Próximos Eventos
Lisboa 25 de Novembro de 2017
Sábado:
10h00 - 13h00      Workshop Doces e Receitas para a Mesa de Natal
Inscrições: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se
Porto 2 de Dezembro de 2017
Sábado:
10h30 - 13h30      Workshop Doces de Natal
 
 
15h30 - 18h30      Workshop Receitas para Ofertas Natalícias

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Manteiga, com ou sem sal? Faz diferença?


Recebo muitas vezes mensagens perguntando-me porque é que, em algumas das minhas receitas, uso manteiga sem sal e depois coloco sal. Uma pergunta interessante e que, em relação às receitas pode até parecer um contra-senso, pois uso manteiga sem sal mas depois coloco uma pitada de sal. Outra das perguntas é por que motivos se deve usar manteiga sem sal? Se a receita for feita com manteiga com sal, resulta? Quais são, então, as diferenças?

Com manteiga tudo sabe melhor! Costumo dizer nos meus workshops que a manteiga é um dos segredos da felicidade. Quem resiste a uma fatia de pão quente com manteiga? Um risoto finalizado com umas colheradas generosas de manteiga faz toda a diferença! Um bolo feito com manteiga tem um sabor mais guloso do que um feito com margarina! Manteiga é manteiga, seja com ou sem sal!

A manteiga com sal é a preferida cá em casa para comer numa fatia de pão acabado de sair do forno ou para barrar em torradas. Tento ter sempre manteiga com sal em casa. O sal dá-lhe aquele toque especial, pelo qual, nós facilmente nos apaixonamos. Mas, para fazer bolos ou massas lêvedas, procuro usar manteiga sem sal. E porquê? Faz realmente diferença?

Usar manteiga sem sal, porquê?

Uso, de uma maneira geral, manteiga sem sal, porque o seu sabor é mais suave do que a manteiga com sal. Ou seja, na minha opinião, o resultado final sabe menos a manteiga. Tem o saborzinho bom, untuoso da manteiga mas sem ser excessivo. É num primeiro momento uma questão de gosto pessoal. Por outro lado, não sabemos a quantidade de sal que uma manteiga com sal poderá ter. O teor de sal pode diferir de marca para marca. Por isso, ao usarmos uma manteiga sem sal podemos controlar de forma mais eficaz a quantidade de sal a usar. Um outro aspecto, que um destes dias li, é que a manteiga sem sal tem um prazo de validade menor, sendo por isso sempre mais fresca, do que a que tem sal, dado que este ingrediente funciona como conservante.

Podemos então usar manteiga com sal quando a receita indica manteiga sem sal?

Sim, não é por isso que o mundo vai acabar! Caso a receita que querem confeccionar tenha indicado nos ingredientes manteiga sem sal e uma pitada de sal, e ao abrirem o frigorífico, só encontrem manteiga com sal, a estratégia é fácil. Omitam o sal da preparação. Mas, tudo depende, do que estão a preparar e do gosto pessoal. Lembrem-se, também, que a pastelaria é ciência, precisão, e às vezes pequenas alterações podem fazer grandes diferenças. Numa próxima ida às compras, não se esqueçam, e coloquem uma embalagem de manteiga sem sal para os vossos bolos ou pães! Existem diferentes marcas, encontrem uma que gostem, que o sabor final vos agrade. Eu cá também tenho as minhas preferências e já me aconteceu mudar e o resultado não me agradar! Como em tudo, não há nada como experimentar!

10 comentários :

  1. Não costumo fazer graaaaaandes distinções entre usar manteiga com e sem sal, aliás nas massas tipo brioche já me apercebi q prefiro mm usar é manteiga com sal e omitir a pitada de sal que mtas delas pedem. Onde me recuso a pôr manteiga - e os italianos haviam de me matar por isso ehehehh - é no risotto, aquelas nozes de manteiga final eu não consigo, dá-me nauseas e cai-me mal para caramba, o que é um contrasenso pois eu adooooro manteiga!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu sou suspeita pois adoro "manteiga com sal" por isso uso sempre a mesma nas minhas receitas doces ou salgadas.
    Acho que fica sempre bem o doce/salgado q.b. nas receitas doces.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clarinha,
      se sai bem, se gostam, é manter! ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Ola
    Gostei muito do seu artigo, concordo e faço exactamente como a Isabel é muito raro utlizar manteiga com sal na pastelaria. Eu adoro manteiga, principalmente os cremes, sou capaz de comer um suiss merengue buttercream á colherada. Sim eu sei, não devo! E já agora que estamos a falar de manteiga, descobri da pior maneira que nem todas as manteigas funcionam com o tal creme. Da ultima vez que fiz comprei uma manteiga s sal mais barata, era italiana acho e desde que comecei a fazer cremes de manteiga, já lá vão uns 3 anos, estraguei. Tive que voltar á minha e boa primor! Alguém já lhe aconteceu?
    Beijinhos
    Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Bolos da Anikas,
      eu também gosto mais do resultado final de umas marcas de manteiga do que outras.
      Confesso que tenho as minhas marcas preferidas mas de vez em quando também faço experiências.
      Obrigada.
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Olá Isabel,
    Eu normalmente uso a manteiga sem sal na pastelaria, mas já me aconteceu varias vezes, não ter em casa e usar a manteiga com sal, lá está, omitindo a pitada de sal suplementar.
    Sinceramente, não notei diferença nenhuma, quer em sabor, quer em texturas.
    Claro que tenho as minhas marcas favoritas que são só duas e de excelente qualidade e margarina, sinceramente, é algo que nem entra cá em casa. Recuso-me a comprar esse ingrediente!
    Concordo com essa tua teoria de que a manteiga é um ingrediente da felicidade e subscrevo-a totalmente.
    Beijinho Isabel,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa não usamos manteiga com sal,......se for para cozinhar uso vaqueiro, para bolos, uso manteiga mas sem sal,....não por opção,.....mas só pelo facto, que o nosso paladar já está habituado assim e nunca senti necessidade de alterar! Evidentemente quando vamos a qualquer lado, sentimos logo a diferença, mas creio que é tudo uma questão de hábito!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary,
      é verdade. É uma questão de hábito e de gosto, muitas das vezes.
      Um beijinho.

      Eliminar