quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Biscoitos de abóbora e laranja


Ano Novo, vida nova! Gosto de começar todos os anos a escrever um conjunto de objectivos, metas, desejos de pequenas coisas que gostava de alcançar ou de realizar. Metas que apenas dependem de mim, da minha vontade para os conseguir concretizar. Resumem-se, normalmente, a uma lista de coisas que gostava de colocar em prática, ou que pretendo melhorar.

A verdade, é que começamos o ano novo cheios de boas intenções, vamos fazer isto e aquilo e mais umas tantas coisas. Mas, com o passar dos dias, acabamos por ver que afinal as nossas intenções se tornam um pouco irrealistas. O melhor, caso decidam escrever um conjunto de objectivos pessoais a realizar em 2018, é que não sejam demasiado ambiciosos. Foquem-se em pequenas coisas que depois consigam ir realizando.

Por exemplo, passar a tomar o pequeno-almoço em casa, fazer uma caminhada por semana, ler aquele livro que uma das nossas amigas há muito nos recomendou, escrever postais à família nas férias de Verão ... entre muitas outras coisas que dependem de cada um de nós.

Em 2018, espero conseguir:

1. Ler um autor português ou de língua portuguesa por mês. Para aumentar as minhas leituras, uma das estratégias que defini, foi escolher e ler um livro por mês. Este ano vou apostar nos autores de língua portuguesa. Têm sugestões?

2. Aprender mais sobre alimentos e alimentação para fazer cada vez mais escolhas conscientes e saudáveis.

3. Fazer uma lista de obras de cozinha, de referência a ter na minha biblioteca. Adoro livros. Compro todos os meses livros de cozinha, de alimentação e muitos romances. Mas às vezes, esqueço-me que há obras que continuam actuais e que são indispensáveis a todos os que querem saber mais sobre comida.

4. Começar a ouvir podcasts sobre comida. Aprende-se tanto a ouvir especialistas sobre temas que nos interessam.

5. Beber mais água. É um objectivo que comecei o ano passado e que preciso de continuar a melhorar este ano. Sou daquelas pessoas que me esqueço muitas vezes de beber água. Passei a andar sempre com uma pequena garrafa de água na mala e quando estou a trabalhar em frente ao computador, tento ter uma chávena de chá como companhia.

6. Fazer este ano um projecto 365 baseado em pequenas coisas que no dia-a-dia me ajudam a ser feliz. Chama-se 365 happy days, ou ser feliz todos os dias, e consiste em tirar uma foto por dia de coisas que me deixam feliz. Ficam todos desde já convidados a acompanhar-me no Instagram ou a fazer a mesma experiência.

7. Tomar, mais vezes, café numa das bonitas esplanadas de Lisboa. Sinto sempre uma necessidade imensa de viver a cidade. De olhar para o céu. De ver o Tejo. De passear pelas ruas da Baixa.

8. Continuar a fazer e a aprender mais sobre massas lêvedas. O pão tornou-se, para mim, uma verdadeira paixão. E quanto mais se aprende e mais se faz, mais queremos experimentar. O sabor do pão feito em casa é único!

9. Ir mais vezes à praia. O mar e o sol ajudam-nos a ser mais felizes.

10. Juntar a família e os amigos mais vezes cá em casa. São estes momentos que nos ajudam a construir memórias.

11. Partilhar convosco receitas feitas na slow cooker. Quando estive o ano passado em Paris, era a panela de que se falava. Um verdadeiro sucesso. Por cá, encontra-se facilmente à venda e a preços bastante razoáveis.

12. Abraçar mais vezes aqueles que me são queridos. A vida é tão frágil. O tempo passa de forma tão rápida. E aqueles que são os pilares da nossa vida merecem, todos os dias, o nosso carinho.

Os inícios do ano são sempre especiais e doces. Por isso, hoje, partilho convosco, uma receita deliciosa para acompanhar um café ou uma chávena de chá quente enquanto pensamos nas coisas boas da vida que queremos fazer.

A todos, votos de um ano de 2018 muito saboroso!


Biscoitos de abóbora e laranja

Ingredientes:
300 g de farinha de trigo T65 com fermento
100 g de manteiga sem sal
100 g de açúcar
100 g de abóbora butternut assada reduzida a puré
1 ovo médio
Raspa de 1 laranja
1 pitada de sal
1 gema de ovo para pincelar


1. Trabalhar o açúcar com a manteiga, a farinha, o sal e a raspa de limão até obter uma areia grossa.

2. Adicionar o ovo e a abóbora. Misturar.

3. Formar cerca de 38 bolinhas com a massa. Se necessário polvilhar com um pouco de farinha.

4. Colocar os biscoitos num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou com uma folha antiaderente.

5. Pincelar os biscoitos com a gema de ovo, previamente dissolvida num pouco de água.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante, aproximadamente, 17 minutos ou até estarem dourados.

10 comentários :

H disse...

Bom dia Isabel e um 2018 maravilhoso! Também quero a felicidade das pequenas coisas e momentos. Sugestão de leitura:" O filho de mil homens " do Valter Hugo mãe. Duro,chocante,poético ,lindo. Tudo junto. Em 2018 adoraria aprender a fazer pão consigo. Helena.

Anjo-de-Mel disse...

Hmm, gostei dos bolinhos :) A ver se faço p aproveitar abóbora congelada q tenho na arca. Bjinhos e um 2018 recheado de doçura e coisas boas :)

Laranjinha disse...

Olá Helena,
obrigada.
Sugestão de leiura anotada.
O próximo workshop de pão em Lisboa, vai ser no dia 28 de Janeiro.
Um grande beijinho.

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
obrigada. Ficam tão bons.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Obrigada, Olívia.
Bom ano.
Um beijinho.

Tania Matos disse...

Em primeiro lugar um ANO DE 2018 DE 12 ESTRELAS para si e para a sua família!
Em segundo lugar recomendo vivamente o AFONSO CRUZ!!!! E os livros do meu amigo LUÍS CORREDOURA!
Obrigada por partilhar as suas receitas...que eu sigo diariamente!
bjkas

Laranjinha disse...

Tânia,
muito obrigada. Sugestões anotadas!
Um grande beijinho.

Anjo-de-Mel disse...

Quanto aos autores portugueses - José Rodrigues dos Santos! Tenho sempre um livro (calhamaço) dele na mesa de cabeceira! Adoro e tds os anos sou presenteada c o seu ultimo romance ;) Bjinhos e que consigas concretizar tds os teus projectos!

Nazaré disse...

Ola D Isabel
Estou aqui a ver uma bolachinhas para fazer , e vi estes biscoitos de abobora . Mas surgiu-me a duvida que abóbora"butternut " é esta . Pode ajudar que nome se usa no Porto ? :)
Nazare Loureiro

Laranjinha disse...

Nazaré,
é a abóbora manteiga.