quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Agosto é sempre um mês feliz


Agosto foi o mês em que nasci. Por mais altos e baixos que os dias nos tragam. Por mais problemas ou dores de cabeça que possamos ter com o trabalho, com os filhos, com a casa, com a família, celebrar a vida é sempre o mais importante. Por isso, para mim, o mês de Agosto é sempre um mês feliz.

Em Agosto estive na Feira do Livro da Figueira da Foz, desta vez com um showcooking no Mercado Eng. Silva, que no sábado de manhã, em que lá estive, estava numa verdadeira azáfama. Bancadas cheias de produtos frescos e apetitosos e muitas pessoas. Eu adoro mercados, os cheiros, a variedade de produtos, a apresentação, para mim, são sempre fonte de inspiração. As receitas que apresentei foram do meu último livro, O Livro de Petiscos da Isabel.


Fui cozinhar, pela primeira vez, a Espinho. Participei no Festival Oito24 com um showcooking no mercado onde apresentei receitas com sabor a mar do meu livro de petiscos. Obrigada a todos os que assistiram ao meu trabalho. A vossa presença dá-me a força que preciso para continuar.


Na horta, em Santarém, deu-se uma explosão de abundância durante Agosto e, cá a casa, chegaram figos, pêssegos, ameixas, uvas e muito, muito tomate. Este é um ingrediente que adoro. Gosto tanto que penso que deveríamos ter um Dia Nacional do Tomate, para honrar um dos ingredientes que caracteriza a nossa cozinha e onde somos, a nível mundial, o terceiro maior produtor. Com o tomate da horta fiz doce e molho de tomate que congelei em sacos para ir usando durante o ano.

Para aproveitar a abundância de fruta que me foi chegando decidi fazer durante o mês de Agosto todos os dias um batido com fruta que fui partilhando nas stories da página de Instagram do Cinco Quartos de Laranja. Fiz batidos com ameixas, branca e vermelha, pêssegos, nectarinas, pêras, figos. Combinei frutas. Usei leites diferentes. Misturei ervas frescas, sementes, especiarias e óleo de coco. Um dos que fiz, partilhei convosco. Começar os dias quentes de verão com um batido fresquinho sabe tão bem!

Em Agosto, fui à praia. Sabe sempre tão bem ouvir o mar, passear com os pés descalços pela areia molhada, olhar para o céu azul limpo e inspirar fundo. Gosto do mar! É revigorante sentir o seu cheiro, a sua energia. Uma das tradições do primeiro dia do ano, cá em casa, é ir ver o mar.

O livro escolhido para ler em Agosto foi Renascer de Kamal Ravikant. Foi a primeira vez que li uma obra deste autor. O que me levou a lê-lo foi o facto de o protagonista percorrer o Caminho de Santiago a partir de França, como peregrino. Já estive em Santiago de Compostela, mas fazer o caminho deve ser uma experiência pessoal, espiritual, muito gratificante. Existe também um caminho português. Quem sabe um dia, se não me meto ao caminho?!


Em Agosto, conheci pessoas novas. Jantei com amigos de longa data. Voltei à Universidade. Pensei em cuidar mais de mim. Escrevi um conto. Fiz pão todas as semanas. Apanhei amoras. Comi figos e abrunhos apanhados por mim. São as pequenas coisas que dão tempero à vida!

Em Agosto, olhei para as estrelas, passeei junto ao Tejo, abracei algumas das pessoas que me querem sempre bem. Em Agosto dancei. Ri-me. Brindei às coisas boas da vida e àqueles que me são queridos. Nos balanços da vida, o que importa são as coisas positivas, as sensações boas que recordamos com alegria. O que fica, é sempre a memória. A nossa memória de como vivemos ou de como os outros nos fizeram sentir.


Setembro é um mês de recomeços. É um mês de renovações. É sempre tempo de começar de novo ou recomeçar! Que Setembro nos traga a possibilidade de nos desafiarmos a percorrer novos caminhos ou a agarrar oportunidades, que nos encha o coração com a alegria das coisas boas, que nos traga sorrisos todos os dias. Bem-vindo Setembro!

4 comentários :

Vanessa Pereira disse...

Adorei o texto... Muitos parabéns! Também sou uma fã do mês de agosto! Um grande beijinho d' O Tempero!

http://otemperodanesita.blogspot.pt/

H disse...

Também adorei! Não conheço este livro. Mas li "Diário de um mago" do Paulo Coelho. Também é sobre a peregrinação(real) que ele fez. E também foi o caminho medieval francês. Você já leu? Beijo e obrigada pela partilha positiva!!

Laranjinha disse...

Vanessa,
muito obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá,
li o Diário de um Mago há muito anos. Obrigada por me relembrar. Acho que um destes dias vou voltar a lê-lo. Lembro-me que na altura adorei.
Um grande beijinho.