sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Um ano de Vamos Fazer Pão


A rubrica Vamos Fazer Pão faz um ano. A paixão por fazer pão começou com a minha mãe. Cresci a vê-la fazer pão todas as semanas, cozido em forno de lenha, para toda a família. Quando decidi fazer pão, de forma regular, tive que perceber como se poderia fazer bom pão com um forno de casa. Agradeço a todos os chefs com quem aprendi muito sobre massas lêvedas e pão, entre eles contam-se Hugo Florentino, Inácio Berlinda, Mário Rolando, Nuno Branco, Rui Matias e Tiago Martins. Quando se começa a fazer pão descobre-se rapidamente que vamos estar sempre a aprender. As massas, a fermentação, a cozedura, são um mundo.

Para mim, o prazer de ver a massa a crescer é simplesmente mágico. Há vida nas massas e essa vida conquista-nos. Assim que começamos a fazer pão em casa apaixonamo-nos e queremos, cada vez, fazer mais e melhor. O pão é um alimento maravilhoso, feito com uma simplicidade aparente. Farinha, sal, água e fermento podem ser misturados e trabalhados de modo a fazerem pão cheio de sabor. E foi isso que tentei mostrar-vos ao longo de muitas sextas-feiras em que vos desafiei a fazer pão em casa. Ao longo deste último ano partilhei convosco estas receitas de pão:




Quais os vossos preferidos? Vamos fazer pão?

6 comentários :

Maria disse...

Parabéns!

H disse...

Maravilhosas receitas! Adoro a sua criatividade!! Quem me dera comer todos estes pães deliciosos!!!

Unknown disse...

Olá Laranjinha!

Apesar da ausência desta última semana, nada melhor do que ser "recebida" com tanta sugestão deliciosa de pão. Ainda não tinha o blog, mas já te seguia e parece que foi ontem que anuncias-te que todas as 6ªf iria sair a rubrica Vamos fazer pão?. Como tudo passa a correr. Que venha mais 6ªf destas, em que tornas a massa cada vez mais tua e partilhas essa sabedoria. Obrigada. beijinhos e um óptimo fim de semana

Laranjinha disse...

Muito obrigada, Maria.
Fazer pão é maravilhoso.
Um grande beijinho.

Laranjinha disse...

H,
muito obrigada.
Para provar é vir um destes dias a um workshop! ;)
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Cláudia,
obrigada pela visita.
Um grande beijinho.