segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Setembro, sabe a mar e a saudade ...


Setembro chegou ao fim e deixa-nos um misto de saudade e nostalgia. Saudade dos dias grandes de Verão, das caminhadas junto ao mar, das sardinhas assadas com pimentos. Saudades da abundância de fruta no quintal. Dos pêssegos, dos figos, das ameixas ...


Em Setembro, voltámos a fazer pão. Dois workshops, um em Lisboa e outro no Porto. Fazer pão é uma prática ancestral, que hoje em dia, aos poucos, começamos a retomar em nossas casas. Um pão feito por nós é único e especial. Podemos escolher as farinhas. Juntar-lhes sementes, legumes ou especiarias. Ao fazermos pão em casa sabemos o que colocamos na mesa. Podemos gerir a quantidade de fermento. Fazer pão é uma experiência muito gratificante. No dia 28 de Outubro, volto ao Porto para mais um workshop Vamos Fazer Pão?. Inscrições através do eMail: work@sott.pt


Um dos momentos especiais de Setembro, foi a apresentação do concurso A Mesa dos Portugueses. Um concurso que valoriza a cozinha portuguesa, as nossas tradições e do qual muito me orgulho de, este ano, fazer parte do júri ao lado de grandes nomes da cozinha portuguesa como o chef Orlando Esteves, a apresentadora dos Segredos da Tia Cátia, a conhecida Cátia Goarmon, e o chef ribatejano, Rodrigo Castelo, responsável do restaurante Taberna ao Balcão, e que tanto tem impulsionado a cozinha escalabitana.


O livro escolhido para Setembro foi O Livreiro de Paris. Um livro cheio de livros e em que o protagonista tem uma farmácia literária num barco, numa das margens do Sena. Não consigo imaginar a minha vida sem livros.

Estive na inauguração do novo restaurante da chef Justa Nobre, na Ajuda, o À Justa. Um espaço muito acolhedor onde é possível saborear alguns dos conhecidos pratos de uma das melhores chefs portuguesas.

Neste jantar, tive a doce companhia de uma das minhas referências do mundo da cozinha, Maria de Lourdes Modesto. Uma honra poder conversar com uma das maiores impulsionadoras da cozinha tradicional portuguesa.

Uma das séries que tenho acompanhado é Vitória, uma série que nos mostra o reinado da rainha Vitória desde a sua chegada ao trono, em Inglaterra. Por isso, foi com imensa curiosidade que aceitei o convite para ir à estreia do filme Vitória & Abdul, que nos mostra como nasceu a amizade entre a rainha e um súbdito indiano.

Em Setembro, recebemos o Outono com um delicioso workshop que decorreu com o patrocínio da Pescanova e que podem ver aqui alguns dos momentos que passámos. Estes workshops são sempre momentos felizes.

Em Setembro, cozinhei com produtos que tive o privilégio de colher da minha horta. Olhei muitas vezes para o céu azul e pensei em coisas boas. Sonhar não custa nada e até nos ajuda a tentarmos ser todos os dias mais felizes. Estive junto daqueles que estão sempre ao meu lado, que me aconselham e ajudam.

Setembro, é sempre, um mês de recomeços e este ano decidi começar um novo projecto. Dicas semanais de cozinha. Pequenas coisas que ajudam e facilitam a vida na cozinha. Podem ir acompanhando na página do Instagram e do Facebook do Cinco Quartos de Laranja.


Setembro foi um mês doce, perfumado, feliz. Que Outubro nos traga dias de luz, com novos caminhos e desafios.

2 comentários :

Maria disse...

Este ano, setembro teve um sabor de alquimia. Soberbo. Obrigado

Laranjinha disse...

Maria,
viver cada mês de forma especial ajuda-nos a sermos todos os dias um bocadinho mais felizes.
Um grande beijinho.