Próximos Eventos
Lisboa 15 de Dezembro de 2017
6ª feira:
18h00 - 19h00      Showcooking Entradas e Petiscos de Natal
Entrada gratuita mediante inscrição: natal2017@jf-alvalade.pt   Restaurante Salsa e Canela
Chamusca 16 de Dezembro de 2017
Sábado:
17h00 - 18h00      Showcoking para Pais e Filhos
 
Porto 17 de Dezembro 2017
Domingo:
10h30 - 13h30      Workshop Receitas para Festas com Parmalat (manhã)
 
 
15h30 - 18h30      Workshop Receitas para Festas com Parmalat (tarde)

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Dica #01: Congelar a casca de limão


A ideia para partilhar dicas de cozinha nasceu quando colaborei com o programa da RTP1, A Praça. Depois das minhas participações no programa, comecei, desafiada por uma das assistentes de produção, a filmar pequenas ideias que ajudem todas as pessoas que cozinham. Coisas simples, práticas, que acabam por nos ajudar no dia-a-dia. A ideia ficou cá dentro a germinar. E no passado mês de Setembro decidi pô-la em prática, criando uma nova rubrica, na página de Cinco Quartos de Laranja no Instagram. As reacções foram muito positivas e acedendo aos vários pedidos, decidi começar a colocar as dicas aqui no blogue, de maneira a que todos as possam consultar.

A primeira dica, é como congelar a casca de limão. Eu adoro limões. É daqueles ingredientes que tenho sempre cá em casa. De manhã, adquiri o hábito de beber água morna com sumo de limão. E o que fazer à casca? Custa-me tanto o desperdício! Como podemos conservar a casca do limão para usarmos mais tarde nas nossas receitas?

A casca de limão pode ser congelada:
- Podemos retirá-la em tiras com a ajuda de um bom descascador, de maneira a que se aproveite apenas o vidrado sem a parte branca, que é normalmente amarga;

ou

- Podemos congelá-la já ralada.

Congelar em tiras ou ralada, depende do uso que depois lhe queremos dar. A minha sugestão é que tenham dois sacos no congelador, um com tiras de casca de limão e outro com raspa de limão. Não ocupa espaço. E depois é muito prático quando queremos usar.

Ao congelarmos a casca do limão estamos a aproveitar. É uma forma de poupar e de dizer não ao desperdício. Esta dica aplica-se também a outros citrinos, como a laranja, a lima, a tangerina, etc.



A casca e a raspa de limão têm imensos usos. Desde bolos, compotas, caldas de açúcar, bebidas, saladas, pratos de carne e de peixe. O sabor fresco do limão é, muitas vezes, uma mais valia nos nossos cozinhados!

Receitas com casca de limão:
- Aletria doce com sabor a baunilha;
- Doce de melão e canela;
- Leite creme da Beira Alta;
- Limonada;
- Marmelos em calda de limão e baunilha.

Receitas com raspa de limão:
- Biscoitos de limão com aveia;
- Filetes de pescada panados com arroz de grelos e feijão manteiga;
- Frango assado no forno com tomilho;
- Musse de limão;
- Queijo feta forno com tomilho.

6 comentários :

  1. Já tinha ouvido falar deste truque que entretanto esqueci e nunca cheguei a fazer. Acho que é desta que vou experimentar :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As Coisas Dela,
      experimenta. Dá imenso jeito.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. adorei estas ideias!!
    vou fazer algumas de certeza, obrigada

    ResponderEliminar