quarta-feira, 26 de julho de 2017

Entrecosto no tacho com massa de pimentão


Procuro diversificar as refeições da semana. Normalmente tenho sempre sopa feita. Costumo fazer uma base. Congelo metade e assim durante a semana consigo ter duas sopas diferentes. Numa, por exemplo, coloco feijão verde e na outra coloco agrião e curgete picada, ou outras verduras que tenha no frigorífico. Adoro sopas com textura.

Ao longo da semana, há refeições em que optamos por saladas. Isto acontece, normalmente ao jantar, nos dias em que chegamos tarde a casa. Nos restantes dias vamos intercalando entre pratos de peixe e de carne, sempre acompanhados com muitos legumes cozidos ou assados. Procuro ter sempre no frigorífico, brócolos, couve-flor, cenoura, curgete, abóbora, um saco com folhas de espinafres, alface. No congelador procuro ter sempre à mão um saco com ervilhas, para juntar a um arroz, a uma salada ou simplesmente cozer e servir com uma carne.

Quando tenho tempo, ao fim-de-semana, preparo alguns pratos para depois irmos comendo ao longo da semana. Um dos pratos que de vez em quando preparo com antecedência é carne de porco no tacho, que pode ser pá de porco em rojões ou tiras de entrecosto. A receita que vos deixo hoje é com entrecosto. Fica tão bom!


Entrecosto no tacho com massa de pimentão

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de entrecosto (cortado no sentido das costelas)
2 colheres de sopa de massa de pimentão
33 cl de cerveja
100 ml de água ou caldo de carne
1 colher de sopa de banha
15 ml de azeite
4 dentes de alho
1 folha de louro
Sal e pimenta-preta q.b.
Salsa picada para servir


1. Colocar o entrecosto numa taça. Temperar com a massa de pimentão, os dentes de alho picados, uma pitada de sal, pimenta a gosto e a folha de louro. Regar com a cerveja e deixar a marinar durante 3 a 4 horas ou de um dia para o outro, no frigorífico.

2. Levar um tacho ao lume com o azeite e a banha. Assim que estiver quente colocar os pedaços de entrecosto e deixar alourar de um lado e depois virar para alourar também.

3. Regar a carne com o molho da marinada. Acrescentar a água. Temperar com mais um pouco de sal.

4. Tapar o tacho. Deixar cozinhar em lume brando durante aproximadamente 40 minutos. A meio mexer e ver a quantidade de molho. Se for necessário acrescentar mais caldo.

5. Polvilhar com salsa picada e servir.


Acompanhar este entrecosto com salada de verdes e legumes cozidos.

5 comentários :

  1. Ui, isto tem um belíssimo aspecto. Tenho definitivamente de experimentar um destes dias.
    A propósito, acho que há ali uma gralha no primeiro parágrafo - a não ser que "queijão" verde seja mesmo um queijo enorme, verde, usado para fazer sopas. Não deixa de ser uma ideia intrigante - eu não me importava de provar! :D

    ResponderEliminar
  2. Mas que bom aspeto, adoro o tempero da massa de pimentão. Muito mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Belinha,
      a carne de porco com massa de pimentão fica tão boa!
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Excelente sugestão. É um prato que teria muito sucesso aqui em casa. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar