Nas receitas não costumo colocar muito fermento. A de hoje até tem um bocadinho mais do que costumo colocar. Na levedura seca por acaso não me lembro de isso me acontecer mas também só uso de duas marcas. Mas na levedura fresca tenho a minha preferência e deixei de comprar de outras marcas, por causa do cheiro intenso que sentia.

Unknown disse...

Cá em casa também gostamos muito de pão. Aliás, eu não consigo começar bem o dia sem uma fatia de pão barrada com manteiga! :-)
E este da Laranjinha tem um aspecto delicioso.
É um tipo de pão que aguenta alguns dias?
E... para quando um workshop a sul? :-)
Beijinhos,
Ana
http://sopasamesa.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Adoro pão acabado de fazer e os seus pães tem um aspecto fantástico gostaria de saber as dimensões do seu tacho ferro por favor ...beijinhos e felicidades por um dos blogues mais bonitos de culinária.

Laranjinha disse...

Olá bom dia,
muito obrigada. :)
O tacho que uso tem cerca de 26 cm.

Vera Moura disse...

Olá! Descobri o teu blog porque andava a pesquisar receitas de pães saudáveis e para fazer em casa e AMEI. Gosto muito e estou tentada a experimentar mais receitas ainda. Tenho só 2 questões. Eu não consigo encontrar farinha T80! Onde posso comprar? E em relação ao método de cozer o pão, estou tentada a comprar uma panela de ferro fundido. Basta isso certo? Beijinhos e obrigada!

Laranjinha disse...

Olá boa tarde Vera,
obrigada pela visita.
Costumo comprar a farinha T80 nos supermercados Brio da marca Herdade de Carvalhoso.
Para fazer pão em casa vale a pena o investimento num tacho de ferro fundido. A Staub - que tem tachos lindos, abriu uma loja no Freeport, em Alcochete.
Fazer pão em casa é maravilhoso. Pode ler mais sobre pão aqui.
Um beijinho.

Vera Moura disse...

Obrigada pela resposta! Acha que se eu substituir a farinha T80 e utilizar apenas a T65 mais a farinha de aveia não joga bem? É que eu de momento não consigo ir aos supermercados Brio. A farinha T80 dá mais aroma ao pão??? Obrigada mais uma vez.
Beijinhos

Laranjinha disse...

Vera,
joga bem. Podes usar 400 g de farinha de trigo T65 e 100g de aveia, sem problema. Mas depois diz-me como correu.
Um beijinho.

Vera Moura disse...

Combinado ;) Beijinhos

Unknown disse...

Quem nao tem tacho de ferro fundido, de que outra maneira pode fazer? Tem alguma foto do seu tacho aqui no blog só para ter uma ideia?

Laranjinha disse...

Maria,
o ferro fundido é excelente pela forma como conduz o calor. Mas caso não tenha pode fazer me tacho de barro, cerâmica ou de vidro. Para ter uma ideia dos tachos que uso, clique nos seguintes links:
^- http://www.cincoquartosdelaranja.com/2017/02/vamos-fazer-pao-pao-de-mistura-com-fermentacao-longa.html
- http://www.cincoquartosdelaranja.com/2016/10/vamos-fazer-pao-com-farinha-de-espelta-no-tacho.html
Um beijinho.